sábado, 23 de agosto de 2014

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Resumo da aula de TEO (22/08)

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Psicodiagnóstico

-Psicodiagnóstico com a criança: entrevista com os pais se estes viverem juntos. Se não, entrevista com quem tem a guarda e em seguida com o outro. Fundamental conversar com os dois.

-Contrato verbal: horário, duração e o que resultará desses encontros.

-Se houver a possibilidade: visita domiciliar ou escolar.

-Entrevista inicial.

-Queixa: quando surgiu, com que frequência e quando ocorre.

-Entrevista semi-dirigida: paciente é livre para falar, em seguida o psicólogo faz perguntas e conduz a entrevista.

-Importante ficar atento ao que a pessoa verbaliza (com que ritmo) e em que tempo a pessoa relata (passado, presente, futuro).

-Importante observar a coerência ou discrepância entre o que a pessoa diz e o que vive, tanto no relato quanto no comportamento.

-Anamnese: entrevista sobre o desenvolvimento da vida do sujeito. Muito utilizada com crianças.

-Levantamento de hipóteses: o que pode levar àquele problema. Através das hipóteses pode-se fazer um plano de avaliação (encontros ou testes necessários para disponibilizar uma devolutiva ao paciente/aos pais).

-Com a criança, faz-se uma observação lúdica através de brinquedos e desenhos.

-Suspeita de dificuldade cognitiva/intelectual pode ser esclarecida com testes de inteligência (3 a 4 testes, nunca um só).

-Rapport: acolhimento do paciente, bom relacionamento entre paciente e psicólogo.

-Psicodiagnóstico: em torno de 7 a 8 sessões, a partir da 4ª envolve aplicação de testes.

-Entender o vínculo que une o casal: como são, se reconhecem ou não as dificuldades do filho.

-Com visitas domiciliares ou escolares, observação lúdica e aplicação de testes, faz-se a entrevista de devolutiva, onde ficarão claros o lado positivo e as dificuldades do paciente. O psicólogo faz um relatório e o entrega aos pais da criança e, dependendo dos detalhes em relação à vida dos pais, faz outro para a escola. Com isso, pode-se fazer o encaminhamento necessário para o paciente.

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