Resumo da aula de PPP (29/10)
Postado em Psicologia e Políticas Públicas
-Trabalho é associado com sofrimento e cidadania, honra,
honestidade.
-Lei do ventre livre: todas as crianças que nascessem após
aquela data seriam “livres”. Não acontecia, pois não tinham como sobreviver,
assim como com a abolição dos escravos (não tinha emprego para todos).
-Crianças escravas tinham um dono; índios – tribo/jesuítas;
crianças de família (ricos e pobres). Penalidades: cárcere, calabouço, 400 chibatadas
(idéias de diminuir a frequência do comportamento).
-Menor abandonado exigiu em novo pensamento: ideia de
tutela, ações sociais. Juiz de órfãos/juiz de menires, pois havia a ideia de
que o menor abandonado seria menor infrator. A “solução” dada era o trabalho
(como punição e prevenção). O tutor pode ser o estado, parente (que vai
responder e assinar pelo menor).
-Tripé: menoridade penal, trabalho infantil, pátrio poder
(quem responde por quem antes dos 18).
-Justiça: correcional, repressiva e preventiva.
-Prevenção: ideia de relacionamento mútuo (valores éticos).
Punição e reabilitação.
-Escola, família, religião, mídia para manter o status quo.
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