sábado, 14 de fevereiro de 2015

0

Resumo da aula de EI (12/02)

Postado em

A construção do estigma


-Normal: moda estatística, anatômico-funcional, tipo ideal (protótipo).

-Mecanismos de defesa para manutenção do equilíbrio intrapsíquico por uma fonte de insegurança: ataque (liquidar a ameaça – sacrifício na idade antiga), fuga (abandono direto ou indireto – negar amor) ou superproteção (contrário de afeto).


-Esses mecanismos podem ocorrer por atenuação (poderia ser pior), compensação ou simulação.

-Preconceito: ideia / sentimento.

-Discriminação: generalização / atitude.

-Declaração de Salamanca é escrita e assinada por 88 governos e possui princípios, políticos e práticas para a educação inclusiva.

-Escolas regulares com orientação inclusiva são meios eficazes para combater discriminações, a partir da criação de comunidades acolhedoras, construindo uma sociedade inclusiva e alcançando educação para todos.

-Aceitar as diferenças: a aprendizagem deve adaptar-se às necessidades de cada criança.


-Incluir significa: abranger (presença), inserir (participação) e implicar (desenvolvimento).


Textos utilizados em sala:





Clique nas imagens para aumentá-las.

0 comentários: