Resumo da aula (14/05)
Postado em Psicometria
Normatização
e padronização
Padronização:
uniformidade na aplicação dos testes. Todos aplicam o teste igual.
Normatização:
uniformidade na interpretação dos resultados.
-Importante
comparar a pessoa ao grupo a que ela pertence.
Normatização:
1)
Nível de desenvolvimento
-Idade
(inteligência aumenta com a idade).
-Série
escolar (não importa a idade; TDE – média e Desvio Padrão para a
série que está).
-Estágio
do desenvolvimento (menos usado).
2)
Grupo padrão
-Percentil
(classificação do sujeito no grupo).
-Z-Score
(Desvio padrão – quantos DP a pessoa está distante do grupo).
3)
Critério externo
(ao teste)
Ex:
Seleção (cargo exige algo e um teste avalia se está acima ou
abaixo de algum critério externo).
Equiparação
de Escores
-Resolver
problemas de diferenças entre escores obtidos em formas diferentes
(paralelas) de um teste. Teste diferente, mas com o mesmo nível.
1)
Grupo único
contrabalançado
-Dois
ou mais testes (A e B) aplicados a uma amostra aleatória. Testes que
avaliam a mesma coisa. Metade começa pelo teste A, metade pelo teste
B (para evitar problemas de cansaço ou treinos, há essa ordem de
aplicação. Deve ser feito com, no mínimo, 500 pessoas).
2)
Grupos randômicos
-Aleatório.
Muito usado em pesquisas, menos usado para equiparação de escores).
-Dois
grupos aleatórios (as chances de representar a população são
maiores que quando são pessoas escolhidas). Um grupo faz o teste A,
outro grupo faz o teste B.
3)
Grupos não equivalentes com teste de ancoragem
-Mais
usado.
-Dois
testes (A e B) aplicados em duas amostras, e nos dois têm uma parte
igual (X).
-2ª
parte do teste para provar se os grupos são iguais ou diferentes na
mesma habilidade.
-Precisa
de menos pessoas e não precisa provar que os grupos são
equivalentes.
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