terça-feira, 25 de fevereiro de 2014
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-Dar subsídios a quem vai trabalhar com a questão indígena.
-Objetivo: como está sendo discutida a questão indígena (dentro e fora da escola), como está sendo feito o material sobre o tema. Dar motivos, explicar a importância de tratar dessa temática, com isso há maior quantidade de materiais.
-Constituir a legislação própria para o Brasil. Independência, mas ainda era comandado pelos portugueses. Em 1988 foi elaborada a nova constituição, onde a comunidade indígena ganha maior espaço no país, que assume em lei a existência da diferença étnica, o que exige especificidade na educação.
-Índio foi excluído dos livros, não estavam registrados na história escrita. Agora há a necessidade de se criar material para o estudo dessa etnia, e assim incluir o índio na constituição.
-Problemas de divisão de terras, luta para apropriação da propriedade.
-Estrangeiros tinham a imagem de que só haviam índios no Brasil, o governo mudou isso e não valorizou a cultura.
-Continuamos o processo de exclusão social, muitas vezes sem mesmo perceber.
-O que diferencia pré-história da história é o surgimento da escrita. Etnohistória registrou a história dos povos que não tiveram escrita, antes mesmo dos indígenas.
-Etnohistória: arqueologia trabalhando com a história. Este conceito foi sendo modificado com o tempo, pois cada um queria estudar com sua metodologia. A etnohistória depende de várias fontes, por isso não possui autonomia.
-Repensar a história, criam modelos diferentes de fazer e estudar a história, de acordo com a visão dos pensadores e o momento em que viviam. Começam a pensar sobre as especificidades.
-Movimento francês: nova história. Começa-se a discutir a nova história indígena, que é contada por ele mesmo.
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II – Métodos
-Sujeitos: quem? Quantos? Onde? Por que? Função; faixa etária; gênero; escolaridade; sócio econômico.
-Instrumentos (coleta de dados e análise de dados): indicar/justificar o instrumento (que tipo de entrevista? Por que entrevista? Segundo quem? Por que observação? Análise de dados por análise de conteúdo); descrever os procedimentos. O roteiro da entrevista deve estar pronto.
-Ressalvas éticas: quais os cuidados éticos?
-Aparatos: materiais utilizados na entrevista e na análise (não entra o roteiro de entrevista, este será citado nos instrumentos da coleta de dados) – gravador, software, caderno de campo etc.
-Cronograma: resultados, discussão e conclusão.
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