Resumão: Educação Inclusiva
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Educação Inclusiva
A construção do estigma
-Normal: moda estatística,
anatômico-funcional, tipo ideal (protótipo).
-Mecanismos de defesa para
manutenção do equilíbrio intrapsíquico por uma fonte de insegurança: ataque
(liquidar a ameaça – sacrifício na idade antiga), fuga (abandono direto ou
indireto – negar amor) ou superproteção (contrário de afeto).
-Esses mecanismos podem
ocorrer por atenuação (poderia ser pior), compensação ou simulação.
-Preconceito: ideia /
sentimento.
-Discriminação: generalização
/ atitude.
-Declaração de Salamanca é
escrita e assinada por 88 governos e possui princípios, políticos e práticas
para a educação inclusiva.
-Escolas regulares com
orientação inclusiva são meios eficazes para combater discriminações, a partir
da criação de comunidades acolhedoras, construindo uma sociedade inclusiva e
alcançando educação para todos.
-Aceitar as diferenças: a
aprendizagem deve adaptar-se às necessidades de cada criança.
-Incluir significa: abranger
(presença), inserir (participação) e implicar (desenvolvimento).
-Transtornos funcionais:
TDAH, dislexia.
-Relações étnico
raciais/gênero: homossexualismo, mulher, adolescente em conflito com a lei.
Os fundamentos da educação inclusiva
1. Acessibilidade
atitudinal: aceitação das diferenças.
2. Acessibilidade física,
instrumental e comunicacional.
3. Acessibilidade
curricular.
4. Por uma nova pedagogia:
sentido da aprendizagem, diversificação de estratégias.
5. Formação do
professor.
6. Avaliação.
7. Gestão voltada à criação
de múltiplos espaços de aprendizagem.
8. Relação escola X
família.
9. Atendimento educação
especial (AEE).
Questionário de estudo
1)
Expor a adequação necessária
para o ensino do aluno com deficiência visual.
Locomoção; material; fala
clara; descrever o que escreve na lousa; não excluir do grupo.
2)
Explicar a necessidade de
observação dos alunos com NEE para a programação das aulas.
Necessidade de intérprete;
observar se é de nascença ou não; necessidade de um auxiliar para escrever;
professor deve ficar atento se o aluno está indo bem e quais adaptações serão
necessárias para melhorar; pensar no que pode fazer para o aluno se
desenvolver.
3)
Explicar as principais
determinações da Declaração de Salamanca.
Formação do professor;
(slide: fundamentos da educação inclusiva); todas as crianças podem e devem
estar na escola; devem ser disponíveis de acessibilidade física, atitudinal,
visual; recursos da educação especial devem conter na educação regular (contra
turno entre professor e auxiliar à AEE à sala de recursos especiais à não precisa ser em toda
escola, mas tem que ser próximo); escolas especiais viraram centros de
atendimento educacional especializado (CAEE).
4)
Explicar as ações didáticas
para sensibilização dos alunos quanto a diversidade.
Escola deve abordar os
assuntos (histórias, filmes, palestras). Primeiro a criança tem que identificar
quem é e perceber que o outro é igual. O professor tem que ouvir: qualquer
situação pode ser educativa.
5)
Relacionar as formas do
atendimento da pessoa com deficiência ao longo da história (eliminação –
institucionalização – inclusão).
Dependendo da cultura, eram
mortas por não corresponderem ao ideal de ser humano da época (abandonadas ou
mortas - eliminação) à foram colocadas em silos/hospitais
(institucionalização) à integração à inclusão.
6)
Explicar as ações didáticas
quanto às relações de gênero.
Respeitar as relações de
gênero; orientação aos pais; (resposta 4).
7)
Expor as ações didáticas
quanto à deficiência auditiva.
8)
Explicar as ações do gestor
para organizar a escola em função da diversidade dos alunos.
9)
Analisar o preconceito e a
discriminação na sociedade, a partir do estudo da Lígia Amaral (normal – desvio
– estigma) e falar do trabalho que você fez.
10) Analisar a situação educacional a partir da legislação.
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