sexta-feira, 14 de março de 2014

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Resumo da aula (12/03)

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-Piaget: psicologia do desenvolvimento cognitivo.


-Todo organismo se adapta (assimilação + acomodação = adaptação).

-Organização espontânea das ações: à medida que amadurecemos, organizamos nossas ações (aprimoramos).

-0 a 2 anos é o momento mais importante.

-As ações levam a uma estrutura lógica do pensamento através da interiorização dos símbolos (palavras, imagens). Quanto mais palavras conheço, mais organizo o pensamento e consigo lidar com as coisas.

-Trabalhou na padronização dos testes de inteligência (Binet) e constatou que os erros impulsionam os acertos.

-Começa a elaborar o método clínico: padronização, controle, medição de tempo dão lugar aos aspectos psicológicos do sujeito. Respeita as influências ambientais, todas as respostas são interpretadas com o intuito de se entender o processo que as gerou.

-No método clínico o erro é visto como um trampolim para novas aprendizagens.

-Estudou o desenvolvimento da linguagem e do pensamento, julgamento moral, adaptação.

-Dedica-se a epistemologia genética onde busca como se da o desenvolvimento do conhecimento, e não o desenvolvimento das estruturas mentais apenas.

-Adaptação é a essência do funcionamento intelectual e biológico.

-Processo contínuo. Um organismo interage com o meio de modo a reconstituir-se, a fim de encontrar melhores condições de sobrevivência.


-Acomodação: processo de saída / compreensão (integração do objeto).

-Assimilação: processo de entrada (coisas, pessoas, experiências).

-Assimilação + acomodação = estado de equilíbrio (mudança entre e organismo e o meio).


-Compreender o sujeito epistêmico/universal, sem enfatizar a classe social, a influência do meio.

-Visão estruturalista da mente humana por considerá-la em sua totalidade (se transforma em se auto regula).

-Sujeito epistêmico= sujeito universal: possui a mesma característica cognitiva e biológica no mundo inteiro.

-Em cada momento do desenvolvimento, uma estrutura mental é responsável pela forma particular de se abordar o meio e de se emitir determinadas respostas.

-Assimilamos a realidade através da percepção, da linguagem e da afetividade.


3 formas equilibração:
1- entre a assimilação dos objetos aos esquemas de ação do sujeito (coordenação da ação / saber fazer) e a acomodação destes objetos - assimilação X acomodação.

2 - assegura as interações entre si subsistemas ou esquemas,equilibração pela diferenciação.

3- interação entre os subsistemas e a totalidade (equilibração pela integração) - equilibração majorante.


-No processo de equilibração há uma perturbação: desequilíbrio nas interações, e a possibilidade de supera-los pode ser procurada na reequilibração majorante.

-Nem toda perturbação corresponde a uma regulação.


-Feedbacks positivos: perturbações se opõem à acomodação, mas traz bons resultados.

-Feedbacks negativos: quando as perturbações implicam em fracassos e erros.


-Compensação: ação no sentido contrário à determinado efeito, que tende a neutralizar ou anular esse efeito. Forma de regulação, o sujeito pode reagir ou antecipar às mudanças / perturbações.

-Equilibração majorante garante passagem continua de um nível ao seguinte, bem como o melhoramento progressivo das estruturas que o caracterizam.

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