sábado, 27 de setembro de 2014

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Resumão: TPS

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Temas em Psicologia Social

Materialismo histórico-dialético


-Psicologia Social: compromisso social.

-Silvia Lane propõe transformação da realidade atenta ao contexto social.

-Revisão dos conceitos que levaram à construção de uma Psicologia voltada para a realidade social - conhecer os mecanismos que levam à alienação social.

-Desvendar e ampliar a consciência (o aqui e agora).

-Silvia Lane questionou o compromisso social da Psicologia. Fez uma revisão dos conceitos que não faziam parte/explicavam nossa realidade, o que contribuiu para a formação de um conhecimento teórico mais adequado.

-Utilizaram o Marxismo/Materialismo histórico-dialético (Karl Marx) e Vygotsky (matéria e história) para formar a Psicologia Sócio Histórica.

-Marx: "somos o que produzimos". Escreveu "O Capital", onde fez uma análise do comportamento. Foi aluno de Hegel. 

-Hegel: explicou a sociedade pelo espírito, as coisas acontecem de forma natural.

-Marx valoriza a matéria e fala da importância do trabalho.

-O trabalho passa a ser valorizado com o capitalismo. É mais que a produção de bens materiais, é a transformação da natureza e de si mesmo.

-Já na era moderna, o trabalho era dividido em: livre (burguês - detém os meios de produção, é dono das máquinas) e mecânico (operário, proletário). O homem era visto como uma máquina.

-As coisas têm significado/representações que dependem do lugar e da condição material de vida.
-O que é real depende dos sentidos/significados/consciência e da condição material.

-As pessoas têm uma relação entre si e com a natureza, e essas relações sociais são produzidas pelas próprias pessoas. São um processo histórico.

-O homem produz suas relações de vida/existência.

-Capitalismo: forma de produção, acumulação e distribuição da mercadoria.

-Mercadoria: valor de uso (utilidade do produto) e valor de troca (preço do mercado). 

-Para a produção da mercadoria, é preciso material, eletricidade, transporte etc. Os funcionários recebem cerca de 50% do lucro gerado pelo trabalho realizado, o restante é do burguês. Isso é a mais-valia.

-Mais-valia: trabalho não-pago.

-A mão-de-obra é um trabalho social visto como mercadoria.

-Sem a mais-valia, o sistema capitalista não existiria.

-Dialético: contraditório.

-A Ideologia nos mantém nessa condição (coisificação de produtos e pessoas).

Trabalho para Karl Marx

-Divisão social do trabalho: intelectual (planeja, organiza, elabora) e manual (é o que realiza; é desvalorizado pela sociedade, visto como não-pensante). Essa divisão gera e mantém a desigualdade social.

-Relação de produção: cooperação e intercâmbio entre os homens. As relações de produção, trabalho, lugar ocupado na hierarquia social formam a consciência (realidade que ocupa).

-A consciência é fruto da condição material de existência humana e representa a realidade como lhes parece.

-Ideias: nascem da atividade material, representação invertida do processo real (a sociedade coloca o indivíduo em determinada posição, que é vista como natural, apesar de não ser).

-Ações vistas como se existissem por si mesmas. Acreditamos que as coisas são naturais, o que é uma alienação, já que são interesses construídos. Não vemos a realidade como ela é.

-Afirmar que a sociedade é natural é alienação.

-Criação da ideologia feita por teóricos e ideólogos, que são representantes da classe dominante, ou seja, distanciados do mundo real (Estado, mídia).

-Ideias parecem contraditórias e a sociedade é contraditória.

-História: forças de produção, relações sociais e consciência. O homem é um ser histórico: tem consciência, trabalha e se relaciona (baseado em interesses construídos).

-Estado: surge como força autônoma, porém defende os interesses dos proprietários.

-Política: manifestação dos interesses das classes dominantes e dominação/exploração.

-Ideologia: produzida pelas condições objetivas de existência social dos(as) homens/mulheres. Existe para que se mantenha o controle, a submissão.

-Sujeito e classe social: submissão que aparece como natural perante aos grupos dominantes.

-Ideologia naturaliza as diferenças entre os homens: "todos são iguais". É o meio usado pelos dominantes sem que se perceba como tal pelos dominados.

-A consciência não se separa da sua práxis / ação. Uns consomem/pensam (intelectual), outros produzem/trabalham (manual).

-O consumo é utilizado para manter a submissão existente.

-Fetiche da mercadoria: a pessoa consome imaginando que irá se tornar alguém melhor, mais influente, ter valor. Desse modo, se torna o próprio produto, é visto pelo que possui.

Ideologia hoje

-Mundo sustentado por uma sociedade imaterial --> comunicação verbal e simbólica (mídia influencia em significados).

-Ideologia: inúmeros enfoques teóricos. 
1) Dimensão positiva ou neutra.

2) Dimensão negativa ou crítica (distorce, manipula, engana --> para Marx sempre será assim).


-Ideologia como prática material concreta (aparelhos ideológicos do estado --> escola). Dimensão dinâmica/prática (modo de agir --> exemplo: trabalho).

-Ideologia para Marx: "...examinar as maneiras como as relações sociais são criadas e sustentadas por formas simbólicas que circulam na vida social, aprisionando as pessoas e orientando-as para certas direções".

-Uso dos sentidos que servem para estabelecer e sustentar relações de dominação. 

A) Concepção crítica: ideologia como fenômeno enganador (questionar, desenvolver uma ideia própria sobre algo).

B) Sentido e formas simbólicas: ações, imagens, textos (avaliar o momento sócio histórico, contextualizar).

C) Conceito de dominação: poder X dominação.
 -Poder: conhecimento, acontece de forma natural.
-Dominação: não tem poder, aprisiona para dominar.

D) Modo e estratégias que o sentido serve para sustentar relações de dominação.

E) A valorização das formas simbólicas


-Paulo Freire: escola/educação é política (traz a ideia de determinadas grupos).

-Há dois tipos de educação: crítica (aluno é questionador) e bancária (aluno é recebedor). Para Marx, é sempre bancária. 

-Utilizam-se formas simbólicas para manter a dominação. 

-A ideologia mantém as pessoas em submissão.

Aroldo Rodrigues

Psicologia Social cognitiva: compreensão dos estímulos sociais (exemplo: representações sociais).
-Tecnologia social: achados científicos das ciências sociais para resolver problemas sociais.
-Proposta: postura ética da Psicologia Social.
-Ciência neutra: não intervenção de tendenciosidades / vieses (subjetividade do pesquisador).
-O estudo de Marx não é Psicologia, e sim política. 


Eliezer Scheineder

-UFRJ/UERJ, década de 50.
-Proposta: ênfase na abordagem histórica (origem) e cultural (valores/crenças). Para entender o ser humano, é importante conhecer esses aspectos.
-Aproximação da Psicologia com outras teorias.
-Compreensão dos processos micro (grupos pequenos) para entender como se tornam macro.
-Psicologia: compreensão da problemática humana em sua diversidade histórica e cultural. 


Silvia Lane

-Compromisso social da Psicologia. 
-Psicologia: sócio histórica e social comunitária. 
-Conhecimento da Psicologia para a transformação social.
-Atenção ao contexto social/realidade social. 
-Realidade social: parâmetro para a produção científica. 
-Consciência (desvendar).
-Crítica à Psicologia Social norte-americana (foca no positivismo, experimental, controla as variáveis).
-Uso do materialismo histórico-dialético
-Ver o homem/a mulher como totalidade histórica.
-Psicologia Sócio-Histórica pesquisa e se baseia em Vygotsky, Lúria e Leoutiev.

-Importante trabalhar a consciência das pessoas através da reflexão social.

-A Psicologia Social e uma nova concepção do homem para a Psicologia

-Importância de considerar o contexto histórico do Brasil para explicar como o sujeito age, que é uma maneira diferente do homem norte-americano.

-Compromisso social.


Texto Ferreira Gullar

Homem --> criação --> fazer histórico (cult, realidade, relação social, si mesmo).

-Mudança a partir do trabalho, transforma a natureza.

-Sujeito se reconhece como sujeito, pelo outro.

-Relações sociais / o que acontece no mundo não é divino, é uma construção do próprio homem. A sociedade se constrói a partir dos grupos, das relações. O aspecto biológico não diz quem somos, entretanto, o Outro determina que somos.

-Para estudar o homem, é preciso estudar seu grupo, e como esse se constituiu.

-Os homens de diferentes regiões têm realidades e são culturalmente diferentes. A realidade se dá a partir do grupo em que o indivíduo constrói sua individualidade. 

-Década de 50: sistema em termos de Psicologia Social a partir de duas tendências: perspectiva pragmática e fenomenológica. 

-Perspectiva pragmática: origem nos EUA; raízes no Behaviorismo; busca intervir nos grupos para harmonizá-los e garantir produtividade; homogeneíza.

-Perspectiva fenomenológica: origem na Europa; raízes na Fenomenologia e na Gestalt; a existência precede a essência; modelo totalizado, para todos os povos e culturas.

Década de 60: crise do conhecimento psicossocial, não explica ou prevê comportamento social. Questiona a eficácia, o caráter ideológico das práticas e sua dicotomia entre o eu e a sociedade.

-Antes a explicação era individual, agora a atividade individual representa o grupo de que a pessoa faz parte.

-Sociedade ligada ao eu, grupos de interesses, ideias.

-Para a superação da crise, pensar que: 
A Psicologia tem uma tradição biológica: os processos psicológicos são assumidos como causa, ou uma das causas que explicam o seu comportamento.
Exemplo: a pessoa rouba por ter mau caráter (não pode-se excluir o aspecto social que existe).

-Homem é cultura, é produto da sua condição social, histórica e também produtor. Fala, pensa, aprende, ensina, transforma a natureza. Organismo: infraestrutura que permite uma superestrutura.

-Visão global de homem: aspecto interno junto com o social.

-Silvia Lane concorda com Skinner sobre reforço e punição, e isso influencia no comportamento. Skinner está dentro da instituição, Silvia Lane vê a sociedade e abrange outros aspectos.

-É importante considerar a condição social em que ocorre a aprendizagem, a condição social define o indivíduo na sociedade, no conjunto das relações sociais.

-Compreensão do homem como produtor da história.

-Muitas vezes o homem fica destituído das suas condições de direito.

O Positivismo
-Na objetividade dos fatos, perde o ser humano.

-Não identifica o sujeito na história. 

-Psicologia Social: recuperar os indivíduos, história individual com história social, entender a ideologia presente.

-O homem vive em sociedade.

-Considerar o materialismo histórico-dialético.

-Quando descreve os fatos, não se atenta aos aspectos biológicos. A Psicologia Social deve considerar.

-O homem, ao transformar a natureza, se transforma. Ser em ação produz história. 

A Psicologia Social e o materialismo histórico-dialético:
-Teoria filosófica e científica.

-Entender os fenômenos materiais, processo que se relaciona com os homens, é dinâmico, existe uma interdependência. 

-Ideologia serve para manter as relações sociais. Estado defende interesses de um grupo, uma minoria.

-Importância das relações grupais, mediadas pelas instituições sociais, enquanto tais exercem uma mediação ideológica. Exemplo: identificam o que é certo, errado, adequado ou inadequado.

-Transformação social: trabalho é feito com o outro.

-Métodos: pesquisa-ação, conhecer o indivíduo no conjunto de suas relações sociais.

-Psicologia 1975: ciência experimental quantitativa. Laboratório criado por Wundt.

-Nasce de acordo com as necessidades da época, como uma ciência positivista (posso observar e comprovar os dados / ênfase na razão / funcionamento do homem /determinista / mecanicista). Baseado em: Gestalt (percepção), Psicanálise (inconsciente), Comportamentalismo (comportamento observável).

-Diferenças entre as abordagens, mas nenhuma delas supera a visão de estudar o homem de modo mecanicista e determinista (crítica).

-Questão: a compreensão do fenômeno psicológico é incompleta.

-Psicologia Sócio-Histórica: Psicologia histórico-cultural (Vygotsky).

-Fundamento: Marxismo e Materialismo histórico-dialético como filosofia, teoria e método. 

-Segundo Vygotsky, para entender o homem é preciso observar os aspectos históricos e culturais. Se baseou no marxismo, o homem é visto como mercadoria no mundo capitalista. Materialismo histórico-dialético como filosofia, teoria e método: mundo externo colabora para a compreensão do mundo interno.

-Homem: ser ativo, social, histórico. O homem trabalha, atua, transforma a sociedade (histórico), se relaciona com os outros (social) e está sempre em ação (ativo). O fenômeno psicológico é construído com a relação entre as pessoas.

-Abandono da visão abstrata do fenômeno psicológico. 

-História: liberalismo (capitalismo, individualismo). Surge o Eu (mundo interno).
-Liberalismo nasce com o capitalismo na Inglaterra: valorização do individualismo (o sujeito pode se fazer por si mesmo, se a pessoa não consegue mudar a própria vida, é problema dela / quem tinha dinheiro/posses, tinha direitos / igual entre os iguais).

-Surge a Psicologia como é hoje para estudar o Eu, que aparece como naturalizado.

-Fenômeno psicológico aparece como naturalizado. Mas, para a Psicologia Sócio-Histórica "reflete a condição social, econômica e cultural em que vivem os homens".

-O fenômeno psicológico não é natural, é construído com o auxílio da linguagem. Não é mundo interno, e sim mundo externo em relação com o interno. Se constrói na sociedade em que a pessoa está inserida. 

-Fenômeno psicológico → sociedade. 
-Os grupos de poder criam estratégias que nos impedem de ver o que acontece na sociedade.

-Linguagem: mediação para a internalização da objetividade. Construção de sentidos pessoais (subjetividade).

-Crítica da Psicologia Sócio-Histórica à Psicologia: Psicologia é deslocada da realidade social e cultural.

-Ideologia → Psicologia. 

-1962: Psicologia como trabalho do psicólogo e ação direcionada e intencionada.

-Trabalhador: projetos de vida.
-Concepção: materialismo histórico-dialético. 
-Marx: a classe social interfere na maneira como nos comportamos.

-Surge Vygotsky: insatisfação com a Psicologia (estuda o mundo interno).
-Propõe a explicação sobre o Psiquismo e comportamento a partir "Funções psicológicas superiores" (gênese social da consciência).

-Funções psicológicas superiores: pensamento, linguagem, consciência. 

Categorias de análise
1) Linguagem: signos (mediador da realidade).
2) Consciência: pensar, sentir, agir - determinada pelas relações materiais vividas.

-Linguagem e consciência formam o psiquismo: realidade e apropriação de signos (individuais) e significados (coletivos). O psiquismo se constitui em um contexto social, histórico e cultural (crenças, estilos de vida, hábitos).

Metodologia de pesquisa
-Homem: ser de relações, produto evolução biológica, produto determinações sociais e históricas do meio no qual o indivíduo vive.
-Relações entre homem e meio social constroem-se e transformam-se: busca de sua singularidade, internalizando e expressando sua condição histórica e social, sua ideologia e relações vividas.

-Homem/mulher: situá-lo em dado momento histórico, desvendar e explicar as determinações sociais que o constroem. 

-A partir do global (vida / realidade concreta), chega-se no psicológico (consciência / entender o homem). 

-A partir da palavra/signo explicação da história individual discurso que trata da história social, ideologia, memória coletiva.

-Consciência se relaciona com a linguagem, que se expressa com a fala, mostrando sua organização. 

-Uso da metodologia qualitativa (impressões, significados).
-Método/procedimento: pesquisa-ação/pesquisa participante (pesquisador vive no local / faz parte do meio e tem uma intenção de modificação). São intervenções que consideram o conhecimento do sujeito e colaboram para uma reflexão por parte dele.

Questões para estudo
1) Quais foram as contribuições de Silvia Lane para a formação da Psicologia Sócio-Histórica? Quais os pressupostos epistêmicos?
2) Qual a principal diferença entre as teorias de Marx e Hegel?
3) O que é o capitalismo?
4) O que é a mais-valia?
5) Relacione ideologia com alienação.
6) Explique os dois tipos de trabalho (intelectual e manual).
7) O que é alienação? Relacione com o conceito de realidade invertida.
8) O que é o "fetiche da mercadoria"?
9) Para Marx, o que é ideologia?
10) Diferencie poder e dominação.
11) Qual é o enfoque da Psicologia Social Cognitiva?
12) Qual é o foco da teoria de Eliezer Scheineder?
13) Qual a ênfase da Psicologia Sócio-Histórica de Silvia Lane?
14) Explique a razão do fenômeno psicológico não ser natural.

15) Como é formado o psiquismo?


16) Explique a metodologia qualitativa e o procedimento da pesquisa-ação.

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