Resumo da aula de EI (12/02)
Postado em Educação inclusivaA construção do estigma
-Normal: moda estatística,
anatômico-funcional, tipo ideal (protótipo).
-Mecanismos de defesa para manutenção do equilíbrio intrapsíquico por uma fonte
de insegurança: ataque (liquidar a ameaça – sacrifício na idade antiga), fuga
(abandono direto ou indireto – negar amor) ou superproteção (contrário de afeto).
-Esses mecanismos podem
ocorrer por atenuação (poderia ser pior), compensação ou simulação.
-Preconceito: ideia /
sentimento.
-Discriminação: generalização
/ atitude.
-Declaração de Salamanca é
escrita e assinada por 88 governos e possui princípios, políticos e práticas
para a educação inclusiva.
-Escolas regulares com
orientação inclusiva são meios eficazes para combater discriminações, a partir
da criação de comunidades acolhedoras, construindo uma sociedade inclusiva e
alcançando educação para todos.
-Aceitar as diferenças: a
aprendizagem deve adaptar-se às necessidades de cada criança.
-Incluir significa: abranger
(presença), inserir (participação) e implicar (desenvolvimento).
Textos utilizados em sala:
Clique nas imagens para aumentá-las.
0 comentários: