sexta-feira, 9 de maio de 2014
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2014
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1) Erro de estimação: itens que parecem, pela estatística, estar medindo as mesmas coisas.
2) Análise de representação:
A- Consistência interna.
B- Análise fatorial (itens avaliam algo / um fator em comum? Se não for possível generalizar, o teste está errado).
-Correlação positiva: se vai bem em um, vai bem no outro. Estão correlacionados, têm algo em comum.
-Para Spearman, todos os testes cognitivos podiam ser generalizados em 1 fator: fator G (inteligência geral).
3) Análise por hipótese (teoria):
-Validação convergente-discriminante (mostrar que é diferente / diferenciar do outro teste - aplica os 2). Teste e realidade são semelhantes (convergentes) com a teoria.
-Idade.
-Correlação com outros testes.
-Intervenção experimental.
Dificuldades:
-Teoria (muitas críticas).
-Coleta empírica (coletar informações /pesquisa de campo).
-Estatística (calcular).
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II – Métodos
-Sujeitos: quem? Quantos? Onde? Por que? Função; faixa etária; gênero; escolaridade; sócio econômico.
-Instrumentos (coleta de dados e análise de dados): indicar/justificar o instrumento (que tipo de entrevista? Por que entrevista? Segundo quem? Por que observação? Análise de dados por análise de conteúdo); descrever os procedimentos. O roteiro da entrevista deve estar pronto.
-Ressalvas éticas: quais os cuidados éticos?
-Aparatos: materiais utilizados na entrevista e na análise (não entra o roteiro de entrevista, este será citado nos instrumentos da coleta de dados) – gravador, software, caderno de campo etc.
-Cronograma: resultados, discussão e conclusão.
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