sábado, 23 de agosto de 2014
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2014
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Psicodiagnóstico
-Psicodiagnóstico com a criança: entrevista com os pais se estes viverem juntos. Se não, entrevista com quem tem a guarda e em seguida com o outro. Fundamental conversar com os dois.
-Contrato verbal: horário, duração e o que resultará desses encontros.
-Se houver a possibilidade: visita domiciliar ou escolar.
-Entrevista inicial.
-Queixa: quando surgiu, com que frequência e quando ocorre.
-Entrevista semi-dirigida: paciente é livre para falar, em seguida o psicólogo faz perguntas e conduz a entrevista.
-Importante ficar atento ao que a pessoa verbaliza (com que ritmo) e em que tempo a pessoa relata (passado, presente, futuro).
-Importante observar a coerência ou discrepância entre o que a pessoa diz e o que vive, tanto no relato quanto no comportamento.
-Anamnese: entrevista sobre o desenvolvimento da vida do sujeito. Muito utilizada com crianças.
-Levantamento de hipóteses: o que pode levar àquele problema. Através das hipóteses pode-se fazer um plano de avaliação (encontros ou testes necessários para disponibilizar uma devolutiva ao paciente/aos pais).
-Com a criança, faz-se uma observação lúdica através de brinquedos e desenhos.
-Suspeita de dificuldade cognitiva/intelectual pode ser esclarecida com testes de inteligência (3 a 4 testes, nunca um só).
-Rapport: acolhimento do paciente, bom relacionamento entre paciente e psicólogo.
-Psicodiagnóstico: em torno de 7 a 8 sessões, a partir da 4ª envolve aplicação de testes.
-Entender o vínculo que une o casal: como são, se reconhecem ou não as dificuldades do filho.
-Com visitas domiciliares ou escolares, observação lúdica e aplicação de testes, faz-se a entrevista de devolutiva, onde ficarão claros o lado positivo e as dificuldades do paciente. O psicólogo faz um relatório e o entrega aos pais da criança e, dependendo dos detalhes em relação à vida dos pais, faz outro para a escola. Com isso, pode-se fazer o encaminhamento necessário para o paciente.
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II – Métodos
-Sujeitos: quem? Quantos? Onde? Por que? Função; faixa etária; gênero; escolaridade; sócio econômico.
-Instrumentos (coleta de dados e análise de dados): indicar/justificar o instrumento (que tipo de entrevista? Por que entrevista? Segundo quem? Por que observação? Análise de dados por análise de conteúdo); descrever os procedimentos. O roteiro da entrevista deve estar pronto.
-Ressalvas éticas: quais os cuidados éticos?
-Aparatos: materiais utilizados na entrevista e na análise (não entra o roteiro de entrevista, este será citado nos instrumentos da coleta de dados) – gravador, software, caderno de campo etc.
-Cronograma: resultados, discussão e conclusão.
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