Resumo da aula (21/03)
Postado em Psicologia Geral Experimental
-Comportamento:
interação entre organismo e ambiente. Comportamento determinado:
ambiente controla o comportamento.
-Controle:
ambiente controla o comportamento. As mudanças no ambiente levam à
mudanças no comportamento.
-Não
temos a sensação de que estamos sendo controlados quando reforçados
positivamente.
-Há
mudanças no ambiente que não percebemos, portanto não são
estímulos.
-Não
existem estímulos por essência, são relativos.
-Controle
aversivo: nos sentimos obrigados / fazemos algo contra nossa
vontade. Se estabelece por contingências de reforço negativo,
punição positiva e punição negativa.
Comportamentos
que “dão certo”:
-Estuda
(comportamento) → aprende (reforço positivo) → vai bem na prova
(reforço a longo prazo).
-Dor
(remediar ou prevenir) → remédio (comportamento negativo) →
ficar sem dor (consequência).
-Punição:
interrompe um comportamento.
-Reforço:
modifica ou mantém um comportamento. A mentira é um comportamento reforçado negativamente.
Comportamentos
que “dão errado” (punição):
-Colocar
o dedo na tomada (punição positiva) → levar choque (adição de
um estímulo).
-Falar
ao celular dirigindo (punição negativa) → perder a saída da
estrada (retirada de um estímulo).
Controle
Adição de um
estímulo
|
Retirada de um
estímulo
|
|
Consequências
que aumentam a frequência do comportamento
|
Reforço positivo
|
Reforço negativo*
|
Consequências
que diminuem a frequência do comportamento
|
Punição
positiva*
|
Punição negativa*
|
*Controles
aversivos ou coerção.
-Reforço
negativo: aumenta a frequência de um comportamento pela retirada
de um estímulo (evitar estímulos aversivos).
-Remediar
situação / fugir de um estímulo aversivo: Fuga (S aversivo
já está presente).
-Postergar
/ atrasar ou prevenir / evitar estímulos aversivos: Esquiva
(S aversivo ainda não está presente).
0 comentários: