terça-feira, 1 de setembro de 2015

0

Resumo da aula de POT (25/08)

Postado em
-Contextual: momento sócio histórico, cultura.
-Contribuição da Psicologia social: crítica, questionamento.
-Para algumas pessoas, o modelo clínico ainda vigora.


Três subcampos de atuação:
-Psicologia organizacional: mesoorganizacional; macroorganizacional; desenvolvimento de líderes e de equipe.
-Gestão de pessoas: RH; compete com diversas outras áreas (Direito, administração, treinamento, recrutamento e seleção); é multiprofissional (precisamos demarcar nosso território à escuta e olhar aprimorados).
-Psicologia do trabalho: saúde do trabalhador; desemprego; questões sociais.


-Mercado de trabalho: vagas existentes oferecidas pela empresa.
-Mercado de RH: profissionais disponíveis no mercado.
-Um é contrário ao outro. Se o mercado de trabalho está em situação de oferta, o mercado de RH está em situação de procura e vice-versa.


Rotatividade ou turnover
-Fluxo de admissão e demissão da empresa.
-Cálculo: 
-Dentro da organização, a rotatividade é um efeito.
-Para medição: a entrevista de desligamento serve para investigar se a seleção, o treinamento, o clima com a chefia e o grupo foram adequados. Não é obrigatória e é importante que não seja apenas a entrega de um questionário. É um feedback para a empresa melhorar. Tabulação entre demitidos e demissionários.


Absenteísmo ou ausentismo
-Ausências dos funcionários por períodos. São medidas em horas (horas não trabalhadas, atrasos, faltas).
-Assim como a rotatividade, é um efeito (necessidade, insatisfação, desmotivação).


Análise e descrição do cargo
-Informações sobre o perfil do cargo.
-Descrição: relato das atividades e tarefas pertinentes ao cargo. Dividido em três partes: cabeçalho (CBO – Código Brasileiro de Ocupações), sumária (resumo da atividade do cargo – responder as perguntas o que, como, quando e, quando possível, para quê) e detalhada (cada item de microatividade descrito detalhadamente).


Análise
-Entender os fatores que são pertinentes/requisitos ao cargo.

Fatores de especificação:
-Requisitos mentais: instrução, experiência anterior, aptidões.
-Requisitos físicos: esforço (corpo todo) e compleição (específico).
-Responsabilidades: contatos, dinheiro, informações confidenciais, títulos.
-Condições de trabalho: ambiente e riscos.

-Deixar claro que quer investigar o cargo, evitando assim fantasias. Mostrar os resultados para o gestor verificar se está correto e se falta algo.

Métodos:
-Entrevista: vantagem – mais detalhes, perceber se a pessoa entendeu a pergunta, se exagera na resposta. Desvantagem – custo, demora.
-Questionário: vantagem – rápido e menor custo. Desvantagem – não é sincero, não se preocupa com o nível cultural da pessoa.
-Observação: vantagem – vê realmente o que faz. Desvantagem – possui o viés do observador, dependendo do cargo pode não ser possível ver amplamente.

-Utilizamos dois ou mais métodos, depende do cargo. A observação é mais dedicada a cargos operacionais. Em outros momentos, pode ser feito primeiro o questionário (o mesmo para todos os cargos) e, a partir das respostas, a entrevista.


Recrutamento
-Atividade chamativa que envolve divulgação para atrair o maior número de candidatos em potencial para o cargo.
-Vaga à RH (ou RE – recrutamento externo), recrutamento e seleção à perfil para o cargo à meios de recrutamento* à fontes ou canais (RI – e-mail, intranet / RE – headhunter, cartaz na portaria) à triagem e recepção.
*Meios de recrutamento: RI (recrutamento interno – remanejamento de funcionários, transferência, promoção); RE (recrutamento externo – candidatos externos); RM (recrutamento misto – primeiro RI e, se não achar um candidato adequado, RE e vice-versa / os dois concomitantes / interno e externo ao mesmo tempo). Vantagens do RI: pessoa conhecida e com conhecimento da empresa. Desvantagens do RI: nem sempre a pessoa está preparada para subir de cargo. Vantagens do RE: pessoa externa traz um novo olhar, novos conhecimentos. Desvantagens do RE: maior custo e demora (treinamento). O RM deve ser feito com transparência, pois é um processo delicado.


Seleção

-Afunilar os requisitos para a vaga. É justificada quando se tem muitos candidatos para uma vaga. Se só tem um candidato, é feita uma colocação (acontece em todo final de processo de seleção).

0 comentários: