Resumo da aula (10/03)
Postado em Relações étnico-raciais no Brasil
-Formação
de comunidades quilombolas: forma de resistência contra a condição
de escravo.
-Luis
Gama: nasceu livre, foi vendido pelo pai para pagar dívidas. Virou
escravo doméstico, onde convivia com crianças, filhas do senhor,
que eram alfabetizadas e acabou aprendendo junto. Cursou Direito e
foi responsável pelo processo de alforria de negros quilombolas.
-Educação
básica das comunidades quilombolas.
-Respeitar
a cultura, a tradição e a língua.
-Muitas
comunidades sofreram um processo de aculturação.
-Um
dos motivos para se tornar escravo: quitar dívidas.
-Como
os escravos vinham para o Brasil: etnias africanas entravam em
guerra, a que vencesse, ganharia o direito de escravizar a outra.
Famílias eram trazidas com o tráfico negreiro. Doentes eram jogados
ao mar, sobreviventes iam para o mercado para serem vendidos. Cada um
ia para uma parte do Brasil (famílias separadas).
-Se
comunicam através da música, pois falam diferentes línguas.
-Importante
resgatar a história.
-Todos
da comunidade participam do PPE (projeto pedagógico escolar).
-Escolas
diferenciadas, ensino do português e suas línguas de origem,
buscadas através de resquícios da história.
-Respeitar
a tradição afrobrasileira.
-Objetivos:
orientar os sistemas de ensino de educação básica da união dos
estados e municípios na elaboração, desenvolvimento e avaliação
de seus projetos educativos.
-Princípios:
direito a igualdade, liberdade, diversidade, pluralidade e
diversidade religiosa.
-Núcleos
de pesquisa a partir de 1990 dedicados ao estudo da questão étnica.
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