sábado, 17 de maio de 2014

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Resumo da aula (13/05)

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A interação simbólica - George Mead  

-Se considera behaviorista social. 

-Gênese do selo (eu). Respondo de uma forma individual, mas a origem está na sociedade. 

-Sociedade como um processo. 

-Indivíduo + sociedade = inter-relacionamento. 

-Aspecto subjetivo do comportamento humano. 

-Obra: mente, self, sociedade. 

1. Sociedade 
-Outro significativo (mãe/cuidador/imitamos e internalizamos os valores apresentados). 

-Atividade gripal se baseia no comportamento cooperativo. 

-Associação humana surge
A) Percepção das intenções do outro (ação através da percepção). 
B) O sujeito constrói sua resposta baseada nas intenções dos outros. 

-As intenções são transmitidas através de gestos (internalizados) que se tornam símbolos. Gestos (sentido comum) → símbolos significantes → adquirem elemento linguístico. 

-Significado é coletivo, sentido é individual. 
Ato → componente significativo → representa uma atividade mental → coloca-se na oposição da outra pessoa → deve-se identificar com ela. 

-Então, comportamento é social (compartilhado de gestos). 

-Compreensão à resposta do outro, responde a si mesmo, compartilha da conduta do outro. 

-Só vivemos em interação com o outro. 

-Comportamento individual age em conjunto com o do grupo. 

2. Self 
-Interage socialmente e psicologicamente. 

-Self: formado por definições dos outros para ver se a si mesmo. 

-Imitamos a sociedade (mãe) para a formação do self. 

-Self: Eu (impulsivo). Mim / Me (sociedade / outro generalizado  imito gestos diferentes até ter o meu, baseado em todos os outros. Compreende os sentidos generalizados). 

3. Mente 
-Mente: sistema nervoso central e córtex. 

-Cérebro: fundamental para a emergência da mente. 

-Sociedade: interação social que usa dos cérebros e forma a mente. Mente usa símbolos significantes. 

-Sem interação social, para nada serve o cérebro. 

-Sem o outro, não existiríamos. 

 -Mead: linguagem media entre indivíduo e sociedade. Sociedade forma o indivíduo. Crítica: não aprofunda em seu trabalho. 

-Herbert e Blumer. 

→ Valorização dos sentidos
→ Sentidos nascem da interação social. 
→ Sentidos são modificados e manipulados através do processo interpretativo. 

 -Sentidos: definição dos objetos - como são definidos.

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