segunda-feira, 28 de abril de 2014

0

Resumo da aula (25/04)

Postado em
Comportamento reflexo  S (mudança ambiental) → R (comportamento) / condicionamento respondente: involuntários.

Operantes: voluntários.

Unidade mínima do comportamento: tríplice contingência ou contingência de 3 termos.


-O estímulo antecedente dá oportunidade para que o comportamento ocorra.



Controle de estímulos (antecedentes) - operante

-Discriminação operante: agir de modo diferente em situações diferentes.



Generalização

-Agir de modo semelhante frente a estímulos / contextos parecidos.

-Generalizamos dentro de uma classe de estímulos.

-Formamos classes de estímulos por generalização (semelhança) e discrimina em relação a outras classes:
1. Similaridade física (não aprendida).
2. Por função (consequência).

-Generalização e discriminação são processos complementares, duas faces da mesma moeda, ocorrem em conjunto.

-Formar conceitos abstratos / abstrações.
→Generalizar intra classe de estímulos e discriminar entre classes.

0 comentários: