quarta-feira, 29 de outubro de 2014
out
2014
29
O processo grupal
-Transformações da sociedade só acontecem em grupo.
-A sociedade é formada por grupos de interesse.
-Grupo de autores: Kurt Lewin, Pichon-Riviere, Adorno, La Passade.
-Determinações sociais que agem no indivíduo.
Revisão teórica
-Os autores criticados focam na definição de papeis e procuram garantir produtividade e harmonia e manutenção das relações (convivência). Teorias que enfatizam o caráter mediador do grupo.
Silvia Lane critica:
-Ação do grupo só pode ser considerada em uma perspectiva histórica. Grupo enquanto processo histórico.
-Função do grupo: manter ou transformar as relações sociais desenvolvidas.
-Estudo fracionado de grupos, o que fortalece aspectos ideológicos (alienação, líder competente).
Também é importante:
-Romper com a tradição biológica da Psicologia (sentimentos e emoções também são sociais).
-Fortalecer o ambiente onde a pessoa é construído.
-Para viver/sobreviver necessita do trabalho: transformar a natureza.
-Análise: compreende instituição, indivíduo, relação entre classe social e família.
Sugestão:
-Fazer uma macroanálise (sociedade) e uma microanálise (grupo): influência mútua.
Propõe:
-Entender o homem a partir do capitalismo.
-Entender o grupo a partir da instituição em que está.
-Levar em consideração a história do grupo.
-Verificar o desempenho de papeis das pessoas dentro do grupo.
-Superar a individualidade institucionalizada para assumir uma identidade grupal (pensar enquanto categoria).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Páginas
Trabalho de PPP
II – Métodos
-Sujeitos: quem? Quantos? Onde? Por que? Função; faixa etária; gênero; escolaridade; sócio econômico.
-Instrumentos (coleta de dados e análise de dados): indicar/justificar o instrumento (que tipo de entrevista? Por que entrevista? Segundo quem? Por que observação? Análise de dados por análise de conteúdo); descrever os procedimentos. O roteiro da entrevista deve estar pronto.
-Ressalvas éticas: quais os cuidados éticos?
-Aparatos: materiais utilizados na entrevista e na análise (não entra o roteiro de entrevista, este será citado nos instrumentos da coleta de dados) – gravador, software, caderno de campo etc.
-Cronograma: resultados, discussão e conclusão.
Postagens
- novembro (2)
- outubro (3)
- setembro (2)
- agosto (3)
- julho (1)
- maio (6)
- abril (1)
- março (3)
- fevereiro (2)
- janeiro (1)
- novembro (8)
- outubro (20)
- setembro (3)
- agosto (9)
- julho (1)
- maio (14)
- abril (20)
- março (10)
- fevereiro (8)
- janeiro (1)
- novembro (20)
- outubro (1)
- setembro (17)
- agosto (9)
- julho (1)
- junho (1)
- maio (10)
- abril (13)
- março (13)
- fevereiro (11)
- janeiro (1)
- novembro (14)
- outubro (18)
- setembro (23)
- agosto (24)
- maio (16)
- abril (9)
- março (28)
- fevereiro (26)
Marcadores
- 5º semestre
- 6º semestre
- 7º semestre
- 8º semestre
- 9º semestre
- Abordagens humanistas em Psicologia
- Ações sociais junto à criança
- ao adolescente e à terceira idade
- Comportamento humano nas organizações
- Desdobramentos da teoria Psicanalítica
- Dicas
- Direito da criança do adolescente e estatuto do idoso
- Educação inclusiva
- Ética profissional
- Filosofia comunicação e ética
- Fisiologia
- LIBRAS
- Métodos de pesquisa
- Neurofisiologia
- Pesquisa de campo em Psicologia
- Práticas sociais e subjetividade
- Processos Grupais
- Projeto de pesquisa em Psicologia
- Psicodiagnóstico
- Psicologia Cognitiva
- Psicologia Comportamental
- Psicologia Comunitária
- Psicologia Construtivista
- Psicologia do Cotidiano
- Psicologia e Políticas Públicas
- Psicologia escolar
- Psicologia Fenomenológica
- Psicologia Geral Experimental
- Psicologia integrada
- Psicologia Jurídica
- Psicologia organizacional e do trabalho
- Psicologia social
- Psicologia Sócio-Interacionista
- Psicometria
- Psicopatologia especial
- Psicopatologia geral
- Relações étnico-raciais no Brasil
- Técnicas de entrevista e observação
- Temas em Psicologia Social
- Temáticas de Pesquisa em Psicologia
- Teoria Psicanalítica
Visualizações
Tecnologia do Blogger.
Comentários Recentes
isabella on Psicologia
Ariana on Psicologia
Maria on Psicologia
Bella on Psicologia
0 comentários: