sábado, 17 de maio de 2014
mai
2014
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A interação simbólica - George Mead
-Se considera behaviorista social.
-Gênese do selo (eu). Respondo de uma forma individual, mas a origem está na sociedade.
-Sociedade como um processo.
-Indivíduo + sociedade = inter-relacionamento.
-Aspecto subjetivo do comportamento humano.
-Obra: mente, self, sociedade.
1. Sociedade
-Outro significativo (mãe/cuidador/imitamos e internalizamos os valores apresentados).
-Atividade gripal se baseia no comportamento cooperativo.
-Associação humana surge:
A) Percepção das intenções do outro (ação através da percepção).
B) O sujeito constrói sua resposta baseada nas intenções dos outros.
-As intenções são transmitidas através de gestos (internalizados) que se tornam símbolos.
Gestos (sentido comum) → símbolos significantes → adquirem elemento linguístico.
-Significado é coletivo, sentido é individual.
Ato → componente significativo → representa uma atividade mental → coloca-se na oposição da outra pessoa → deve-se identificar com ela.
-Então, comportamento é social (compartilhado de gestos).
-Compreensão à resposta do outro, responde a si mesmo, compartilha da conduta do outro.
-Só vivemos em interação com o outro.
-Comportamento individual age em conjunto com o do grupo.
2. Self
-Interage socialmente e psicologicamente.
-Self: formado por definições dos outros para ver se a si mesmo.
-Imitamos a sociedade (mãe) para a formação do self.
-Self: Eu (impulsivo). Mim / Me (sociedade / outro generalizado → imito gestos diferentes até ter o meu, baseado em todos os outros. Compreende os sentidos generalizados).
3. Mente
-Mente: sistema nervoso central e córtex.
-Cérebro: fundamental para a emergência da mente.
-Sociedade: interação social que usa dos cérebros e forma a mente. Mente usa símbolos significantes.
-Sem interação social, para nada serve o
cérebro.
-Sem o outro, não existiríamos.
-Mead: linguagem media entre indivíduo e sociedade. Sociedade forma o indivíduo. Crítica: não aprofunda em seu trabalho.
-Herbert e Blumer.
→ Valorização dos sentidos
→ Sentidos nascem da interação social.
→ Sentidos são modificados e manipulados através do processo interpretativo.
-Sentidos: definição dos objetos - como são definidos.
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II – Métodos
-Sujeitos: quem? Quantos? Onde? Por que? Função; faixa etária; gênero; escolaridade; sócio econômico.
-Instrumentos (coleta de dados e análise de dados): indicar/justificar o instrumento (que tipo de entrevista? Por que entrevista? Segundo quem? Por que observação? Análise de dados por análise de conteúdo); descrever os procedimentos. O roteiro da entrevista deve estar pronto.
-Ressalvas éticas: quais os cuidados éticos?
-Aparatos: materiais utilizados na entrevista e na análise (não entra o roteiro de entrevista, este será citado nos instrumentos da coleta de dados) – gravador, software, caderno de campo etc.
-Cronograma: resultados, discussão e conclusão.
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