sexta-feira, 13 de novembro de 2015
nov
2015
13
Psicogênese da língua escrita
-Letras são desenhos
relacionados a um conceito/símbolo.
-Introdução e apropriação do
mundo simbólico que é muito mais que um desenho. Começa pela imagem mental. Para
chegar na palavra, existem caminhos/métodos, que vão dos silábicos (fônico,
analítico, da frase, da palavra e do texto) até os métodos
analítico-sintéticos.
-Criança não cria, e sim copia
e passa de ano.
-Método silábico: ensinar
letras e sílabas separadas para posteriormente formar palavras.
-Método fônico: começa pelos
fonemas que a criança adquire primeiro.
-Crítica: não tem dignificado
para a criança, se ela não conhecer. Fizeram cartilhas de acordo com as
regiões. A criança não aprende a pensar, criticar, fica desmotivada, precisa se
adaptar sem questionar
-Métodos analíticos: criança
faz análise/tem visão global da palavra. A partir de uma palavra, formam outra,
sem que seja apenas decorado.
-Da palavra: de uma frase,
pega uma palavra para formar outras.
-Do texto: de um pequeno texto,
destaca uma palavra e constrói a partir disto.
-Emília Ferreiro: para ler e
escrever usa-se o raciocínio lógico. Para hipotetizar como se escrevem as
palavras.
-A criança começa pela imagem (pré-silabica)
e depois chega na palavra.
-1º: descobre que há um jeito
certo de escrever, passa a usar uma escrita parecida com a convencional ao
invés de desenhar.
-2º: descobre que cada
símbolo/palavra é diferente e os separa.
-3º: descobre as letras e que
usamos letras e números, então começa a misturar os dois (diferenciando desenho
de letras e números).
-Silábica: junta sílabas, às
vezes erra a letra.
-Silábica alfabética: cabe ao
professor conflitar para gerar hipóteses.
-Alfabética: já está
alfabetizada.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Páginas
Trabalho de PPP
II – Métodos
-Sujeitos: quem? Quantos? Onde? Por que? Função; faixa etária; gênero; escolaridade; sócio econômico.
-Instrumentos (coleta de dados e análise de dados): indicar/justificar o instrumento (que tipo de entrevista? Por que entrevista? Segundo quem? Por que observação? Análise de dados por análise de conteúdo); descrever os procedimentos. O roteiro da entrevista deve estar pronto.
-Ressalvas éticas: quais os cuidados éticos?
-Aparatos: materiais utilizados na entrevista e na análise (não entra o roteiro de entrevista, este será citado nos instrumentos da coleta de dados) – gravador, software, caderno de campo etc.
-Cronograma: resultados, discussão e conclusão.
Postagens
- novembro (2)
- outubro (3)
- setembro (2)
- agosto (3)
- julho (1)
- maio (6)
- abril (1)
- março (3)
- fevereiro (2)
- janeiro (1)
- novembro (8)
- outubro (20)
- setembro (3)
- agosto (9)
- julho (1)
- maio (14)
- abril (20)
- março (10)
- fevereiro (8)
- janeiro (1)
- novembro (20)
- outubro (1)
- setembro (17)
- agosto (9)
- julho (1)
- junho (1)
- maio (10)
- abril (13)
- março (13)
- fevereiro (11)
- janeiro (1)
- novembro (14)
- outubro (18)
- setembro (23)
- agosto (24)
- maio (16)
- abril (9)
- março (28)
- fevereiro (26)
Marcadores
- 5º semestre
- 6º semestre
- 7º semestre
- 8º semestre
- 9º semestre
- Abordagens humanistas em Psicologia
- Ações sociais junto à criança
- ao adolescente e à terceira idade
- Comportamento humano nas organizações
- Desdobramentos da teoria Psicanalítica
- Dicas
- Direito da criança do adolescente e estatuto do idoso
- Educação inclusiva
- Ética profissional
- Filosofia comunicação e ética
- Fisiologia
- LIBRAS
- Métodos de pesquisa
- Neurofisiologia
- Pesquisa de campo em Psicologia
- Práticas sociais e subjetividade
- Processos Grupais
- Projeto de pesquisa em Psicologia
- Psicodiagnóstico
- Psicologia Cognitiva
- Psicologia Comportamental
- Psicologia Comunitária
- Psicologia Construtivista
- Psicologia do Cotidiano
- Psicologia e Políticas Públicas
- Psicologia escolar
- Psicologia Fenomenológica
- Psicologia Geral Experimental
- Psicologia integrada
- Psicologia Jurídica
- Psicologia organizacional e do trabalho
- Psicologia social
- Psicologia Sócio-Interacionista
- Psicometria
- Psicopatologia especial
- Psicopatologia geral
- Relações étnico-raciais no Brasil
- Técnicas de entrevista e observação
- Temas em Psicologia Social
- Temáticas de Pesquisa em Psicologia
- Teoria Psicanalítica
Visualizações
Tecnologia do Blogger.
Comentários Recentes
isabella on Psicologia
Ariana on Psicologia
Maria on Psicologia
Bella on Psicologia
0 comentários: