quinta-feira, 24 de abril de 2014

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Resumo da aula (23/04)

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Fidedignidade

Precisão, confiabilidade.
-Estabilidade, constância, consistência interna.

-Nenhuma medida é isenta de erro.

O mesmo teste, medindo os mesmos sujeitos em ocasiões diferentes, ou testes equivalentes, medindo os mesmos sujeitos na mesma ocasião, produzem resultados idênticos”.
-Nunca é 100%.

Delineamentos

1) 1 amostra, 1 teste, 1 ocasião.
-Dividir um teste em duas metades parecidas para compará-las. Desvantagem: só leva em consideração meio teste.

2) 1 amostra, 2 testes, 1 ocasião.
-Vantagem: mais informações. Desvantagem: a pessoa vai bem no primeiro teste e mal no segundo, pois pode estar cansada ou outros fatores. Isso inviabiliza o 2º teste.

3) 1 amostra, 1 teste, 2 ocasiões.
-Único que prova a constância do teste (tem variação de tempo). As aplicações têm que ser muito parecidas. Desvantagem: as pessoas podem estar diferentes um ano depois, podem conhecer o teste, podem não voltar para a aplicação.

-Mínimo 3 meses de intervalo (geralmente de 6 meses a 1 ano) entre os testes. Importante utilizar uma única amostra. Pode utilizar mais de um teste, desde que tenha o mesmo objetivo. Desvantagem de utilizar 1 teste em 1 ocasião: pouca informação para estatística (quanto mais informações, melhor).

Técnicas estatísticas
1) Correlação: mais utilizada. I) Ordenou as pessoas de uma maneira na primeira metade, e de uma forma parecida na segunda metade (par e ímpar → ranking parecido). Varia entre -1 e +1, mas nenhum chega a 1, pois toda medida tem erro.

2) Técnicas Alfa: Alfa de Cronbach → verificar a consistência interna do teste (correlação entre cada item / se o teste é consistente com ele mesmo).


Faixas
Coeficiente de correlação (resultado):

Acima de 0,9 – ótimo / o esperado.
De 0,8 a 0,9 – razoável.
De 0,7 a 0,8 – fraco.
Abaixo de 0,7 – inaceitável.


Fatores que afetam / influenciam a fidedignidade
-Variabilidade da amostra: quanto maior e mais variada a amostra, melhor.

-Quantidade de itens: quanto mais itens, melhor. O teste não pode ser nem tão curto, nem tão longo.


-A validade do teste diz se ele mede aquilo que diz que mede / avalia. É mais importante que fidedignidade.


-Importância do número nos resultados para maior precisão.

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