Resumo da aula de PE (12/11)
Postado em Psicologia escolar
Psicogênese da língua escrita
-Letras são desenhos
relacionados a um conceito/símbolo.
-Introdução e apropriação do
mundo simbólico que é muito mais que um desenho. Começa pela imagem mental. Para
chegar na palavra, existem caminhos/métodos, que vão dos silábicos (fônico,
analítico, da frase, da palavra e do texto) até os métodos
analítico-sintéticos.
-Criança não cria, e sim copia
e passa de ano.
-Método silábico: ensinar
letras e sílabas separadas para posteriormente formar palavras.
-Método fônico: começa pelos
fonemas que a criança adquire primeiro.
-Crítica: não tem dignificado
para a criança, se ela não conhecer. Fizeram cartilhas de acordo com as
regiões. A criança não aprende a pensar, criticar, fica desmotivada, precisa se
adaptar sem questionar
-Métodos analíticos: criança
faz análise/tem visão global da palavra. A partir de uma palavra, formam outra,
sem que seja apenas decorado.
-Da palavra: de uma frase,
pega uma palavra para formar outras.
-Do texto: de um pequeno texto,
destaca uma palavra e constrói a partir disto.
-Emília Ferreiro: para ler e
escrever usa-se o raciocínio lógico. Para hipotetizar como se escrevem as
palavras.
-A criança começa pela imagem (pré-silabica)
e depois chega na palavra.
-1º: descobre que há um jeito
certo de escrever, passa a usar uma escrita parecida com a convencional ao
invés de desenhar.
-2º: descobre que cada
símbolo/palavra é diferente e os separa.
-3º: descobre as letras e que
usamos letras e números, então começa a misturar os dois (diferenciando desenho
de letras e números).
-Silábica: junta sílabas, às
vezes erra a letra.
-Silábica alfabética: cabe ao
professor conflitar para gerar hipóteses.
-Alfabética: já está
alfabetizada.
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