Resumo da aula de PG (25/02)
Postado em Processos Grupais
-Período
entre guerras, pós-guerra (2ª Guerra Mundial), houve um período de intensa
mobilização existencial (estancar m pensamento reflexivo sobre o que é o
homem). Resguarda questão ontológica (o que é o Ser?) e como lidar com o outro
(algo estranho). A partir disso se constrói uma cultura de direitos humanos.
-É no
grupo que também nos estranhamos (somos semelhantes e, ao mesmo tempo,
diferentes).
-Psicologia
social responde a mobilização existencial através dos grupos (através dos
pequenos grupos).
-Estados
Unidos: modelo de produção capitalista industrial, discurso político ideológico
da democracia. Divergência de ideias quando o capitalismo propõe produção em
massa para consumo em massa (visando lucro/crescimento de estudos sobre massa),
com a mais valia (riqueza no bolso de poucos), promovendo desigualdade
econômica e social. Ao mesmo tempo, o discurso ideológico democrático propõe
direitos, equidade, liberdade.
-A
ideia que sustenta o capitalismo é a ideologia neoliberal: ideia de que o
indivíduo é responsável pelo seu sucesso, gerando culpabilização e
naturalizando este processo (discurso de que a mudança é utópica).
-A
Psicologia social começa a fazer uma leitura da Psicologia como um todo e sabe
que tem uma relação intrínseca com os fenômenos sócio históricos.
-Psicologia
social psicológica: leitura cognitiva para o social, com foco no indivíduo,
imaginando que o grupo é um grande indivíduo (psicologização do grupo).
Entendia como o indivíduo era afetado pelo grupo (ainda visão psicologizante).
Não tem grande capacidade crítica do sistema, não o combate e nem as suas
contradições.
-Na
Europa, a Psicologia social sociológica era mantida pelo marxismo dialético,
fenomenologia e existencialismo. Não acata o sistema, questiona e diz que a
divisão “indivíduo e grupo” não existe, pois somos seres sociais e psicológicos
juntos, o tempo todo (dialético). É uma dinâmica nova que surge. Dependendo das
forças que se instalam no grupo, o indivíduo pode ser completamente diferente
em um, do que em outro. Passa-se a pensar o homem de outra forma, sem a ideia
de uma personalidade/subjetividade pronta (eixo fechado), mas sim com forças
que contribuem para que ele se comporte de determinada maneira. Não somos nada,
mudamos constantemente. O método é dialético (Eu e Social, ao invés de Eu ou
Social).
-Auguste
Comte (pai do positivismo e da Psicologia social) afirmava que as ciências
necessitavam ter um objeto positivo e que a Psicologia jamais seria ciência.
Quis fazer uma sociologia científica. Psicologia se pergunta se o indivíduo
existe no social, é preciso pensar o vínculo (interação social).
-Na
Europa, os ancestrais da Psicologia social: Wundt (Psicologia experimental,
1879, 1º laboratório de Psicologia) constrói a Psicologia cultural, onde afirma
que existem fenômenos coletivos muito complexos para irem ao laboratório.
-Émile
Durkheim: fenômenos sempre são explicados por fenômenos coletivos (exemplo:
suicídio).
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