Resumo da aula (25/04)
Postado em Psicologia Geral Experimental
Comportamento reflexo S (mudança ambiental) → R (comportamento) / condicionamento respondente: involuntários.
Operantes: voluntários.
Unidade mínima do comportamento: tríplice contingência ou contingência de 3 termos.
-O estímulo antecedente dá oportunidade para que o comportamento ocorra.
-Discriminação operante: agir de modo diferente em situações diferentes.
-Agir de modo semelhante frente a estímulos / contextos parecidos.
-Generalizamos dentro de uma classe de estímulos.
-Formamos classes de estímulos por generalização (semelhança) e discrimina em relação a outras classes:
1. Similaridade física (não aprendida).
2. Por função (consequência).
-Generalização e discriminação são processos complementares, duas faces da mesma moeda, ocorrem em conjunto.
-Formar conceitos abstratos / abstrações.
→Generalizar intra classe de estímulos e discriminar entre classes.
Operantes: voluntários.
Unidade mínima do comportamento: tríplice contingência ou contingência de 3 termos.
-O estímulo antecedente dá oportunidade para que o comportamento ocorra.
Controle de estímulos (antecedentes) - operante
-Discriminação operante: agir de modo diferente em situações diferentes.
Generalização
-Agir de modo semelhante frente a estímulos / contextos parecidos.
-Generalizamos dentro de uma classe de estímulos.
-Formamos classes de estímulos por generalização (semelhança) e discrimina em relação a outras classes:
1. Similaridade física (não aprendida).
2. Por função (consequência).
-Generalização e discriminação são processos complementares, duas faces da mesma moeda, ocorrem em conjunto.
-Formar conceitos abstratos / abstrações.
→Generalizar intra classe de estímulos e discriminar entre classes.
0 comentários: