sábado, 22 de novembro de 2014

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Resumão: PSI

Postado em
Psicologia Sócio-Interacionista

Henry Wallon

-Psicologia da pessoa completa: aspectos cognitivos, questão do meio (cultura), psicomotricidade, afetividade.

-Viveu em Paris (83 anos).

-(1879-1962).

-Médico de lesões cerebrais.

-Partiu da patologia para a normalidade.

-Para Wallon, o ser humano é genético, social e suas estruturas orgânicas supõem intervenções culturais.

-O ser humano (organismo) funciona em uma alternância de opostos.

-Anabólico (assimilação), catabólico (desassimilação): metabolismo celular (substâncias nutritivas).

-Sístole (contração), diástole (dilatação): coração. 

-Wallon estuda os órgãos em movimento: musculatura e as estruturas cerebrais responsáveis. 

-Atividades musculares
A) Cinética ou clônica: músculo em movimento. 

B) Postural ou tônica: músculo parado ou em manutenção de atitude.

-Observação: atividade mental: musculatura em atividade tônica.

1. Impulsivo-emocional (1 ano): desenvolvimento motor e afetividade.

2. Sensório-motor e projetivo (1 a 3 anos): permite a exploração do meio pelo agarrar, segurar, manipular, apontar.

3. Personalismo (6 anos): formação da personalidade e consciência de si. Início do processo de discriminação entre eu e o outro, uso insistente de expressões como: eu, meu, não. Contradiz as pessoas para experimentar sua independência. 

4. Categorial (6/7 a 11 anos): passa a se interessar por coisas exteriores.
Diferenciação nitida entre eu e outro. Capacidade de agrupar, seriar, classificar, alcance de vários níveis de abstração. 

5. Adolescência (11 anos em diante): rompimento da tranquilidade afetiva, afetividade à distância, mudanças hormonais levam a certa instabilidade emocional, busca por autonomia e independência. 

-Ser humano: genético / características da espécie. 

-A dimensão cinética ou motora se virtualiza em ato mental.

-Postural ou tônica: músculo parado ou em manutenção de atitude.

-Atividade mental: atividade tônica gera cansaço. 

-Movimentos da praxia (prática) são controlados pela camada interna do cérebro. Movimentos que a praxia automatizou: balanço dos braços ao andar, dirigir um carro).

-Prestance (presença) / canhestria: embananamento - quando prestamos atenção nos movimentos automatizados.

-Wallon e Vygotsky usaram a expressão "extra-cortical" para significar o conhecimento, por não fazer parte das estruturas cerebrais inatas (vem de fora para dentro).

-Psicologia é ciencia qualitativa.

-Ciência híbridica: distante da imagem epistemológica que a encerrava no domínio das teorias e dos conceitos, ao contrário o hibridismo da ciência se faz notar quando acompanhamos sua empiria, seu praxismo.

-Deve-se analisar o significado das emoções pelas ações. 

-As emoções são sempre acompanhadas de reações orgânicas. 

-As emoções provocam reações na postura. Exemplo: timidez.

-O ambiente funciona como combustível para a manifestação da emoção, possui poder de contágio (eventos, comícios, shows).

-A linguagem favorecerá a organização do pensamento.

-A gênese da inteligência para Wallon é genética e organicamente social.

-Teoria do desenvolvimento centrada na psicogênese da pessoa completa.

-"Personalismo" e "Puberdade e adolescência": a afetividade segue uma direção centrípeda (para si mesmo).

-"Sensório-motor ou projetivo" e "Categorial": cognição segue uma direção centrífuga (para o mundo exterior).

-A afetividade tem origem nas sensibilidades:

-Interna interocepção (aquilo que percebo no mundo exterior e assimilo no meu modo de interagir com o mundo, no sentido de coação).

-Interna própriocepção (que se manifesta pelo livre arbítrio).

-Exteriocepção (aquilo que vem do exterior / que sinto no ambiente no qual estou inserido / não depende do indivíduo).


-Pensamento sincrético: pensamento confuso da criança. 

a) Se o irmão quebra um copo, coloca-se na defensiva: -Não foi a Mariana (não usa "eu").

b) Começa a falar que a mãe trabalha em um escritório e termina o assunto falando do cachorro do vizinho. 

c) Aparecimento da tautologia, isto é, inventa explicações por não conhecer o conceito. Exemplo: os animais comunicam-se por telepatia. Telepatia é um bicho que mora na cabeça do cachorro. 

-Simulacro: simulação. Exemplo: faz-de-conta que está segurando uma boneca.


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