Resumão: TPS
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Temas em Psicologia Social
Materialismo
histórico-dialético
-Psicologia Social:
compromisso social.
-Silvia Lane propõe
transformação da realidade atenta ao contexto social.
-Revisão dos conceitos que
levaram à construção de uma Psicologia voltada para a realidade social -
conhecer os mecanismos que levam à alienação social.
-Desvendar e ampliar a
consciência (o aqui e agora).
-Silvia Lane questionou o
compromisso social da Psicologia. Fez uma revisão dos conceitos que não faziam
parte/explicavam nossa realidade, o que contribuiu para a formação de um
conhecimento teórico mais adequado.
-Utilizaram o Marxismo/Materialismo histórico-dialético (Karl Marx) e Vygotsky (matéria e história) para formar a Psicologia Sócio Histórica.
-Marx: "somos
o que produzimos". Escreveu "O Capital", onde fez uma análise do
comportamento. Foi aluno de Hegel.
-Hegel: explicou a
sociedade pelo espírito, as coisas acontecem de forma natural.
-Marx valoriza a matéria e
fala da importância do trabalho.
-O trabalho passa a ser valorizado com o
capitalismo. É mais que a produção de bens materiais, é a transformação da
natureza e de si mesmo.
-Já na era moderna, o
trabalho era dividido em: livre (burguês - detém os meios de produção, é
dono das máquinas) e mecânico (operário, proletário). O homem era visto como uma máquina.
-As coisas têm
significado/representações que dependem do lugar e da condição material de
vida.
-O que é real depende dos
sentidos/significados/consciência e da condição material.
-As pessoas têm uma
relação entre si e com a natureza, e essas relações sociais são produzidas
pelas próprias pessoas. São um processo histórico.
-O homem produz suas
relações de vida/existência.
-Capitalismo: forma
de produção, acumulação e distribuição da mercadoria.
-Mercadoria: valor de uso (utilidade do produto) e valor de troca (preço do mercado).
-Para a produção da
mercadoria, é preciso material, eletricidade, transporte etc. Os funcionários
recebem cerca de 50% do lucro gerado pelo trabalho realizado, o restante é do
burguês. Isso é a mais-valia.
-Mais-valia:
trabalho não-pago.
-A mão-de-obra é um trabalho social visto como mercadoria.
-Sem a mais-valia, o
sistema capitalista não existiria.
-Dialético:
contraditório.
-A Ideologia nos mantém nessa condição
(coisificação de produtos e pessoas).
Trabalho para Karl Marx
-Divisão social do
trabalho: intelectual (planeja, organiza, elabora) e manual (é o que realiza; é
desvalorizado pela sociedade, visto como não-pensante). Essa divisão gera e
mantém a desigualdade social.
-Relação de produção:
cooperação e intercâmbio entre os homens. As relações de produção, trabalho,
lugar ocupado na hierarquia social formam a consciência (realidade que ocupa).
-A consciência é fruto da condição material de
existência humana e representa a realidade como lhes parece.
-Ideias: nascem da
atividade material, representação invertida do processo real (a sociedade
coloca o indivíduo em determinada posição, que é vista como natural, apesar de
não ser).
-Ações vistas como se
existissem por si mesmas. Acreditamos que as coisas são naturais, o que é uma
alienação, já que são interesses construídos. Não vemos a realidade como ela é.
-Afirmar que a sociedade é
natural é alienação.
-Criação da ideologia feita por teóricos e ideólogos,
que são representantes da classe dominante, ou seja, distanciados do mundo real
(Estado, mídia).
-Ideias parecem
contraditórias e a sociedade é contraditória.
-História: forças
de produção, relações sociais e consciência. O
homem é um ser histórico: tem consciência, trabalha e se relaciona (baseado
em interesses construídos).
-Estado: surge como
força autônoma, porém defende os interesses dos proprietários.
-Política:
manifestação dos interesses das classes dominantes e dominação/exploração.
-Ideologia:
produzida pelas condições objetivas de existência social dos(as)
homens/mulheres. Existe para que se mantenha o controle, a submissão.
-Sujeito e classe
social: submissão que aparece como natural perante aos grupos dominantes.
-Ideologia naturaliza as diferenças entre os homens:
"todos são iguais". É o meio usado pelos dominantes sem que se
perceba como tal pelos dominados.
-A consciência não se separa da sua práxis / ação. Uns consomem/pensam (intelectual), outros produzem/trabalham (manual).
-O consumo é utilizado para manter a submissão existente.
-Fetiche da mercadoria: a pessoa consome imaginando que irá se tornar alguém melhor, mais influente, ter valor. Desse modo, se torna o próprio produto, é visto pelo que possui.
Ideologia hoje
-Mundo sustentado por uma sociedade
imaterial --> comunicação
verbal e simbólica (mídia
influencia em significados).
-Ideologia: inúmeros enfoques
teóricos.
1) Dimensão
positiva ou neutra.
2) Dimensão
negativa ou crítica (distorce,
manipula, engana --> para Marx sempre será assim).
-Ideologia como prática material concreta (aparelhos ideológicos do estado
--> escola). Dimensão
dinâmica/prática (modo de
agir --> exemplo: trabalho).
-Ideologia para Marx:
"...examinar as maneiras como as relações sociais são criadas e
sustentadas por formas simbólicas que circulam na vida social, aprisionando as
pessoas e orientando-as para certas direções".
-Uso dos sentidos que servem para estabelecer e
sustentar relações de dominação.
A) Concepção
crítica: ideologia como fenômeno enganador (questionar, desenvolver uma
ideia própria sobre algo).
B) Sentido
e formas simbólicas: ações, imagens, textos (avaliar o momento sócio
histórico, contextualizar).
C) Conceito
de dominação: poder X dominação.
-Poder: conhecimento,
acontece de forma natural.
-Dominação: não tem poder,
aprisiona para dominar.
D) Modo
e estratégias que o sentido serve para sustentar relações de dominação.
E) A
valorização das formas simbólicas.
-Paulo Freire: escola/educação
é política (traz a ideia de determinadas grupos).
-Há dois tipos de educação: crítica (aluno é questionador) e bancária (aluno é recebedor). Para Marx, é
sempre bancária.
-Utilizam-se formas simbólicas para
manter a dominação.
-A ideologia mantém as pessoas em submissão.
Aroldo Rodrigues
Psicologia Social
cognitiva:
compreensão dos estímulos sociais (exemplo: representações sociais).
-Tecnologia social:
achados científicos das ciências sociais para resolver problemas sociais.
-Proposta: postura
ética da Psicologia Social.
-Ciência neutra:
não intervenção de tendenciosidades / vieses (subjetividade do pesquisador).
-O estudo de Marx não é
Psicologia, e sim política.
Eliezer Scheineder
-UFRJ/UERJ, década de 50.
-Proposta: ênfase
na abordagem histórica (origem) e cultural (valores/crenças). Para entender o
ser humano, é importante conhecer esses aspectos.
-Aproximação da Psicologia
com outras teorias.
-Compreensão dos processos micro (grupos pequenos) para entender
como se tornam macro.
-Psicologia:
compreensão da problemática humana em sua diversidade histórica e
cultural.
Silvia Lane
-Compromisso social da
Psicologia.
-Psicologia: sócio
histórica e social comunitária.
-Conhecimento da
Psicologia para a transformação
social.
-Atenção ao contexto
social/realidade social.
-Realidade social:
parâmetro para a produção científica.
-Consciência (desvendar).
-Crítica à Psicologia
Social norte-americana (foca
no positivismo, experimental, controla as variáveis).
-Uso do materialismo histórico-dialético.
-Ver o homem/a mulher como
totalidade histórica.
-Psicologia
Sócio-Histórica pesquisa e se baseia em Vygotsky, Lúria e Leoutiev.
-Importante
trabalhar a consciência das pessoas através da reflexão social.
-A Psicologia Social e uma
nova concepção do homem para a Psicologia
-Importância de considerar
o contexto histórico do Brasil para explicar como o sujeito age, que é uma
maneira diferente do homem norte-americano.
-Compromisso social.
Texto Ferreira Gullar
Homem --> criação
--> fazer histórico (cult, realidade, relação social, si mesmo).
-Mudança a partir do
trabalho, transforma a natureza.
-Sujeito se reconhece como
sujeito, pelo outro.
-Relações sociais / o que
acontece no mundo não é divino, é uma construção do próprio homem. A sociedade
se constrói a partir dos grupos, das relações. O aspecto biológico não diz quem
somos, entretanto, o Outro determina que somos.
-Para estudar o homem, é
preciso estudar seu grupo, e como esse se constituiu.
-Os homens de diferentes
regiões têm realidades e são culturalmente diferentes. A realidade se dá a
partir do grupo em que o indivíduo constrói sua individualidade.
-Década de 50:
sistema em termos de Psicologia Social a partir de duas tendências: perspectiva
pragmática e fenomenológica.
-Perspectiva pragmática:
origem nos EUA; raízes no Behaviorismo; busca intervir nos grupos para
harmonizá-los e garantir produtividade; homogeneíza.
-Perspectiva
fenomenológica: origem na Europa; raízes na Fenomenologia e na Gestalt; a
existência precede a essência; modelo totalizado, para todos os povos e
culturas.
Década de 60: crise do conhecimento psicossocial, não explica ou prevê
comportamento social. Questiona a eficácia, o caráter ideológico das práticas e
sua dicotomia entre o eu e a sociedade.
-Antes a explicação era
individual, agora a atividade individual representa o grupo de que a pessoa faz
parte.
-Sociedade ligada ao eu,
grupos de interesses, ideias.
-Para a superação da
crise, pensar que:
A Psicologia tem uma
tradição biológica: os processos psicológicos são assumidos como causa, ou uma das
causas que explicam o seu comportamento.
Exemplo: a pessoa rouba por ter
mau caráter (não pode-se excluir o aspecto social que existe).
-Homem é cultura, é
produto da sua condição social, histórica e também produtor. Fala, pensa,
aprende, ensina, transforma a natureza. Organismo:
infraestrutura que permite uma superestrutura.
-Visão global de homem:
aspecto interno junto com o social.
-Silvia Lane concorda com
Skinner sobre reforço e punição, e isso influencia no comportamento.
Skinner está dentro da instituição, Silvia Lane vê a sociedade e abrange outros
aspectos.
-É importante considerar a
condição social em que ocorre a aprendizagem, a condição social define o
indivíduo na sociedade, no conjunto das relações sociais.
-Compreensão do homem como
produtor da história.
-Muitas vezes o homem fica
destituído das suas condições de direito.
O Positivismo
-Na objetividade dos
fatos, perde o ser humano.
-Não identifica o sujeito
na história.
-Psicologia Social:
recuperar os indivíduos, história individual com história social, entender a
ideologia presente.
-O homem vive em
sociedade.
-Considerar o materialismo
histórico-dialético.
-Quando descreve os fatos,
não se atenta aos aspectos biológicos. A Psicologia Social deve considerar.
-O homem, ao transformar a
natureza, se transforma. Ser em ação produz história.
A Psicologia Social e o
materialismo histórico-dialético:
-Teoria filosófica e
científica.
-Entender os fenômenos
materiais, processo que se relaciona com os homens, é dinâmico, existe uma
interdependência.
-Ideologia serve para
manter as relações sociais. Estado defende interesses de um grupo, uma minoria.
-Importância das relações
grupais, mediadas pelas instituições sociais, enquanto tais exercem uma
mediação ideológica. Exemplo: identificam o que é certo, errado, adequado
ou inadequado.
-Transformação social:
trabalho é feito com o outro.
-Métodos: pesquisa-ação,
conhecer o indivíduo no conjunto de suas relações sociais.
-Psicologia 1975:
ciência experimental quantitativa. Laboratório criado por Wundt.
-Nasce de acordo com as
necessidades da época, como uma ciência positivista (posso observar e comprovar
os dados / ênfase na razão / funcionamento do homem /determinista /
mecanicista). Baseado em:
Gestalt (percepção), Psicanálise (inconsciente), Comportamentalismo
(comportamento observável).
-Diferenças entre as
abordagens, mas nenhuma delas supera a visão de estudar o homem de modo
mecanicista e determinista (crítica).
-Questão: a
compreensão do fenômeno psicológico é incompleta.
-Psicologia Sócio-Histórica:
Psicologia histórico-cultural (Vygotsky).
-Fundamento:
Marxismo e Materialismo histórico-dialético como filosofia, teoria e
método.
-Segundo Vygotsky, para
entender o homem é preciso observar os aspectos históricos e culturais. Se
baseou no marxismo, o homem é visto como mercadoria no mundo capitalista. Materialismo histórico-dialético
como filosofia, teoria e método: mundo externo colabora para a compreensão
do mundo interno.
-Homem: ser ativo,
social, histórico. O homem trabalha, atua, transforma a sociedade (histórico),
se relaciona com os outros (social) e está sempre em ação (ativo). O fenômeno
psicológico é construído com a relação entre as pessoas.
-Abandono da visão
abstrata do fenômeno psicológico.
-História:
liberalismo (capitalismo, individualismo). Surge o Eu (mundo interno).
-Liberalismo nasce com o capitalismo na
Inglaterra: valorização do individualismo (o sujeito pode se fazer por si
mesmo, se a pessoa não consegue mudar a própria vida, é problema dela / quem
tinha dinheiro/posses, tinha direitos / igual entre os iguais).
-Surge a Psicologia como é
hoje para estudar o Eu,
que aparece como naturalizado.
-Fenômeno psicológico aparece como naturalizado. Mas, para a
Psicologia Sócio-Histórica "reflete a condição social, econômica e
cultural em que vivem os homens".
-O fenômeno psicológico
não é natural, é construído com o auxílio da linguagem. Não é mundo interno, e
sim mundo externo em relação
com o interno. Se constrói na sociedade em que a pessoa está
inserida.
-Fenômeno psicológico →
sociedade.
-Os grupos de poder criam
estratégias que nos impedem de ver o que acontece na sociedade.
-Linguagem:
mediação para a internalização da objetividade. Construção de sentidos pessoais
(subjetividade).
-Crítica da Psicologia Sócio-Histórica
à Psicologia: Psicologia é deslocada da realidade social e cultural.
-Ideologia →
Psicologia.
-1962: Psicologia
como trabalho do psicólogo e ação direcionada e intencionada.
-Trabalhador: projetos de
vida.
-Concepção:
materialismo histórico-dialético.
-Marx: a classe
social interfere na maneira como nos comportamos.
-Surge Vygotsky:
insatisfação com a Psicologia (estuda o mundo interno).
-Propõe a explicação sobre
o Psiquismo e comportamento a partir "Funções psicológicas
superiores" (gênese social da consciência).
-Funções psicológicas
superiores: pensamento, linguagem, consciência.
Categorias de análise:
1) Linguagem: signos (mediador da realidade).
2) Consciência: pensar, sentir,
agir - determinada pelas relações materiais vividas.
-Linguagem e
consciência formam o psiquismo: realidade e apropriação de signos
(individuais) e significados (coletivos). O psiquismo se constitui em um
contexto social, histórico e cultural (crenças, estilos de vida, hábitos).
Metodologia de pesquisa
-Homem: ser de
relações, produto evolução biológica, produto determinações sociais e
históricas do meio no qual o indivíduo vive.
-Relações entre homem e
meio social constroem-se e transformam-se: busca de sua singularidade,
internalizando e expressando sua condição histórica e social, sua ideologia e
relações vividas.
-Homem/mulher:
situá-lo em dado momento histórico, desvendar e explicar as determinações
sociais que o constroem.
-A partir do global (vida / realidade concreta),
chega-se no psicológico (consciência / entender o
homem).
-A partir da palavra/signo
》explicação da história
individual 》discurso que trata da
história social, ideologia, memória coletiva.
-Consciência se relaciona
com a linguagem, que se expressa com a fala, mostrando sua organização.
-Uso da metodologia qualitativa (impressões, significados).
-Método/procedimento: pesquisa-ação/pesquisa participante (pesquisador vive no local / faz parte
do meio e tem uma intenção de modificação). São intervenções que consideram o
conhecimento do sujeito e colaboram para uma reflexão por parte dele.
Questões para estudo
1) Quais foram as contribuições de Silvia Lane para a
formação da Psicologia Sócio-Histórica? Quais os pressupostos epistêmicos?
2) Qual a principal diferença entre as teorias de Marx
e Hegel?
3) O que é o capitalismo?
4) O que é a mais-valia?
5) Relacione ideologia com alienação.
6) Explique os dois tipos de trabalho (intelectual e
manual).
7) O que é alienação? Relacione com o conceito de
realidade invertida.
8) O que é o "fetiche da mercadoria"?
9) Para Marx, o que é ideologia?
10) Diferencie poder e dominação.
11) Qual é o enfoque da Psicologia Social Cognitiva?
12) Qual é o foco da teoria de Eliezer Scheineder?
13) Qual a ênfase da Psicologia Sócio-Histórica de
Silvia Lane?
14) Explique a razão do fenômeno psicológico não ser natural.
15) Como é formado o psiquismo?
16) Explique a metodologia qualitativa e o
procedimento da pesquisa-ação.
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