terça-feira, 18 de março de 2014

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Resumo da aula (18/03)

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Atitude

-Qualquer mudança nos componentes cognitivo, afetivo e comportamental (predisposição) afetam o outro e influenciam na mudança de atitudes.

-Uma nova experiência / informação / convivência é capaz de modificar o outro.

-Legislação e valores também têm poder de influência.



-Comunicador influencia no fenômeno de mudança de atitude.

-Comunicador melhor com credibilidade + competência + percepção.

-Comunicador de alta credibilidade: quanto mais tentativa de mudança, mais eficiente o resultado.

-Comunicador de baixa credibilidade: quanto mais tentativa de mudança, menor o resultado, maior a rejeição.

-Comunicação persuasiva: incentivos (aprendizagem através do reforço).

-Comunicações com argumentos consistentes são mais efetivas.

-Plateia pouco motivada: importância da ordem dos argumentos.

-Plateia mais/menos intelectualizada: apresentação ou omissão da conclusão.

-Comunicação bilateral: audiência sofisticada (mostra os dois lados da questão – a favor e contra).

-Comunicação unilateral: audiência menos sofisticada (mostra um lado da questão – favorável a audiência).


-Importância de levar em consideração a audiência / o público (conteúdo verbal, compreensão, aceitação das conclusões, argumentação mais lógica para plateia mais intelectualizada, argumentação mais emocional para plateia menos intelectualizada).

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