sexta-feira, 14 de março de 2014
mar
2014
14
-Exibição
de um trecho do filme “Arquitetura do Mal” que mostra a
influência do comportamento.
-Slides.
-Opinião:
vivência, informação, crenças / valores, imagem.
-Comportamento
depende da situação social (contexto).
-Pensamento
pe anterior a atitude (cognição social).
-Heurística:
atalhos mentais. Métodos rápidos para chegar à conclusões.
-Atribuição
da causalidade: necessidade de vivermos num mundo relativamente
estável e previsível.
-Atitude:
consequência direta do processo de tomada de conhecimento do
ambiente social que nos circunda (crenças e cognições, carga
afetiva pró ou contra). Variáveis intervenientes.
-Componente
cognitivo: representação cognitiva deste objeto.
-Componente
afetivo: sentimento pró ou contra um determinado objeto social.
-Componente
comportamental: componente ativo, instigador de comportamentos
coerentes com as cognições e os afetos relativos aos objetos
atitudinais.
-Atitude
não é comportamento, mas pode prevê-lo.
-Existe
consistência e inconsistência nos três componentes da atitude e no
comportamento.
-Comportamento
é resultante de múltiplas atitudes.
Fishbein
e Ajzen:
-Predizer
comportamentos: atitude das pessoas, percepção do que outras
pessoas esperam que ela faça e sua motivação a conformar-se a esta
expectativa (norma subjetiva).
-Obrigação
moral: comportamentos em situações que envolvem aspectos
morais.
-Controle:
capacidade de controlar o comportamento. Não podemos ter a intenção
de nos comportarmos de maneira que fuja ao nosso controle.
-Valores
encerram uma infinidade de atitudes.
-Allport,
Vernon e Lindzey: escala para a classificação das pessoas de
acordo com a importância que davam a: teoria, estética, praticabilidade, atividade social, poder e religião.
-Aprendidas
através de reforço e modelagem.
-Servem
para lidar com o ambiente social.
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Trabalho de PPP
II – Métodos
-Sujeitos: quem? Quantos? Onde? Por que? Função; faixa etária; gênero; escolaridade; sócio econômico.
-Instrumentos (coleta de dados e análise de dados): indicar/justificar o instrumento (que tipo de entrevista? Por que entrevista? Segundo quem? Por que observação? Análise de dados por análise de conteúdo); descrever os procedimentos. O roteiro da entrevista deve estar pronto.
-Ressalvas éticas: quais os cuidados éticos?
-Aparatos: materiais utilizados na entrevista e na análise (não entra o roteiro de entrevista, este será citado nos instrumentos da coleta de dados) – gravador, software, caderno de campo etc.
-Cronograma: resultados, discussão e conclusão.
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