terça-feira, 30 de setembro de 2014
set
2014
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Revisão
-Objetivo do Behaviorismo: entender o comportamento.
-Comportamento: tudo que organismos vivos fazem (sentimentos, pensamentos, sensações, expectativas).
-O mundo é material: monista.
-Behaviorismo critica o dualismo (mente e corpo) e o mentalismo.
-Causalidade do comportamento está no ambiente, na história de vida.
-Análise funcional: que eventos ambientais (S) alteram o comportamento (R) 》controle, determinação.
I) Comportamento respondente (involuntários):
S 》R (sentimentos, emoções).
a) Reflexos.
b) Padrões fixos de ação (inatos / seleção natural / filogênese).
Condicionamento respondente:
a) Modificação de reflexos (respondente) por aprendizagem (ontogênese).
b) A filogênese dá a sensibilidade ao pareamento.
II) Comportamento operante (voluntários):
-Seleção pelas consequências (ontogênese).
-Delta, discriminação, reforço, punição.
Bases biológicas (filogênese):
a) Sensibilidade às consequências do nosso comportamento.
b) Reforçadores primários / punidores primários (seleção natural).
-Alguns teóricos afirmam que não se deve utilizar reforço negativo, punição positiva e punição negativa, por serem controle aversivo (coerção). Nem todos os teóricos consideram que a extinção faz parte da punição negativa.
-É melhor utilizar o reforço positivo para outras respostas, comportamentos incompatíveis (DRO).
III) Punição:
-Diminuição da frequência do comportamento.
a) Positiva.
b) Negativa (castigo, extinção).
Problemas:
-Efeito breve.
-Efeitos colaterais: respostas emocionais desagradáveis; punidores condicionados; diminui a variabilidade comportamental (dificulta a aprendizagem de novas coisas); aprendizagem de comportamentos reforçados negativamente; contracontrole.
IV) Reforço negativo:
a) Fuga: estímulo aversivo já está presente.
b) Esquiva: estímulo não precisa estar presente. É causada por uma história de reforçamento.
-Esquiva adaptativa: nos protege do contato com um estímulo aversivo.
-Esquiva desadaptativa: traz sofrimento a longo prazo.
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II – Métodos
-Sujeitos: quem? Quantos? Onde? Por que? Função; faixa etária; gênero; escolaridade; sócio econômico.
-Instrumentos (coleta de dados e análise de dados): indicar/justificar o instrumento (que tipo de entrevista? Por que entrevista? Segundo quem? Por que observação? Análise de dados por análise de conteúdo); descrever os procedimentos. O roteiro da entrevista deve estar pronto.
-Ressalvas éticas: quais os cuidados éticos?
-Aparatos: materiais utilizados na entrevista e na análise (não entra o roteiro de entrevista, este será citado nos instrumentos da coleta de dados) – gravador, software, caderno de campo etc.
-Cronograma: resultados, discussão e conclusão.
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