segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016
fev
2016
22
-Apresentação do plano de ensino.
-Objetivos do curso:
1. Fundamentos históricos e epistemológicos das
teorias sobre grupos
Pluralidade de
teorias (cada teórico com a sua visão/linha à técnicas, exemplo:
grupo). S (sujeito que quer conhecer) – (método) O (mundo/objeto) à S-O. A relação da equação epistemológica se transforma mediante a teoria. Existe uma
visão de homem e mundo. Histórico: falar de grupo é falar de homem moderno.
Psicologia social com Psicologia organizacional, os grupos se encontram. O
homem moderno é social (valoriza a convivência social, processos de
socialização e identidade) e reflexivo (olha para si mesmo). Quando olha para
si mesmo, passa pelo outro, que é o espelho de quem somos. Demanda
psicossocial: está dentro do capitalismo industrial, focado na produtividade /
tudo relacionado ao contexto.
2. Avaliação dos fenômenos da interação humana
Interação humana:
vínculo (P. Riviere), existência, papeis à cada um fala de uma
maneira. Promoção de saúde através do trabalho em grupo. Hoje a ideia de grupo
é muito mais vivencial, existencial.
3. Técnicas em abordagem vivencial
Leituras:
Livro: Pichon Riviere, Processo grupal.
Livro: MINICUCCI, A. Dinâmica de
grupo – teorias e sistemas.
Leitura para a próxima aula:
BARRETO, M. Dinâmica de grupo: história prática e vivências – capítulo 1.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Páginas
Trabalho de PPP
II – Métodos
-Sujeitos: quem? Quantos? Onde? Por que? Função; faixa etária; gênero; escolaridade; sócio econômico.
-Instrumentos (coleta de dados e análise de dados): indicar/justificar o instrumento (que tipo de entrevista? Por que entrevista? Segundo quem? Por que observação? Análise de dados por análise de conteúdo); descrever os procedimentos. O roteiro da entrevista deve estar pronto.
-Ressalvas éticas: quais os cuidados éticos?
-Aparatos: materiais utilizados na entrevista e na análise (não entra o roteiro de entrevista, este será citado nos instrumentos da coleta de dados) – gravador, software, caderno de campo etc.
-Cronograma: resultados, discussão e conclusão.
Postagens
- novembro (2)
- outubro (3)
- setembro (2)
- agosto (3)
- julho (1)
- maio (6)
- abril (1)
- março (3)
- fevereiro (2)
- janeiro (1)
- novembro (8)
- outubro (20)
- setembro (3)
- agosto (9)
- julho (1)
- maio (14)
- abril (20)
- março (10)
- fevereiro (8)
- janeiro (1)
- novembro (20)
- outubro (1)
- setembro (17)
- agosto (9)
- julho (1)
- junho (1)
- maio (10)
- abril (13)
- março (13)
- fevereiro (11)
- janeiro (1)
- novembro (14)
- outubro (18)
- setembro (23)
- agosto (24)
- maio (16)
- abril (9)
- março (28)
- fevereiro (26)
Marcadores
- 5º semestre
- 6º semestre
- 7º semestre
- 8º semestre
- 9º semestre
- Abordagens humanistas em Psicologia
- Ações sociais junto à criança
- ao adolescente e à terceira idade
- Comportamento humano nas organizações
- Desdobramentos da teoria Psicanalítica
- Dicas
- Direito da criança do adolescente e estatuto do idoso
- Educação inclusiva
- Ética profissional
- Filosofia comunicação e ética
- Fisiologia
- LIBRAS
- Métodos de pesquisa
- Neurofisiologia
- Pesquisa de campo em Psicologia
- Práticas sociais e subjetividade
- Processos Grupais
- Projeto de pesquisa em Psicologia
- Psicodiagnóstico
- Psicologia Cognitiva
- Psicologia Comportamental
- Psicologia Comunitária
- Psicologia Construtivista
- Psicologia do Cotidiano
- Psicologia e Políticas Públicas
- Psicologia escolar
- Psicologia Fenomenológica
- Psicologia Geral Experimental
- Psicologia integrada
- Psicologia Jurídica
- Psicologia organizacional e do trabalho
- Psicologia social
- Psicologia Sócio-Interacionista
- Psicometria
- Psicopatologia especial
- Psicopatologia geral
- Relações étnico-raciais no Brasil
- Técnicas de entrevista e observação
- Temas em Psicologia Social
- Temáticas de Pesquisa em Psicologia
- Teoria Psicanalítica
Visualizações
Tecnologia do Blogger.
Comentários Recentes
isabella on Psicologia
Ariana on Psicologia
Maria on Psicologia
Bella on Psicologia
0 comentários: