Resumo da aula (12/03)
Postado em Psicologia Construtivista
-Slides.
-Piaget: psicologia do desenvolvimento cognitivo.
-Todo organismo se adapta (assimilação + acomodação = adaptação).
-Organização espontânea das ações: à medida que amadurecemos, organizamos nossas ações (aprimoramos).
-0 a 2 anos é o momento mais importante.
-As ações levam a uma estrutura lógica do pensamento através da interiorização dos símbolos (palavras, imagens). Quanto mais palavras conheço, mais organizo o pensamento e consigo lidar com as coisas.
-Trabalhou na padronização dos testes de inteligência (Binet) e constatou que os erros impulsionam os acertos.
-Começa a elaborar o método clínico: padronização, controle, medição de tempo dão lugar aos aspectos psicológicos do sujeito. Respeita as influências ambientais, todas as respostas são interpretadas com o intuito de se entender o processo que as gerou.
-No método clínico o erro é visto como um trampolim para novas aprendizagens.
-Estudou o desenvolvimento da linguagem e do pensamento, julgamento moral, adaptação.
-Dedica-se a epistemologia genética onde busca como se da o desenvolvimento do conhecimento, e não o desenvolvimento das estruturas mentais apenas.
-Adaptação é a essência do funcionamento intelectual e biológico.
-Processo contínuo. Um organismo interage com o meio de modo a reconstituir-se, a fim de encontrar melhores condições de sobrevivência.
-Acomodação: processo de saída / compreensão (integração do objeto).
-Assimilação: processo de entrada (coisas, pessoas, experiências).
-Assimilação + acomodação = estado de equilíbrio (mudança entre e organismo e o meio).
-Compreender o sujeito epistêmico/universal, sem enfatizar a classe social, a influência do meio.
-Visão estruturalista da mente humana por considerá-la em sua totalidade (se transforma em se auto regula).
-Sujeito epistêmico= sujeito universal: possui a mesma característica cognitiva e biológica no mundo inteiro.
-Em cada momento do desenvolvimento, uma estrutura mental é responsável pela forma particular de se abordar o meio e de se emitir determinadas respostas.
-Assimilamos a realidade através da percepção, da linguagem e da afetividade.
3 formas equilibração:
-No processo de equilibração há uma perturbação: desequilíbrio nas interações, e a possibilidade de supera-los pode ser procurada na reequilibração majorante.
-Nem toda perturbação corresponde a uma regulação.
-Feedbacks positivos: perturbações se opõem à acomodação, mas traz bons resultados.
-Feedbacks negativos: quando as perturbações implicam em fracassos e erros.
-Compensação: ação no sentido contrário à determinado efeito, que tende a neutralizar ou anular esse efeito. Forma de regulação, o sujeito pode reagir ou antecipar às mudanças / perturbações.
-Equilibração majorante garante passagem continua de um nível ao seguinte, bem como o melhoramento progressivo das estruturas que o caracterizam.
-Piaget: psicologia do desenvolvimento cognitivo.
-Todo organismo se adapta (assimilação + acomodação = adaptação).
-Organização espontânea das ações: à medida que amadurecemos, organizamos nossas ações (aprimoramos).
-0 a 2 anos é o momento mais importante.
-As ações levam a uma estrutura lógica do pensamento através da interiorização dos símbolos (palavras, imagens). Quanto mais palavras conheço, mais organizo o pensamento e consigo lidar com as coisas.
-Trabalhou na padronização dos testes de inteligência (Binet) e constatou que os erros impulsionam os acertos.
-Começa a elaborar o método clínico: padronização, controle, medição de tempo dão lugar aos aspectos psicológicos do sujeito. Respeita as influências ambientais, todas as respostas são interpretadas com o intuito de se entender o processo que as gerou.
-No método clínico o erro é visto como um trampolim para novas aprendizagens.
-Estudou o desenvolvimento da linguagem e do pensamento, julgamento moral, adaptação.
-Dedica-se a epistemologia genética onde busca como se da o desenvolvimento do conhecimento, e não o desenvolvimento das estruturas mentais apenas.
-Adaptação é a essência do funcionamento intelectual e biológico.
-Processo contínuo. Um organismo interage com o meio de modo a reconstituir-se, a fim de encontrar melhores condições de sobrevivência.
-Acomodação: processo de saída / compreensão (integração do objeto).
-Assimilação: processo de entrada (coisas, pessoas, experiências).
-Assimilação + acomodação = estado de equilíbrio (mudança entre e organismo e o meio).
-Compreender o sujeito epistêmico/universal, sem enfatizar a classe social, a influência do meio.
-Visão estruturalista da mente humana por considerá-la em sua totalidade (se transforma em se auto regula).
-Sujeito epistêmico= sujeito universal: possui a mesma característica cognitiva e biológica no mundo inteiro.
-Em cada momento do desenvolvimento, uma estrutura mental é responsável pela forma particular de se abordar o meio e de se emitir determinadas respostas.
-Assimilamos a realidade através da percepção, da linguagem e da afetividade.
3 formas equilibração:
1-
entre a assimilação dos objetos aos esquemas de ação do sujeito
(coordenação da ação / saber fazer) e a acomodação destes
objetos - assimilação X acomodação.
2
- assegura as interações entre si subsistemas ou
esquemas,equilibração pela diferenciação.
3-
interação entre os subsistemas e a totalidade (equilibração pela
integração) - equilibração majorante.
-No processo de equilibração há uma perturbação: desequilíbrio nas interações, e a possibilidade de supera-los pode ser procurada na reequilibração majorante.
-Nem toda perturbação corresponde a uma regulação.
-Feedbacks positivos: perturbações se opõem à acomodação, mas traz bons resultados.
-Feedbacks negativos: quando as perturbações implicam em fracassos e erros.
-Compensação: ação no sentido contrário à determinado efeito, que tende a neutralizar ou anular esse efeito. Forma de regulação, o sujeito pode reagir ou antecipar às mudanças / perturbações.
-Equilibração majorante garante passagem continua de um nível ao seguinte, bem como o melhoramento progressivo das estruturas que o caracterizam.
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