domingo, 17 de agosto de 2014
ago
2014
17
Introdução ao sistema nervoso
-Célula nervosa: neurônio.
-Tecido ectoderma.
-Fibras nervosas de projeção (ascendente e descendente).
-Músculo estriado é recebedor e efetuador do estímulo.
-Fibras de associação interhemisfério: entre o hemisfério direito e o hemisfério esquerdo. Ocorre no corpo caloso, que une os dois.
-Fibras de associação intrahemisfério: no próprio hemisfério.
-Descarga elétrica se transforma em química, pode-se medir com o eletroencefalograma.
-Para o funcionamento do cérebro, são necessários: glicose, oxigênio e neurônios.
Neurônio
-Corpo celular: armazena a informação.
-Células neuróglia: sustentam o sistema nervoso. Estão entre um neurônio e outro.
-Bainha de mielina: esbranquiçada, hipoproteica. Quanto mais, melhor a condução do estímulo.
-Axônio: conduz o estímulo.
-Botões terminais: armazenam as vesículas químicas.
-Vesículas químicas: mediadores químicos (adrenalina, serotonina, acetilcolina, dopamina, noradrenalina).
-Sinapse: encontro dos botões terminais de um neurônio com o corpo celular de outro. É a comunicação entre dois neurônios.
-A fenda sináptica separa os neurônios, pois se eles se encontrarem ocorrem convulsões, que matam neurônios. As pessoas que sofrem de epilepsia não possuem a fenda sináptica.
-No córtex cerebral (substância cinzenta) está o corpo celular, no diencéfalo (substância branca) estão os axônios.
-Axônios fazem sinapse ao encontrar o corpo celular da medula, libera neurônio (estímulo) que agirá no músculo estriado.
-Músculo estriado recebe estímulo ou efetua uma resposta.
-O sistema nervoso central é protegido por ossos.
-Cérebro: caixa craniana.
-Medula: vértebras / coluna vertebral.
Meninges (membrana):
1) Duramater.
2) Aracnóide.
3) Piamater.
-O liquor encéfalo raquidiano nutre o cérebro, pois contém lipoproteína, e protege o sistema nervoso central. É produzido o tempo todo nos ventrículos cerebrais.
Anestesias:
-Peridural: atinge a duramater e tira a dor.
-Raquidiana: atinge o liquor encéfalo raquidiano, tira a dor e o movimento. A pessoa precisa ficar deitada por um tempo após a aplicação.
Divisão anatômica do sistema nervoso
I) Central
A)Encéfalo: -cérebro (hemisférios direito e esquerdo, giros e sulcos).
-cerebelo: controla a motricidade.
-tronco encefálico (mesencéfalo ou pedúnculo cerebral, ponte e bulbo).
B) Medula espinhal ou espinal.
II)Periférico
A) Nervos: conjunto de axônios.
B) Gânglios: conjunto de corpos celulares.
C) Placa motora: músculo estriado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Páginas
Trabalho de PPP
II – Métodos
-Sujeitos: quem? Quantos? Onde? Por que? Função; faixa etária; gênero; escolaridade; sócio econômico.
-Instrumentos (coleta de dados e análise de dados): indicar/justificar o instrumento (que tipo de entrevista? Por que entrevista? Segundo quem? Por que observação? Análise de dados por análise de conteúdo); descrever os procedimentos. O roteiro da entrevista deve estar pronto.
-Ressalvas éticas: quais os cuidados éticos?
-Aparatos: materiais utilizados na entrevista e na análise (não entra o roteiro de entrevista, este será citado nos instrumentos da coleta de dados) – gravador, software, caderno de campo etc.
-Cronograma: resultados, discussão e conclusão.
Postagens
- novembro (2)
- outubro (3)
- setembro (2)
- agosto (3)
- julho (1)
- maio (6)
- abril (1)
- março (3)
- fevereiro (2)
- janeiro (1)
- novembro (8)
- outubro (20)
- setembro (3)
- agosto (9)
- julho (1)
- maio (14)
- abril (20)
- março (10)
- fevereiro (8)
- janeiro (1)
- novembro (20)
- outubro (1)
- setembro (17)
- agosto (9)
- julho (1)
- junho (1)
- maio (10)
- abril (13)
- março (13)
- fevereiro (11)
- janeiro (1)
- novembro (14)
- outubro (18)
- setembro (23)
- agosto (24)
- maio (16)
- abril (9)
- março (28)
- fevereiro (26)
Marcadores
- 5º semestre
- 6º semestre
- 7º semestre
- 8º semestre
- 9º semestre
- Abordagens humanistas em Psicologia
- Ações sociais junto à criança
- ao adolescente e à terceira idade
- Comportamento humano nas organizações
- Desdobramentos da teoria Psicanalítica
- Dicas
- Direito da criança do adolescente e estatuto do idoso
- Educação inclusiva
- Ética profissional
- Filosofia comunicação e ética
- Fisiologia
- LIBRAS
- Métodos de pesquisa
- Neurofisiologia
- Pesquisa de campo em Psicologia
- Práticas sociais e subjetividade
- Processos Grupais
- Projeto de pesquisa em Psicologia
- Psicodiagnóstico
- Psicologia Cognitiva
- Psicologia Comportamental
- Psicologia Comunitária
- Psicologia Construtivista
- Psicologia do Cotidiano
- Psicologia e Políticas Públicas
- Psicologia escolar
- Psicologia Fenomenológica
- Psicologia Geral Experimental
- Psicologia integrada
- Psicologia Jurídica
- Psicologia organizacional e do trabalho
- Psicologia social
- Psicologia Sócio-Interacionista
- Psicometria
- Psicopatologia especial
- Psicopatologia geral
- Relações étnico-raciais no Brasil
- Técnicas de entrevista e observação
- Temas em Psicologia Social
- Temáticas de Pesquisa em Psicologia
- Teoria Psicanalítica
Visualizações
Tecnologia do Blogger.
Comentários Recentes
isabella on Psicologia
Ariana on Psicologia
Maria on Psicologia
Bella on Psicologia
0 comentários: