Resumo da aula (23/04)
Postado em Psicometria
Fidedignidade
Precisão,
confiabilidade.
-Estabilidade,
constância, consistência interna.
-Nenhuma
medida é isenta de erro.
“O
mesmo teste, medindo os mesmos sujeitos em ocasiões diferentes, ou
testes equivalentes, medindo os mesmos sujeitos na mesma ocasião,
produzem resultados idênticos”.
-Nunca
é 100%.
Delineamentos
1)
1 amostra, 1 teste, 1 ocasião.
-Dividir
um teste em duas metades parecidas para compará-las. Desvantagem:
só leva em consideração meio teste.
2)
1 amostra, 2 testes, 1 ocasião.
-Vantagem:
mais informações. Desvantagem: a pessoa vai bem no primeiro
teste e mal no segundo, pois pode estar cansada ou outros fatores.
Isso inviabiliza o 2º teste.
3)
1 amostra, 1 teste, 2 ocasiões.
-Único
que prova a constância do teste (tem variação de tempo). As
aplicações têm que ser muito parecidas. Desvantagem: as
pessoas podem estar diferentes um ano depois, podem conhecer o teste,
podem não voltar para a aplicação.
-Mínimo
3 meses de intervalo (geralmente de 6 meses a 1 ano) entre os testes.
Importante utilizar uma única amostra. Pode utilizar mais de um
teste, desde que tenha o mesmo objetivo. Desvantagem de utilizar 1
teste em 1 ocasião: pouca informação para estatística (quanto
mais informações, melhor).
Técnicas
estatísticas
1)
Correlação: mais utilizada. I) Ordenou as pessoas de uma
maneira na primeira metade, e de uma forma parecida na segunda metade
(par e ímpar → ranking parecido). Varia entre -1 e +1, mas nenhum
chega a 1, pois toda medida tem erro.
2)
Técnicas Alfa: Alfa de Cronbach → verificar a consistência
interna do teste (correlação entre cada item / se o teste é
consistente com ele mesmo).
Faixas
Coeficiente
de correlação (resultado):
Acima
de 0,9 – ótimo / o esperado.
De
0,8 a 0,9 – razoável.
De
0,7 a 0,8 – fraco.
Abaixo
de 0,7 – inaceitável.
Fatores
que afetam / influenciam a fidedignidade
-Variabilidade
da amostra: quanto maior e mais variada a amostra, melhor.
-Quantidade
de itens: quanto mais itens, melhor. O teste não pode ser nem
tão curto, nem tão longo.
-A
validade do teste diz se ele mede aquilo que diz que mede / avalia. É
mais importante que fidedignidade.
-Importância
do número nos resultados para maior precisão.
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