Resumo da aula (28/03)
Postado em Psicologia Geral Experimental
Controle
Adição de um
estímulo
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Retirada de um
estímulo
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Consequências
que aumentam a frequência do comportamento
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Reforço positivo
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Reforço negativo*
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Consequências
que diminuem a frequência do comportamento
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Punição
positiva*
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Punição negativa*
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*Controles
aversivos ou coerção.
-Reforço
negativo: fuga (remediar) e esquiva (prevenir).
Punição
-Diminuição
da frequência de comportamentos.
-Devemos
punir e reforçar o comportamento, não a pessoa.
-Muitas
vezes usamos comportamentos aversivos para punir outros
comportamentos e dá errado, pois punimos a pessoa.
-Deixar
de fazer algo é um comportamento punido, e não reforçado
negativamente.
Punição
positiva: adiciona um estímulo aversivo como consequência para
um comportamento.
-Colocar
o dedo na tomada e levar choque.
Punição
negativa: diminui a frequência de um comportamento pela retirada
de um reforçador positivo.
-Castigo:
“se continuar fazendo algo, vai ficar sem algo que foi um reforço
positivo”. Tira o reforçador positivo de outro comportamento.
-Prisão:
tira todos os reforçadores positivos – liberdade, família etc.
-Extinção:
tira o mesmo reforçador positivo que mantinha o comportamento.
Efeitos
colaterais da punição:
- Sentimentos, emoções associadas: frustração, raiva, ansiedade, tristeza etc.
- Formação de aversivos condicionados (aprendidos) – vermelho da caneta do professor.
- Diminuição da variabilidade comportamental.
- Aprendizagem de comportamentos reforçados negativamente (fuga e esquiva).
- Contracontrole: retirada do poder de controle (greve, protesto).
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