domingo, 27 de setembro de 2015
set
2015
27
Entrevista
-Devemos ter conduta ética na utilização de testes
psicológicos (não são 100% fidedignos).
-A entrevista deve ser delongada, pois nos 30 primeiros
minutos é um discurso pronto. Após isso, ocorre a espontaneidade.
Tipos
-Entrevista
estruturada: possui uma estrutura a ser seguida e respostas esperadas.
-Entrevista semi
estruturada: possui um tema, mas existe uma flexibilidade para o candidato
se aprofundar.
-Entrevista não
estruturada: livre.
-Solução de
problemas: entrevista com uma situação problema que o indivíduo deve
resolver.
-Entrevista sob
pressão ou de stress: uma pergunta seguida da outra. Não avalia a qualidade
da resposta, mas sim como a pessoa lida com este tipo de situação.
Etapas
-1° passo:
planejamento (objetivo, tipo de roteiro, perfil do cargo.) É muito importante
que o entrevistador conheça o currículo do candidato antes da entrevista, para,
durante, realizar o aprofundamento.
-2° passo: ambiente
físico (o candidato não deve aguardar na mesma sala das pessoas que estão se desligando,
revistas sobre a empresa, necessidade do sigilo das informações ditas durante a
entrevista) e social (rapport – discutir primeiramente sobre algum tema fora da
entrevista e fazer um link).
-3° passo:
investigar na entrevista tanto o conteúdo manifesto, quanto o latente (não
verbal / observar as discrepâncias). Se o candidato dá respostas prontas,
devemos contextualizar (trazer para a realidade, solicitar um exemplo). Para a
ampliação do campo de resposta, devemos evitar a palavra “você”, pois reduz, e
substituí-la por “como” ou “de que forma”.
-4° passo:
fechamento (demarcar que a entrevista está encerrada e dizer os passos futuros,
dando uma estimativa – prazo para resposta).
-5° passo:
avaliação (a cada finalização, o entrevistador deve fazer um parecer do candidato
que esteja relacionado ao cargo, a partir de suas características pessoais).
-Temas importantes para serem abordados na entrevista: vida
profissional, acadêmica, familiar e social.
-À medida que aumenta a hierarquia, mais técnicas são
utilizadas.
-1° treinamento que a pessoa deveria ter: introdutório ou
uma integração (manual, direitos e deveres, dinâmica).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Páginas
Trabalho de PPP
II – Métodos
-Sujeitos: quem? Quantos? Onde? Por que? Função; faixa etária; gênero; escolaridade; sócio econômico.
-Instrumentos (coleta de dados e análise de dados): indicar/justificar o instrumento (que tipo de entrevista? Por que entrevista? Segundo quem? Por que observação? Análise de dados por análise de conteúdo); descrever os procedimentos. O roteiro da entrevista deve estar pronto.
-Ressalvas éticas: quais os cuidados éticos?
-Aparatos: materiais utilizados na entrevista e na análise (não entra o roteiro de entrevista, este será citado nos instrumentos da coleta de dados) – gravador, software, caderno de campo etc.
-Cronograma: resultados, discussão e conclusão.
Postagens
- novembro (2)
- outubro (3)
- setembro (2)
- agosto (3)
- julho (1)
- maio (6)
- abril (1)
- março (3)
- fevereiro (2)
- janeiro (1)
- novembro (8)
- outubro (20)
- setembro (3)
- agosto (9)
- julho (1)
- maio (14)
- abril (20)
- março (10)
- fevereiro (8)
- janeiro (1)
- novembro (20)
- outubro (1)
- setembro (17)
- agosto (9)
- julho (1)
- junho (1)
- maio (10)
- abril (13)
- março (13)
- fevereiro (11)
- janeiro (1)
- novembro (14)
- outubro (18)
- setembro (23)
- agosto (24)
- maio (16)
- abril (9)
- março (28)
- fevereiro (26)
Marcadores
- 5º semestre
- 6º semestre
- 7º semestre
- 8º semestre
- 9º semestre
- Abordagens humanistas em Psicologia
- Ações sociais junto à criança
- ao adolescente e à terceira idade
- Comportamento humano nas organizações
- Desdobramentos da teoria Psicanalítica
- Dicas
- Direito da criança do adolescente e estatuto do idoso
- Educação inclusiva
- Ética profissional
- Filosofia comunicação e ética
- Fisiologia
- LIBRAS
- Métodos de pesquisa
- Neurofisiologia
- Pesquisa de campo em Psicologia
- Práticas sociais e subjetividade
- Processos Grupais
- Projeto de pesquisa em Psicologia
- Psicodiagnóstico
- Psicologia Cognitiva
- Psicologia Comportamental
- Psicologia Comunitária
- Psicologia Construtivista
- Psicologia do Cotidiano
- Psicologia e Políticas Públicas
- Psicologia escolar
- Psicologia Fenomenológica
- Psicologia Geral Experimental
- Psicologia integrada
- Psicologia Jurídica
- Psicologia organizacional e do trabalho
- Psicologia social
- Psicologia Sócio-Interacionista
- Psicometria
- Psicopatologia especial
- Psicopatologia geral
- Relações étnico-raciais no Brasil
- Técnicas de entrevista e observação
- Temas em Psicologia Social
- Temáticas de Pesquisa em Psicologia
- Teoria Psicanalítica
Visualizações
Tecnologia do Blogger.
Comentários Recentes
isabella on Psicologia
Ariana on Psicologia
Maria on Psicologia
Bella on Psicologia
0 comentários: