terça-feira, 18 de fevereiro de 2014
fev
2014
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-Nossa história nos dá identidade.
-Para o ensino ocorrer, é necessário alguém da própria comunidade indígena.
-Resolução nº 5 de 22/06/2012: levar escolas para tribos indígenas (direito de ter educação formal).
-Lei 11.645/08: Introduzir história indígena nas escolas, não apenas a europeia.
-Assegurar a cidadania do indígena, incluir na cultura brasileira (diminuir o preconceito).
-A comunidade decide se irão estudar, é obrigatório ter escolas (fornecer as condições). Os mais velhos/mais influentes irão gerenciar a escola étnica e decidir de vão seguir anos, ciclos, desenvolver o material didático. O importante é estar no projeto pedagógico da escola.
-Ensinar a preservar o ecossistema em que vivem.
-Respeito às especifidades.
-A pessoa que irá passar o conhecimento, vai para a área urbana, já tendo um conhecimento básico sobre a língua portuguesa e outros aspectos, e lá faz uma formação pedagógica (é preferencial ter um professor indígena, na falta, alguém que conheça a cultura).
-Para o governo assegurar a volta à comunidade de índios que vão estudar nas áreas urbanas, oferecem uma bolsa de investimento e faz um curso profissionalizante de formação na comunidade para garantir a exerção do conhecimento aprendido.
-O estado e o município constroem a escola.
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II – Métodos
-Sujeitos: quem? Quantos? Onde? Por que? Função; faixa etária; gênero; escolaridade; sócio econômico.
-Instrumentos (coleta de dados e análise de dados): indicar/justificar o instrumento (que tipo de entrevista? Por que entrevista? Segundo quem? Por que observação? Análise de dados por análise de conteúdo); descrever os procedimentos. O roteiro da entrevista deve estar pronto.
-Ressalvas éticas: quais os cuidados éticos?
-Aparatos: materiais utilizados na entrevista e na análise (não entra o roteiro de entrevista, este será citado nos instrumentos da coleta de dados) – gravador, software, caderno de campo etc.
-Cronograma: resultados, discussão e conclusão.
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