sábado, 15 de fevereiro de 2014

0

Resumo da aula (14/02)

Postado em
-Comportamento: interação entre organismo e ambiente.
-Organismo: qualquer ser vivo.
-Ambiente: mundos físico e social, nossa história de vida e nossa interação com nós mesmos (pensamentos, sensações). Principal ambiente: meio social.

-Interação: ambiente altera organismo (S → R), organismo altera ambiente (R → C).
-S elicia R.

-Comportamento respondente: reflexo.
-Reflexos inatos (incondicionados - característicos da espécie) e aprendidos (condicionados - característicos do indivíduo).
-Condicionamento: aprendizagem por experiência. Pessoas não são condicionadas, reflexos são condicionados.
-Reflexos estão bastante relacionados à sensações e emoções.

-Intensidade: características dos estímulos. Magnitude: características das respostas. Quanto mais intenso o estímulo, maior a resposta.
-Lei do limiar: intensidade mínima para resposta.
-Latência: intervalo entre dois eventos (S → R). Quanto maior a intensidade do estímulo, maior a duração da resposta.
-Habituação ou adaptação: quanto mais exposto a um mesmo estímulo, menor o efeito  da resposta.
-Potencialização ou facilitaçãoquanto mais exposto a um mesmo estímulo, maior o efeito  da resposta.
-Somação: eliciação de uma resposta por um estímulo abaixo do limiar, quando é apresentado várias vezes. S+S+S+S = R.
-Sensibilização: aumento do efeito eliciador de um estímulo devido a apresentação de outros estímulos.
S incondicionado = R incondicionado               →              S condicionado = R condicionada
(comida)                     (salivação)                                             (som)                (salivação)
      +
S neutro (som)

-Estímulo neutro: NS.
-Estímulo incondicionado: IS.
-Estímulo condicionado: CS.
-Resposta incondicionada: IR.
-Resposta condicionada: CR.

0 comentários: