sábado, 5 de abril de 2014
abr
2014
5
Desafios
do currículo multicultural na educação superior para os indígenas
-A
comunidade faz a escola da forma que precisa, de acordo com os seus
costumes.
-Dificuldade
para terem professores, pessoas com conhecimento além do aprendizado
da comunidade, que saibam falar e ensinar também a língua
portuguesa.
-Indígenas
fazendo Pedagogia, Direito (para aprender a legislação), Medicina
(possuem o curandeiro, mas com o contato com brancos, surgiram outras
doenças na tribo), Agronomia.
-Índios
vão para as universidades, e alguns voltam graças a programas
feitos pelo governo.
-Sistemas
de cotas para índios.
-FUNAI:
garante bolsas de estudo, renda para comprarem materiais da
universidade, moradia... Mas o número não é suficiente para a
procura.
-Projeto
étnico: garantir a forma como vivem / costumes, mas não falam
de um projeto étnico político.
-Problema:
ao invés de ir para a escola, o índio vai pescar / caçar, que
também faz parte do processo educativo, mas não é só isso o
necessário.
-Dificuldade
do indígena para entender o português ao chegar na faculdade, mesmo
tendo estudado.
-Necessidade
de um projeto étnico-político para o índio também lutar pela sua
liberdade / vida com dignidade.
-Problema:
multiculturalismo / universidades que abriram cursos também para os
índios - disciplinas optativas. Choque cultural do índio da
universidade; Currículo não condiz com o que acontece. Dificuldade
de bancar os estudos, poucas famílias bancam e poucos conseguem
bolsas.
-Garantia
de que o índio tenha o direito de uma educação escolar específica,
diferenciada e bilíngue.
-Constituição
de 1988: diversidade étnica no Brasil, que deve ser respeitada.
-FUNAI
substituiu SPI: faz com que sejam criadas algumas escolas
bilíngues, mas sem muita preocupação com a tradição indígena.
-Cotas
que propiciem a demanda indígena. / Diversas conquistas indígenas
graças a lutas por igualdade, mas têm dificuldade de adaptação.
-Pará:
terceira maior população indígena da região norte.
-Dificuldade
de permanecer nos cursos: moradia, deslocação e compra de material
escolar.
-Provas
do ENEM: escolas indígenas apresentam índices baixos. Deveria
ter condições para cursar o ensino superior.
-Município
paga o salário do professor indígena.
-Programa
de monitoração indígena: apoio para superar o choque cultural
(em Tocantins).
-Valores
também devem ser incluídos no multiculturalismo (ex:
religião. Não pode ir num horário, negocia para ir em outro).
Garantir, reconhecer, respeitar as diferenças culturais.
-Não
só dar vagas, mas também criar possibilidades para ele chegar e ser
acolhido. Políticas de igualdade com políticas de identidade → o
currículo deve conciliar, não perder o vínculo com sua cultura.
-“Ações
afirmativas tem o objetivo de superar distorções sociais
historicamente consolidadas”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Páginas
Trabalho de PPP
II – Métodos
-Sujeitos: quem? Quantos? Onde? Por que? Função; faixa etária; gênero; escolaridade; sócio econômico.
-Instrumentos (coleta de dados e análise de dados): indicar/justificar o instrumento (que tipo de entrevista? Por que entrevista? Segundo quem? Por que observação? Análise de dados por análise de conteúdo); descrever os procedimentos. O roteiro da entrevista deve estar pronto.
-Ressalvas éticas: quais os cuidados éticos?
-Aparatos: materiais utilizados na entrevista e na análise (não entra o roteiro de entrevista, este será citado nos instrumentos da coleta de dados) – gravador, software, caderno de campo etc.
-Cronograma: resultados, discussão e conclusão.
Postagens
- novembro (2)
- outubro (3)
- setembro (2)
- agosto (3)
- julho (1)
- maio (6)
- abril (1)
- março (3)
- fevereiro (2)
- janeiro (1)
- novembro (8)
- outubro (20)
- setembro (3)
- agosto (9)
- julho (1)
- maio (14)
- abril (20)
- março (10)
- fevereiro (8)
- janeiro (1)
- novembro (20)
- outubro (1)
- setembro (17)
- agosto (9)
- julho (1)
- junho (1)
- maio (10)
- abril (13)
- março (13)
- fevereiro (11)
- janeiro (1)
- novembro (14)
- outubro (18)
- setembro (23)
- agosto (24)
- maio (16)
- abril (9)
- março (28)
- fevereiro (26)
Marcadores
- 5º semestre
- 6º semestre
- 7º semestre
- 8º semestre
- 9º semestre
- Abordagens humanistas em Psicologia
- Ações sociais junto à criança
- ao adolescente e à terceira idade
- Comportamento humano nas organizações
- Desdobramentos da teoria Psicanalítica
- Dicas
- Direito da criança do adolescente e estatuto do idoso
- Educação inclusiva
- Ética profissional
- Filosofia comunicação e ética
- Fisiologia
- LIBRAS
- Métodos de pesquisa
- Neurofisiologia
- Pesquisa de campo em Psicologia
- Práticas sociais e subjetividade
- Processos Grupais
- Projeto de pesquisa em Psicologia
- Psicodiagnóstico
- Psicologia Cognitiva
- Psicologia Comportamental
- Psicologia Comunitária
- Psicologia Construtivista
- Psicologia do Cotidiano
- Psicologia e Políticas Públicas
- Psicologia escolar
- Psicologia Fenomenológica
- Psicologia Geral Experimental
- Psicologia integrada
- Psicologia Jurídica
- Psicologia organizacional e do trabalho
- Psicologia social
- Psicologia Sócio-Interacionista
- Psicometria
- Psicopatologia especial
- Psicopatologia geral
- Relações étnico-raciais no Brasil
- Técnicas de entrevista e observação
- Temas em Psicologia Social
- Temáticas de Pesquisa em Psicologia
- Teoria Psicanalítica
Visualizações
Tecnologia do Blogger.
Comentários Recentes
isabella on Psicologia
Ariana on Psicologia
Maria on Psicologia
Bella on Psicologia
0 comentários: