sábado, 29 de março de 2014

0

Resumo da aula (28/03)

Postado em
Controle

Adição de um estímulo
Retirada de um estímulo
Consequências que aumentam a frequência do comportamento
Reforço positivo
Reforço negativo*
Consequências que diminuem a frequência do comportamento
Punição positiva*
Punição negativa*
*Controles aversivos ou coerção.
-Reforço negativo: fuga (remediar) e esquiva (prevenir).


Punição

-Diminuição da frequência de comportamentos.

-Devemos punir e reforçar o comportamento, não a pessoa.

-Muitas vezes usamos comportamentos aversivos para punir outros comportamentos e dá errado, pois punimos a pessoa.

-Deixar de fazer algo é um comportamento punido, e não reforçado negativamente.


Punição positiva: adiciona um estímulo aversivo como consequência para um comportamento.
-Colocar o dedo na tomada e levar choque.

Punição negativa: diminui a frequência de um comportamento pela retirada de um reforçador positivo.
-Castigo: “se continuar fazendo algo, vai ficar sem algo que foi um reforço positivo”. Tira o reforçador positivo de outro comportamento.
-Prisão: tira todos os reforçadores positivos – liberdade, família etc.


-Extinção: tira o mesmo reforçador positivo que mantinha o comportamento.


Efeitos colaterais da punição:
  1. Sentimentos, emoções associadas: frustração, raiva, ansiedade, tristeza etc.
  2. Formação de aversivos condicionados (aprendidos) – vermelho da caneta do professor.
  3. Diminuição da variabilidade comportamental.
  4. Aprendizagem de comportamentos reforçados negativamente (fuga e esquiva).
  5. Contracontrole: retirada do poder de controle (greve, protesto).

0 comentários: