Resumo da aula (12/02)
Postado em Psicologia Construtivista
ESTÁGIOS OU PERÍODOS DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
SENSÓRIO MOTOR - 0 a 2 anos - a criança não dispõe da função simbólica (principalmente linguagem), não sendo,
portanto, capaz de evocar as pessoas ou objetos na ausência deles;
-não tem
afetividade definida, embora seja sensível aos estímulos.
-estágio mais importante.
PRÉ OPERATÓRIO ou OBJETIVO SIMBÓLICO - 2a 6/7 anos - instala-se a função simbólica, principalmente pelo uso da
linguagem. Pela fala consegue reconstituir suas ações passadas e antecipar suas
ações futuras;
- como seu
desenvolvimento mental passa a apresentar a possibilidade de trocas entre
indivíduos (socialização da ação) e de um pensamento que tem como base a
linguagem interior e dos sistemas de signos (interiorização da ação);
- a
afetividade apresenta significativa evolução (simpatia, antipatia, respeito,
etc.)
-fase da fantasia, animismo (atribuir alma aos objetos), amigo imaginário, repetição da ação.
OPERACIONAL CONCRETO - 6/7 anos a 11/12 anos - período das
operações lógicas e reversíveis.
- consegue
pensar a realidade, embora precise usar como referências objetos concretos;
- apta a
classificação, seriação, probabilidade, etc.
OPERAÇÕES FORMAIS OU ABSTRATAS - inicia-se com 11 a 12 anos
-
capacidade de distinguir entre o real e o possível;
- usa
hipóteses e raciocínio;
-
pensamento se torna abstrato.
-pensa naquilo que está por vir.
-pensa naquilo que está por vir.
-O desenho, traz em seu conteúdo a expressão do sentir e pensar de um individuo. E na criança, tem o significado da expressão do seu desenvolvimento motor e aquisições do seu relacionamento com o meio social.
-Parte superior do papel: cabeça, o intelecto, a imaginação, a curiosidade e o desejo de descobrir coisas novas.
-Parte inferior: necessidades físicas e materiais que pode ter a criança.
-Lado esquerdo: pensamentos que giram em torno ao passado, enquanto o lado direito, ao futuro.
-Se o desenho se situa no centro do
papel, representa o momento atual.
-Os desenhos com formas grandes
mostram certa segurança, enquanto os de formas pequenas parecem ser feitas por
crianças que normalmente precisam de pouco espaço para se expressar. Podem
também sugerir uma criança reflexiva ou com falta de confiança.
-Os traços contínuos, sem interrupções,
parecem denotar um espírito dócil, enquanto o apagado ou falhado, pode revelar
uma criança um pouco insegura e impulsiva.
-Uma boa preensão indica entusiasmo
e vontade. Quanto mais forte seja o desenho, mais agressividade existirá.
Cores do desenho:
•
O vermelho representa
a vida, o ardor, o ativo;
•o
amarelo,
a curiosidade e alegria de viver;
• o laranja, necessidade de contato social e
público, impaciência;
• o azul, a paz e a tranqüilidade;
• o verde, certa maturidade, sensibilidade e
intuição;
•o
negro representa
o inconsciente;
•o marrom, a segurança e planejamento.
• É necessário acrescentar que o
desenho de uma só cor, pode denotar preguiça ou falta de motivação.
-Não devemos generalizar esses tipos de interpretação, pois cada criança é um mundo.
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