sexta-feira, 9 de maio de 2014

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Resumo da aula (30/04)

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Validade

-Medida deve ser congruente com a propriedade medida no objeto.
-Contexto das ciências psicossociais é fundamental.
- Tem sempre mais de 1 passo.
1° período: 1900-1950 - Validade de conteúdo (é preciso ter uma teoria e construir o teste com base nela - não é mais utilizada)

-Garantida pela teoria e construção do teste.
1) Definição do domínio.
2) Definição do universo.
3) Definição da representatividade de
conteúdo.
4) Construção do teste.
5) Análise teórica dos itens.

2° período: 1950-1970 - Validade de critério (baseada em sintomas - utilizada cada vez menos)

-Fase ateórica: não importa a razão, se as respostas forem de acordo com a realidade, o teste é válido.
-Grau de eficácia do teste em predizer um desempenho/comportamento específico de um sujeito (teste + comportamento).
-O desempenho/comportamento é o critério contra o qual o teste é avaliado.
1) Validade preditiva: prever um comportamento (descompasso de tempo /
tempo depois).
2) Validade concorrente: ao mesmo tempo / aplicação e testagem empírica realizadas simultaneamente.
Mais utilizada para:
-Desempenho acadêmico (aluno bom ou ruim).
-Desempenho em treinamento (seleção).
-Desempenho profissional.
-Diagnóstico psiquiátrico.

3° período: 1970-atualidade - Validade construto (teoria + testagem empírica / conteúdo + critério).

-O teste é válido se mede de fato aquilo a que se propõe a medir.
-Tem uma teoria para o teste e uma teoria
para o resultado.

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