quarta-feira, 14 de maio de 2014

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Relatório final de PGE

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-O trabalho deve ser entregue em formato ABNT, inclusive formatação de fonte, espaçamento, citações, bibliografia, etc.
-Importante entregar o quanto antes.
-Após a correção, a professora devolverá o trabalho para que este seja postado no sistema como APS.


Relatório final

I) Introdução
-Revisão da literatura. Conceitos:

  • Observação em nível operante (o que é o comportamento operante?);
  • Modelagem / seleção pelas consequências (controlam / mudam o comportamento) – usamos reforço positivo (o que é?);
  • Extinção (o que é? Como funciona?);
  • Discriminação operante – treino discriminativo (o que é? Como funciona?).


II) Método

A) Materiais (colocar em tópicos todos os materiais utilizados).

B) Procedimento:
1- Observação em nível operante (quais comportamentos? Por quanto tempo?).

2- Modelagem do comportamento de pressão à barra (aproximações sucessivas / quais comportamentos?).

3- Observação do comportamento com a resposta de pressão à barra reforçada continuamente (CRF – reforçamento contínuo / uma resposta de pressão à barra = um reforço / quais contingências?).

4- Extinção do comportamento de pressão à barra (critério arbitrário: 4 minutos).

5- Treino discriminativo (o que é? O que acontecia em SD e Sdelta?).


III) Resultados

A) Comparação NO e CRF
-Texto sobre como era o comportamento do rato, modelagem (deve conter a descrição mais detalhada do que acontece nos gráficos, dos seus resultados).
-Gráfico.
-Legenda: figura 1: “título”. / Descrição mais simples.
-Tabela 1.

B) Extinção da resposta de pressão à barra
- Texto que deve conter a descrição mais detalhada do que acontece nos gráficos, dos seus resultados.
-Gráfico.
-Legenda: figura 2: “título”. / Descrição mais simples.
-Tabela 2.

C) Treino discriminativo
- Texto que deve conter a descrição mais detalhada do que acontece nos gráficos, dos seus resultados. Colocar o Índice discriminativo na descrição pois ele é o critério usado para dizer se o rato aprendeu a discriminação ou não.
-Gráfico.
-Legenda: figura 3: “título”. / Descrição mais simples.
-Tabela 3.


IV) Discussão

-Opinião.
-Comparar teoria com experimento.
-Gráficos semelhantes / diferentes.
-Mudança no ambiente gera mudança no comportamento.


V) Conclusões

-Resumo da discussão (fazer junto com a discussão, já que será pequena e não há como resumir).


VI) Referências bibliográficas

-Moreira e Medeiros.


VII) Anexos


-Fichas de registro.

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