Resumo da aula de PC (04/08)
Postado em Psicologia Cognitiva
-Apresentação do plano de ensino.
-Portal recomendado: PUBMED.
-1º Bimestre:
terapia cognitiva.
-2º Bimestre:
terapia narrativa e terapia construtivista.
-O professor sempre estará disponível para responder
questões sobre a disciplina. Todo aluno tem o direito de perguntar e o
professor ficará feliz quando isso acontecer.
-A disciplina também terá EDs e todas as questões serão feitas
na vista de prova da NP1. Respostas iguais ou plagiadas serão motivo para
REPROVAÇÃO.
Bibliografia do plano
de ensino e como será trabalhada
·
Básica
(Apenas alguns
capítulos) - ABREU C. N, ROSO, M.
Psicoterapias Cognitiva e Construtivista: novas fronteiras da prática clínica.
Porto Alegre: Artmed, 2003.
(Apenas alguns
capítulos) - BECK, A. T.; ALFORD,B. A. O poder integrador da terapia cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2000. GONÇALVESM. M.
(Apenas alguns
capítulos) - GONÇALVES, O. F.
Psicoterapia, Discurso e Narrativa: A construção conversacional da mudança.
Coimbra / Portugal: Quarteto, 2007.
·
Complementar
(Será o mais
utilizado, recomenda-se ter) - BECK,
J. S. Terapia Cognitiva: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed, 1997.
(Não usaremos) -
FERREIRA, R. F. Construtivismo: um momento
de síntese ou uma nova tese? Cadernos de Psicologia, v. 4, n. 1, p. 27-39.
Ribeirão Preto: 2001.
(Difícil de
encontrar; usaremos no 2º bimestre; capítulos de 1 a 4) - GONÇALVES, O. Psicoterapia Cognitiva Narrativa: manual de
terapia breve. Campinas: Editorial Psy, 1998.
(Alguns capítulos no
2º bimestre) - GRANDESSO, M. A. Sobre
a reconstrução do significado: uma análise epistemológica e hermenêutica da
prática clínica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.
(Alguns capítulos no
2º bimestre) - WHITE J. R, FREEMAN A.
Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupo: para populações e problemas
específicos. São Paulo: Editora Roca, 2003.
-Ciência:
provada empiricamente e pode ser replicada. Processo longo de estudos e
experimentos.
-Terapia cognitiva:
mais testada/avaliada no mundo. Considerada padrão para 85% dos transtornos
psiquiátricos (mais eficaz).
-Tudo depende dos significados que a pessoa atribui. Não
podemos colocar nossas crenças, pontos de vista ou interpretações sobre as do
paciente, pois para ele aquilo é importante, real e significativo. O mundo não
é do jeito que é, e sim o que o paciente vê.
Para a próxima aula: BECK, A. T.; ALFORD, B. A. O poder integrador da terapia cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2000. GONÇALVES M. M., CAPÍTULO 1: "Desenvolvimento inicial da teoria cognitiva" e "10 axiomas da terapia cognitiva".
Para a próxima aula: BECK, A. T.; ALFORD, B. A. O poder integrador da terapia cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2000. GONÇALVES M. M., CAPÍTULO 1: "Desenvolvimento inicial da teoria cognitiva" e "10 axiomas da terapia cognitiva".
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