Resumo da aula de PSI (25/08)
Postado em Psicologia Sócio-Interacionista
Vygotsky
-Trabalhou com crianças deficientes.
-Nas primeiras décadas do século XX, Vygotsky se contrapôs ao pensamento inatista (pessoa nasce com características, personalidade, inteligência e estados emocionais). Não nasce pronto, nem é cópia do ambiente externo.
-O desenvolvimento é fruto das experiências do indivíduo, porém cada um dá um significado particular a essas vivências.
-O modo de produção de vida material condiciona a vida política, psicológica e espiritual do homem.
-Lúria: funções mentais não estão em áreas específicas do cérebro, mas em várias partes, agindo de forma articulada e formando um sistema funcional complexo.
-Vygotsky: funções psicológicas têm suporte biológico, pois são produtos da atividade cerebral. O funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações sociais entre o indivíduo e o meio exterior, as quais desenvolvem-se num processo histórico. A relação homem-mundo é uma relação mediada por sistemas simbólicos.
-Ser biológico transformado pelo meio (processo sócio-histórico).
-Para todo estímulo, há uma resposta e um elemento mediador.
-Mediação simbólica: uso de instrumentos, signos.
-A memória mediada por signos é melhor que a não-mediada.
-Alguns elementos servem de signos e instrumentos: varetas, mapas, lista de compras, placas de trânsito.
-Pensamento pré-verbal (antes de a criança adquirir a linguagem) e verbal (medido por significados dados pela linguagem).
-Funções da linguagem: intercâmbio social (comunicação) e pensamento generalizante (ordena o real).
-Conceitos: construções culturais internalizadas que podem ser cotidianas, espontâneas ou científicas.
-Grupo cultural oferece o universo de significados (conceitos).
0 comentários: