terça-feira, 23 de setembro de 2014
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-Concepção: materialismo histórico-dialético.
-Marx: a classe social interfere na maneira como nos comportamos.
-Surge Vygotsky: insatisfação com a Psicologia (estuda o mundo interno).
-Propõe a explicação sobre o Psiquismo e comportamento a partir "Funções psicológicas superiores" (gênese social da consciência).
-Funções psicológicas superiores: pensamento, linguagem, consciência.
Categorias de análise:
1) Linguagem: signos (mediador da
realidade).
2) Consciência: pensar, sentir, agir - determinada pelas relações materiais vividas .
-Linguagem e consciência formam o psiquismo: realidade e apropriação de signos (individuais) e significados (coletivos). O psiquismo se constitui em um contexto social, histórico e cultural (crenças, estilos de vida, hábitos).
Metodologia de pesquisa
-Homem: ser de relações, produto evolução biológica, produto determinações sociais e históricas do meio no qual o indivíduo vive.
-Relações entre homem e meio social constroem-se e transformam-se: busca de sua singularidade, internalizando e expressando sua condição histórica e social, sua ideologia e relações vividas.
-Homem/mulher: situá-lo em dado momento histórico, desvendar e explicar as determinações sociais que o constroem.
-A partir do global (vida / realidade concreta), chega-se no psicológico (consciência / entender o homem).
-A partir da palavra/signo 》explicação da história individual 》discurso que trata da história social, ideologia, memória coletiva.
-Consciência se relaciona com a linguagem, que se expressa com a fala, mostrando sua organização.
-Uso da metodologia qualitativa (impressões, significados).
-Método / procedimento: pesquisa-ação / pesquisa participante (pesquisador vive no local / faz parte do meio e tem uma intenção de modificação). São intervenções que consideram o conhecimento do sujeito e colaboram para uma reflexão por parte dele.
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II – Métodos
-Sujeitos: quem? Quantos? Onde? Por que? Função; faixa etária; gênero; escolaridade; sócio econômico.
-Instrumentos (coleta de dados e análise de dados): indicar/justificar o instrumento (que tipo de entrevista? Por que entrevista? Segundo quem? Por que observação? Análise de dados por análise de conteúdo); descrever os procedimentos. O roteiro da entrevista deve estar pronto.
-Ressalvas éticas: quais os cuidados éticos?
-Aparatos: materiais utilizados na entrevista e na análise (não entra o roteiro de entrevista, este será citado nos instrumentos da coleta de dados) – gravador, software, caderno de campo etc.
-Cronograma: resultados, discussão e conclusão.
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