Resumão: Psicologia Comportamental
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Psicologia Comportamental
O que é comportamento?
-Tudo que um organismo vivo
faz.
-É importante diferenciar comportamentos de produtos do comportamento (consequências). Exemplo: fazer regime
(comportamento) X emagrecer (produto do comportamento).
I) Comportamentos
públicos/abertos/manifestos
-Outras pessoas podem
observar sem o uso de instrumentos especiais.
II) Comportamentos
encobertos/privados
-Observáveis apenas para o
próprio sujeito que se comporta, sem o uso de instrumentos especiais
(subjetivos).
Dimensões do comportamento
-Intensidade, duração,
frequência.
Rótulos
-Termo usado pasa resumir
(descrever de maneira rápida) um padrão comportamental.
1) São úteis em algumas
situações.
2) Têm problemas no seu uso:
a) Confundir o rótulo com a
explicação / com a causa do comportamento (pseudo explicação).
b) Afetam negativamente as
pessoas, fixando comportamentos que não são fixos.
c) Concentram a atenção no
problema, esquecendo do resto.
d) Tratam como se todos sob
o mesmo rótulo fossem iguais (esquecem a diferença entre forma e função).
-Behaviorismo se preocupa
com a função.
-Trabalhamos em termos
de déficits ou excessos comportamentais.
-Déficits: diminui a
frequência do comportamento (falha de repertório - modelagem; controle
aversivo, punições para aquele comportamento; outro comportamento concorrente
em alta frequência).
-Excessos: aumenta a
frequência do comportamento (reforço).
Áreas de atuação
1) Pais e filhos
-Orientação de pais
(observar o comportamento problema e orientar possíveis mudanças).
2) Educação
a- Comportamento alvo
(exemplo: estudar 》uso de questões de estudo
para reforçar).
b- Pequeno volume de
material para estudar de cada vez.
c- Avaliações no mínimo
semanais (com feedback imediato).
d- Critério de proficiência
(saber um conteúdo antes de ir para o próximo).
e- Turmas pequenas.
f- Monitores.
g- Individualizado (centrado
no aluno).
h- Poucas aulas expositivas.
i- Não punitivo.
3) Trabalho em instituições
-Trabalhar comportamentos
problemas dentro da instituição e também ajudar a pessoa a criar repertórios
comportamentais para viver fora da instituição.
4) Clínica
-Autogerenciamento de
problemas pessoais.
-Controle de stress.
*FAP (psicoterapia de análise funcional): trabalha a relação (transferência e contratransferência).
*ACT: aceitar seus próprios sentimentos e emoções.
5) Medicina comportamental
a- Tratamento do problema
Exemplo: bala de mel (droga
imunossupressora). A pessoa alterna entre bala e droga, diminui o uso e os
efeitos colaterais da droga.
-Discriminação.
-Biofeedback.
b- Adesão ao tratamento.
c- Promoção de hábitos saudáveis.
d- Orientações para cuidadores.
e) Gerontologia: trabalho com idosos, estudo da terceira idade.
6) OBM (organizacional): melhorar a qualidade de vida dos funcionários e a produtividade.
-Comunidade.
-Empresas.
-Psicologia Social.
7) Psicologia do esporte
-Trabalha também questões de
desempenho.
Modificação de comportamento
Reforço
-Excessos comportamentais:
são comportamentos que estão em alta frequência e geram sofrimento.
*Respondente?
Estímulo antecedente (S 》R) Exemplo: ansiedade.
*Operante? Estímulos
consequentes [Estímulo discriminativo (contexto) - resposta (comportamento) 》estímulo reforçador (consequência). Exemplo: TOC, vícios.
-Muitos excessos
comportamentais são mantidos por reforço positivo.
Solução: reforço positivo para
comportamentos concorrentes.
Analisar:
-Tato: descreve.
-Mando: provoca um
comportamento no ouvinte.
Escolher os reforçadores:
1) Arbitrários: escolhidos por
quem arranja as consequências.
2) Naturais: consequências naturais
do comportamento.
-Se não tem acesso e
controle sobre as consequências do comportamento, é necessário utilizar
reforços arbitrários.
Discriminação e generalização
-Controle de estímulos
(antecedentes): comportamento operante.
I) Respondente
S 》R.
II) Operante
Sd/Sdelta - R 》S r/p.
-Fazer o certo na hora e no
lugar certos, de acordo com as contingências. O que é certo, é relativo ao
contexto, ou seja, às contingências, consequências diferenciais em diferentes
situações.
-Discriminação e generalização são conceitos complementares, duas
faces da mesma moeda.
1) Discriminação: agir de modo
diferente em situações diferentes.
2) Generalização: agir de modo
parecido em situações parecidas.
-Problemas de reforços
arbitrários: fica sob o controle do estímulo discriminativo, depende do
contexto, o comportamento não ocorre em todas as situações.
-Desenvolve, aprende
conceitos, abstrações.
-Discrimina entre as classes
e generaliza intra-classes.
-Importante considerar o
comportamento verbal.
1) Treino
discriminativo
2) Generalização
a) Por similaridade física (não aprendido).
b) Por função (depende das consequências).
-Começa a formular
conceitos.
c) Por equivalência
-Processo prático, aprende
pela lógica.
-Testes MTS: treino
com reforço e teste em extinção.
I) reflexividade: espelho reflete
o próprio estímulo.
II) simetria.
III) transitividade: qualidade do
estímulo em um contexto é transmitida para outros estímulos.
-Regra: descrição
verbal de uma contingência.
Regras e objetivos
Regras
1) São comportamentos verbais (comportamentos operantes).
2) São descrições de contingências (se... Então...). Não são a própria
contingência.
3) Funcionam como um tipo especial de Sd (estímulo discriminativo), ou seja,
contexto para o comportamento.
-Aprendemos a seguir regras
pelas consequências ao sermos reforçados por seguí-las ou punidos por não
seguí-las.
-Seguir regras facilita
alguns aspectos da vida.
-Podemos seguir alguns tipos
de regras e não a outros tipos. Depende das consequências durante a história de
vida da pessoa.
-Seguir poucas regras ou em
excesso pode ser prejudicial.
Comportamento governado por regras X comportamento modelado pelas
consequências
-O seguimento da regra muda
rapidamente o comportamento, ao contrário do comportamento modelado pelas
contingências.
-Intervalo entre um
reforço e outro: comportamento governado por regras.
As regras são úteis:
-Para mudança rápida do comportamento.
-Quando a consequência é atrasada (exemplo: uso de drogas tem
consequências aversivas muito importantes e estão distantes, ou seja, tem pouca
probabilidade de controlar o comportamento, a regra aproxima), especificamente
do reforçador natural do comportamento.
-Quando o comportamento leva a punição séria
e imediata (estabelecer
comportamentos de esquiva).
As regras podem ser mais ou
menos eficazes dependendo de como ou por quem são ditadas
a) São mais eficazes com descrições específicas (incluir descrição do contexto, do
comportamento e da consequência).
b) São mais eficazes com prazos.
c) Serão tão mais eficazes quando descreverem consequências prováveis.
Quanto menos provável a consequência, mais difícil de seguir a regra.
d) São pouco eficazes quando o comportamento tem consequências
reforçadoras imediatas incompatíveis com seguir a regra. Seguir a regra tem
consequências pequenas ou atrasadas e não seguir tem consequências reforçadoras
imediatas.
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