domingo, 24 de maio de 2015

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Resumão: CHO

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Comportamento humano nas organizações – NP2

Comunicação e liderança
-Usar feedback ajuda melhorar a comunicação. 
-Comunicação: ação comum (duas ou mais pessoas).
-Problemas: ruídos (qualquer coisa que distrai ou atrapalha a atenção / palavra chega distorcida), filtragem (mensagem chega em partes - receptor - filtro o que é interessante para mim) e bloqueio (mensagem não chega, é bloqueada).

Como melhorar o feedback:
-Saber ouvir: estar presente no que a pessoa disse. 
-Empatia: se colocar no lugar do outro para ter comunicação adequada.
-Linguagem. 
-Evitar gírias/palavras técnicas. 
-Verbal X não verbal.
-Usar o feedback (retroalimentação).
-Descritivo ao invés de avaliativo (julgamento).
-Específico ao invés de geral (generalizar).
-Direto.
-Oportuno (no momento atual - mais próximo ao comportamento).
-Solicitado (pessoa está aberta a ouvir).

Liderança
Chefia X liderança
-Líder entende o que o grupo pensa para saber como motivar / capacidade de influenciar pessoas em torno de um objetivo. 
-Chefe tem um cargo (hierarquia) de comando. 
-É nata? Não. O líder influencia pessoas / capacidade que pode ser desenvolvida.
-Características pessoais universais? Não. 
-Situacional: podemos influenciar em determinadas situações. 
-Comunicativo, poder, flexível, empatia, carismático. 
Estilo:
-Autocrático: o que, como e quando fazer. 
-Democrático: desenvolver relacionamento com as pessoas / criatividade. 
-Laissez faire (liberal): se preocupa com o resultado (metodologia depende da pessoa / nível de maturidade alto).

Hersey e Blanchard
Autocrático democrático liberal.

Tipos de poder
-Coercitivo: punição, ameaça, advertência, demissão, olhar reprovador, reforçador negativo. 
-Recompensa: reforçador positivo, aumento, promoção, elogio. 
-Especialização: conhecimento ou habilidade que influencia os outros. 
-Poder legítimo: cargo que o indivíduo ocupa dentro da empresa. 
-Referência: características pessoais que influenciam as pessoas. 

Conflito
-Wagner e Hollenbeck.
-Divergência entre as partes.
-Pode ser positivo (resultado construtivo para ambos).
-Má administração: negativo. 
-Níveis: intrapsíquico (consigo mesmo), interpessoal (entre pessoas), intragrupal (dentro de um grupo), intergrupal (vários grupos).

Formas de administração do conflito:
-Competição: sobreposição da opinião do outro. 
-Acomodação: cede a opinião do outro. 
-Abstenção: não enfrenta/administra de maneira adequada / evita.
-Colaboração: inovação / divergência convergida para uma concordância (consenso).
-Transigência: resultado não é totalmente satisfatório para as partes (parcialmente / geralmente tem um mediador).

Trabalho em equipe
Grupo X equipe: Wagner e Hollenbeck.
-Grupo: duas ou mais pessoas reunidas em torno de um objetivo. 
-Transitamos por vários grupos permanentes (família, amigos).
-Equipe: grupo com dois componentes que diferenciam:
1. Vínculo emocional: relação de interdependência (todo contido nas partes).
2. Senso de identidade: identificação enquanto membro da equipe. 
-Temos uma cultura individualista. 
-O conceito de equipe vem do modelo japonês (multifuncionalidade).

Pontos positivos da equipe:
-Cada equipe de trabalho é uma subcultura. 
-Geração de ideias maior.
-Comprometimento. 
-Facilita o trabalho do supervisor (equipe caminha sozinha).
-Cada líder tem potenciais diferentes (individual em prol da equipe).
-Relativiza erros do indivíduo. 

Pontos negativos da equipe
-Grupo fechado / sem troca de informações. 
-Divergência de ideias.
-Cultura do consenso (todos pensarem igual).
-Resistência em relação ao gestor.
-Radicalização das decisões do grupo. 
-Nem sempre podemos confiar na decisão da equipe. 
-Ambiente, stress, divisão de tarefas podem prejudicar o desempenho. 

Cultura organizacional
-Schein: pressupostos básicos que um grupo desenvolveu, percebeu sucesso na integração interna e externa e replica para os novos integrantes.

Três níveis de cultura:
-Artificialidades observáveis: observável a olho nu / superficial.
-Valores: não observa a olho nu / utiliza instrumentos ou técnicas para verificar (entrevista).
-Pressupostos básicos: Como pensam, sentem e se comportam (prática).

Elementos da cultura
1.    Valores: posso mudar. Pressupostos básicos ou crenças não mudam.
2.    Ritos: passagem de um estado para outro. Sempre acontece.
3.    Cerimônia: evento formalizado.
4.    História: guardião das culturas (quem conhece a história, os valores e reproduz).
5.    Mito: verdade inabalável, ninguém questiona.
6.    Tabus: proibições. Podem ser explícitos ou implícitos.
7.    Normas: implícita ou explícita. Como a pessoa deve se conduzir.
8.    Heróis: qualquer pessoa que salve de uma ameaça.
9.    Processo de comunicação: observável a olho nu. Maior formalidade ou informalidade.

10. Símbolos: o ser humano é simbólico. Na empresa, o logotipo, as cores, crachás com cores para designar níveis hierárquicos, vestimenta, layout do ambiente.

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