terça-feira, 6 de maio de 2014
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O paradoxo tupiniquim
-1929: Renato Kehl: "a nacionalidade brasileira só embranquecerá à custa de muito sabão de coco ariano".
-Políticas compulsórias: restrição à imigração, esterilização e controle de casamentos (propostas eugenistas).
-Teorias eugênicas justificavam a impossibilidade de progresso no Brasil, nos países tropicais e na África.
-Expedições europeias no Brasil: fazem do país "o lugar dos homens da ciência".
-"Mistura" das raças: provoca loucura, criminalidade e doença.
-Propostas para "curar" o Brasil: branqueamento da população pelo cruzamento, controle da imigração, segregacionismo, esterilização e controle de casamentos.
-Ambição da medicina brasileira: interferir na constituição das leis.
-Eugenia: "ciência" do aperfeiçoamento moral e físico da espécie humana.
-Monteiro Lobato: criação do personagem Jeca Tatu e interesse pelo "saneamento do povo".
-Boletim da eugenia: profusão de artigos e notas sobre a "pseudociência".
-O trabalho manual é desvalorizado no mundo capitalista.
-O negro é tratado como inferior intelectualmente.
-Imigração para o progresso, povoamento e "branquear" a população, já que acreditava se na teoria eugenista.
-Comte: pai do positivismo (só chegaremos na verdade quando separarmos o que não pode ser provado). A ciência é a verdade.
-O que é anormal, é isolado. Normal é ser branco. Émile Durkheim levou o positivismo para as ciências humanas - sociedade como um organismo vivo.
-Teoria eugenista: busca o melhoramento da espécie humana. Uma raça é tratada como melhor que as demais. Hitler foi um grande representante das práticas eugenistas. Médicos faziam experiências com pessoas na segunda guerra mundial.
-Após a criação da ONU, a Eugenia foi escondida dos livros.
-Miscigenação era tratada como um problema, era necessário "limpar" a população, formar uma raça pura.
-Nazismo: o que Hitler fez, já era pensado no restante do mundo.
-Mito do cientificismo: acreditar que a ciência e verdade absoluta.
-Para alcançar o progresso, é necessário seguir o modelo europeu.
-Campanhas de higiene: médicos tentam interferir na constituição das novas leis que
não permitam essa mistura (miscigenação).
-Conseguiram embranquecer parte da população. Aqui se defende a segregação (separação - negro com negro)
-Muitos cientistas para estudar as espécies, num país onde a maioria é analfabeta. Contribuem para a segregação realizada pela população.
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Trabalho de PPP
II – Métodos
-Sujeitos: quem? Quantos? Onde? Por que? Função; faixa etária; gênero; escolaridade; sócio econômico.
-Instrumentos (coleta de dados e análise de dados): indicar/justificar o instrumento (que tipo de entrevista? Por que entrevista? Segundo quem? Por que observação? Análise de dados por análise de conteúdo); descrever os procedimentos. O roteiro da entrevista deve estar pronto.
-Ressalvas éticas: quais os cuidados éticos?
-Aparatos: materiais utilizados na entrevista e na análise (não entra o roteiro de entrevista, este será citado nos instrumentos da coleta de dados) – gravador, software, caderno de campo etc.
-Cronograma: resultados, discussão e conclusão.
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obrigada pelo resumo ,muito pertinente.
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