segunda-feira, 11 de agosto de 2014
ago
2014
11
1º Bimestre: Lev. Vygotsky.
2º Bimestre: Henry Wallon.
Piaget: Desenvolvimento cognitivo.
Vygotsky: Sócio-histórico-cultural.
Wallon: Psicologia da pessoa completa (psicomotricidade, afetividade).
-Vygotsky desejava reescrever a Psicologia e construir uma teoria da educação adequada ao mundo novo.
-Zona do desenvolvimento real: o que o indivíduo já sabe.
-Zona do desenvolvimento proximal: internalização.
-Objeto de estudo de Vygotsky: influência do meio. Fala sobre o desenvolvimento sócio-genético. As estruturas mentais se modificam com a influência do meio.
-Necessitamos do outro-social. Vygotsky dizia que precisamos de uma pessoa mais experiente.
-Vivemos em uma sociedade, em um momento histórico e somos influenciados culturalmente.
-O sujeito biológico converte-se em sujeito humano pela interação social.
-Comportamento volitivo: que evolui.
-Aprendemos através de elementos mediadores: símbolos e instrumentos.
-As funções mentais superiores evoluem por processos voluntários, conscientes e dependem de um processo de aprendizagem.
-O sujeito evolui à medida que internaliza o ambiente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Páginas
Trabalho de PPP
II – Métodos
-Sujeitos: quem? Quantos? Onde? Por que? Função; faixa etária; gênero; escolaridade; sócio econômico.
-Instrumentos (coleta de dados e análise de dados): indicar/justificar o instrumento (que tipo de entrevista? Por que entrevista? Segundo quem? Por que observação? Análise de dados por análise de conteúdo); descrever os procedimentos. O roteiro da entrevista deve estar pronto.
-Ressalvas éticas: quais os cuidados éticos?
-Aparatos: materiais utilizados na entrevista e na análise (não entra o roteiro de entrevista, este será citado nos instrumentos da coleta de dados) – gravador, software, caderno de campo etc.
-Cronograma: resultados, discussão e conclusão.
Postagens
- novembro (2)
- outubro (3)
- setembro (2)
- agosto (3)
- julho (1)
- maio (6)
- abril (1)
- março (3)
- fevereiro (2)
- janeiro (1)
- novembro (8)
- outubro (20)
- setembro (3)
- agosto (9)
- julho (1)
- maio (14)
- abril (20)
- março (10)
- fevereiro (8)
- janeiro (1)
- novembro (20)
- outubro (1)
- setembro (17)
- agosto (9)
- julho (1)
- junho (1)
- maio (10)
- abril (13)
- março (13)
- fevereiro (11)
- janeiro (1)
- novembro (14)
- outubro (18)
- setembro (23)
- agosto (24)
- maio (16)
- abril (9)
- março (28)
- fevereiro (26)
Marcadores
- 5º semestre
- 6º semestre
- 7º semestre
- 8º semestre
- 9º semestre
- Abordagens humanistas em Psicologia
- Ações sociais junto à criança
- ao adolescente e à terceira idade
- Comportamento humano nas organizações
- Desdobramentos da teoria Psicanalítica
- Dicas
- Direito da criança do adolescente e estatuto do idoso
- Educação inclusiva
- Ética profissional
- Filosofia comunicação e ética
- Fisiologia
- LIBRAS
- Métodos de pesquisa
- Neurofisiologia
- Pesquisa de campo em Psicologia
- Práticas sociais e subjetividade
- Processos Grupais
- Projeto de pesquisa em Psicologia
- Psicodiagnóstico
- Psicologia Cognitiva
- Psicologia Comportamental
- Psicologia Comunitária
- Psicologia Construtivista
- Psicologia do Cotidiano
- Psicologia e Políticas Públicas
- Psicologia escolar
- Psicologia Fenomenológica
- Psicologia Geral Experimental
- Psicologia integrada
- Psicologia Jurídica
- Psicologia organizacional e do trabalho
- Psicologia social
- Psicologia Sócio-Interacionista
- Psicometria
- Psicopatologia especial
- Psicopatologia geral
- Relações étnico-raciais no Brasil
- Técnicas de entrevista e observação
- Temas em Psicologia Social
- Temáticas de Pesquisa em Psicologia
- Teoria Psicanalítica
Visualizações
427,980
Tecnologia do Blogger.
Comentários Recentes
isabella on Psicologia
Ariana on Psicologia
Maria on Psicologia
Bella on Psicologia
Olá você usou qual livro?
ResponderExcluir