Resumo da aula (24/03)
Postado em Relações étnico-raciais no Brasil
-Retirada de índios (34 famílias) de suas terras com o uso da força tática de Brasília. Os índios resistiram por 5 horas até desocuparem, e então os militares destruíram toda a comunidade. No dia seguinte, surgiu um mandato que proíbe a invasão e desocupação. Isso causa medo e receio de voltarem para suas terras, já que houve a percepção de que não possuem a mesma quantidade de armamentos dos policiais. Há uma série de interesses políticos / econômicos por trás de cada episódio como este. A mídia é uma das principais formadoras de opinião e cobriu o acontecimento tratando os indígenas como selvagens e a empresa como vítima, dessa forma, os que têm acesso à mídia escrita, ficam contra os índios e à favor da empresa. A Amazônia está sendo destruída em nome do progresso (energia eletrica). Muitos estão faturando muito dinheiro com isso. Destruição de muitas cidades para a construção de barragens para que haja energia durante todo o ano, mesmo nos períodos de seca.
-Investimos em empresas e isso tem que ser revestido em bens para a sociedade (alimentação, saúde, moradia), mas nem todos usufruem desses benefícios. A empresa afirma que precisa do espaço, já que está gerando capital, mas com isso retira das comunidades seus direitos.
-Parte da operação realizada pela polícia foi financiada pela empresa de celulose, coisa que não deveria acontecer.
-Derrubada da vegetação local para a plantação de eucaliptos (resseca a terra) / retirada do ecossistema existente.
-Agenda das políticas públicas: possibilidade de discussões políticas a respeito de questões sociais. Isso acontece com causas que geram capital, para o âmbito social é necessário criar agendas e ter alguém para discutir.
-Atores políticos: participam das discussões.
-Atores burocratas: seguem uma carreira pública / como será feita uma lei ou discussão.
-Atores sociais: pesquisadores, acadêmicos participantes das discussões.
-Grupos minoritários podem ser representados por esses atores.
-É imprescindível uma análise das políticas públicas atuais.
-Questão territorial: ponto central da pauta de reivindicação dos povos indígenas.
-Tucuruí começou a ser pensada na década de 70. Várias grandes indústrias estão interessadas e vão consumir boa parte da energia produzida. Seria a maior da América do Sul, utilizando mais de 2 bilhões de dólares para ser construída (total entre 7,5 e 10 bilhões de dólares).
0 comentários: