segunda-feira, 19 de maio de 2014
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Hélio Santos. A busca de um caminho para Brasil
A introjeção do racismo e do preconceito (páginas 148/177).
*Negro introjeta contra si aspectos desfavoráveis criados pela sociedade.
*1° sociedade que discrimina o negro se supõe branco europeu (não o é); 2° essa sociedade discriminadora é marcadamente negra em termos culturais.
*Cultura negra: da forma e o conteúdo da cultura brasileira.
*Identidade: se constrói ao longo do tempo e se transforma continuamente (é na sua relação com o mundo que o sujeito vai tecendo suas referências, é a identidade que possibilita nos diferenciar dos demais). Como o sujeito é formado, como vê o mundo e como se vê.
-Supervalorizamos uma etnia e desvalorizamos outra (a nossa), com isso não criamos uma identidade, gera transtornos e baixa autoestima. Tendemos a colocar nossa nacionalidade abaixo de uma considerada melhor por ser economicamente mais favorecida. O Brasil precisa criar uma identidade nacional.
*A identidade possibilita a autoconfiança, orgulho de si mesmo, brio, segurança quanto a imagem, facilidade de expressão e sucesso pessoal.
*Brancos não são chamados de brancos pelos não-brancos porque utilizar os termos "moreno" ou "mulato"?
*Pesquisas: negros e mulatos de mostram renda e capacitação semelhantes.
*Gilberto Freire, Sérgio de Holanda, Florestam Fernandes: discutem a mestiçagem utilizando como pano de fundo a questão da identidade nacional.
*Fundamental: não se deve negar sua condição étnica e sim buscar a sua valorização (ciente de sua riqueza).
*O Brasil inventou uma maneira própria de enfrentar a sua mestiçagem: o silêncio "ensurdecedor".
*Questão de solidariedade entre os escravos (diferentes grupos étnicos).
*Policiais agressivos: baixa auto-estima e sem identidade (rejeita seu próprio grupo étnico).
*Pesquisa revela que no campo da psicologia apenas 0,25% dos temas versão sobre a questão racial (nenhum sobre identidade racial).
*Negros pardos: ao introjetar ideias destrutivas fabricadas contra si pela sociedade sofrem desmotivação.
-UNESCO utilizar o Brasil como modelo de miscigenação propiciou capital/investimento em nossas pesquisas.
-Incorporamos diversas culturas na nossa e assim a enriquecemos (miscigenação).
-Negro e pardo estão praticamente no mesmo patamar em questão de acesso à educação e financeiramente.
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Trabalho de PPP
II – Métodos
-Sujeitos: quem? Quantos? Onde? Por que? Função; faixa etária; gênero; escolaridade; sócio econômico.
-Instrumentos (coleta de dados e análise de dados): indicar/justificar o instrumento (que tipo de entrevista? Por que entrevista? Segundo quem? Por que observação? Análise de dados por análise de conteúdo); descrever os procedimentos. O roteiro da entrevista deve estar pronto.
-Ressalvas éticas: quais os cuidados éticos?
-Aparatos: materiais utilizados na entrevista e na análise (não entra o roteiro de entrevista, este será citado nos instrumentos da coleta de dados) – gravador, software, caderno de campo etc.
-Cronograma: resultados, discussão e conclusão.
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