Resumo da aula de POT (15/09)
Postado em Psicologia organizacional e do trabalho
Entrevista
-Devemos ter conduta ética na utilização de testes
psicológicos (não são 100% fidedignos).
-A entrevista deve ser delongada, pois nos 30 primeiros
minutos é um discurso pronto. Após isso, ocorre a espontaneidade.
Tipos
-Entrevista
estruturada: possui uma estrutura a ser seguida e respostas esperadas.
-Entrevista semi
estruturada: possui um tema, mas existe uma flexibilidade para o candidato
se aprofundar.
-Entrevista não
estruturada: livre.
-Solução de
problemas: entrevista com uma situação problema que o indivíduo deve
resolver.
-Entrevista sob
pressão ou de stress: uma pergunta seguida da outra. Não avalia a qualidade
da resposta, mas sim como a pessoa lida com este tipo de situação.
Etapas
-1° passo:
planejamento (objetivo, tipo de roteiro, perfil do cargo.) É muito importante
que o entrevistador conheça o currículo do candidato antes da entrevista, para,
durante, realizar o aprofundamento.
-2° passo: ambiente
físico (o candidato não deve aguardar na mesma sala das pessoas que estão se desligando,
revistas sobre a empresa, necessidade do sigilo das informações ditas durante a
entrevista) e social (rapport – discutir primeiramente sobre algum tema fora da
entrevista e fazer um link).
-3° passo:
investigar na entrevista tanto o conteúdo manifesto, quanto o latente (não
verbal / observar as discrepâncias). Se o candidato dá respostas prontas,
devemos contextualizar (trazer para a realidade, solicitar um exemplo). Para a
ampliação do campo de resposta, devemos evitar a palavra “você”, pois reduz, e
substituí-la por “como” ou “de que forma”.
-4° passo:
fechamento (demarcar que a entrevista está encerrada e dizer os passos futuros,
dando uma estimativa – prazo para resposta).
-5° passo:
avaliação (a cada finalização, o entrevistador deve fazer um parecer do candidato
que esteja relacionado ao cargo, a partir de suas características pessoais).
-Temas importantes para serem abordados na entrevista: vida
profissional, acadêmica, familiar e social.
-À medida que aumenta a hierarquia, mais técnicas são
utilizadas.
-1° treinamento que a pessoa deveria ter: introdutório ou
uma integração (manual, direitos e deveres, dinâmica).
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