sábado, 7 de novembro de 2015
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-Trabalho é associado com sofrimento e cidadania, honra,
honestidade.
-Lei do ventre livre: todas as crianças que nascessem após
aquela data seriam “livres”. Não acontecia, pois não tinham como sobreviver,
assim como com a abolição dos escravos (não tinha emprego para todos).
-Crianças escravas tinham um dono; índios – tribo/jesuítas;
crianças de família (ricos e pobres). Penalidades: cárcere, calabouço, 400 chibatadas
(idéias de diminuir a frequência do comportamento).
-Menor abandonado exigiu em novo pensamento: ideia de
tutela, ações sociais. Juiz de órfãos/juiz de menires, pois havia a ideia de
que o menor abandonado seria menor infrator. A “solução” dada era o trabalho
(como punição e prevenção). O tutor pode ser o estado, parente (que vai
responder e assinar pelo menor).
-Tripé: menoridade penal, trabalho infantil, pátrio poder
(quem responde por quem antes dos 18).
-Justiça: correcional, repressiva e preventiva.
-Prevenção: ideia de relacionamento mútuo (valores éticos).
Punição e reabilitação.
-Escola, família, religião, mídia para manter o status quo.
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II – Métodos
-Sujeitos: quem? Quantos? Onde? Por que? Função; faixa etária; gênero; escolaridade; sócio econômico.
-Instrumentos (coleta de dados e análise de dados): indicar/justificar o instrumento (que tipo de entrevista? Por que entrevista? Segundo quem? Por que observação? Análise de dados por análise de conteúdo); descrever os procedimentos. O roteiro da entrevista deve estar pronto.
-Ressalvas éticas: quais os cuidados éticos?
-Aparatos: materiais utilizados na entrevista e na análise (não entra o roteiro de entrevista, este será citado nos instrumentos da coleta de dados) – gravador, software, caderno de campo etc.
-Cronograma: resultados, discussão e conclusão.
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