Resumo da aula (12/02)
Postado em Psicometria
Teoria da medida --> Contexto dos testes e escalas psicométricas
Ciência
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Matemática
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Objeto
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Fenômenos naturais
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Símbolo numérico
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Atitude
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Empírica
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Transcendental
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Método
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Observação /
controle
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Dedução
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Verdade
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Fato
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Teorema
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Certeza
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Relativa
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Absoluta
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Critério de
verdade
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Teste empírico
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Consistência interna
do aprimoramento
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Ciência: vantagens no uso da matemática (sai do senso comum).
Problemas básicos:
1-Representação ou isomorfismo (igualdade dos mundos - matemática e ciência).
É justificável designar ou expressar objetos ou fenômenos naturais através de números?
1-Representação ou isomorfismo (igualdade dos mundos - matemática e ciência).
É justificável designar ou expressar objetos ou fenômenos naturais através de números?
2-Diferentes níveis e qualidade ou precisão.
3-Erro: instrumentos, diferenças do observador, erros aleatórios.
-Número matemático: unívoco, pontual (1 é 1, 2 é 2).
-Nos fenômenos naturais: intervalo. Número estatístico (sem certezas).
-Nos fenômenos naturais: intervalo. Número estatístico (sem certezas).
-Nenhuma medida é isenta de erro.
Base axiomática da medida (princípios nos quais se baseiam):
1-Identidade: igualdade (um número é ele mesmo e somente ele mesmo).
a=a / b ≠ a.
a=b / b=a.
a=b / b=c / a=c.
a=a / b ≠ a.
a=b / b=a.
a=b / b=c / a=c.
2-Ordem: são diferentes e seguem uma ordem linear.
a>b / b ≠ a.
a>b / b>c / a>c ou a>b ou b>a
a>b / b ≠ a.
a>b / b>c / a>c ou a>b ou b>a
3-Aditividade: os números podem ser somados (ordem não interfere).
a+b = b+a.
(a+b)+c = a+(b+c).
2+3 = 5.
2-3 = 2+(-3).
2×3 = 2+2+2.
4÷2 = 1/2 + 1/2 + 1/2 + 1/2.
a+b = b+a.
(a+b)+c = a+(b+c).
2+3 = 5.
2-3 = 2+(-3).
2×3 = 2+2+2.
4÷2 = 1/2 + 1/2 + 1/2 + 1/2.
Aditividade --> ordem / identidade.
Ordem --> identidade.
Identidade --> identidade.
Ordem --> identidade.
Identidade --> identidade.
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