terça-feira, 16 de setembro de 2014

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Resumo da aula de TPS (09/09)

Postado em
Silvia Lane

A Psicologia Social e uma nova concepção do homem para a Psicologia

-Importância de considerar o contexto histórico do Brasil para explicar como o sujeito age, que é uma maneira diferente do homem norte-americano.

-Compromisso social.


Texto Ferreira Gullar

Homem --> criação --> fazer histórico (cult, realidade, relação social, si mesmo).

-Mudança a partir do trabalho, transforma a natureza.

-Sujeito se reconhece como sujeito, pelo outro.

-Relações sociais / o que acontece no mundo não é divino, é uma construção do próprio homem. A sociedade se constrói a partir dos grupos, das relações. O aspecto biológico não diz quem somos, entretanto, o Outro determina que somos.

-Para estudar o homem, é preciso estudar seu grupo, e como esse se constituiu.

-Os homens de diferentes regiões têm realidades e são culturalmente diferentes. A realidade se dá a partir do grupo em que o
indivíduo constrói sua individualidade. 

-Década de 50: sistema em termos de Psicologia Social a partir de duas tendências: perspectiva pragmática e fenomenológica. 

-Perspectiva pragmática: origem nos EUA; raízes no Behaviorismo; busca intervir nos grupos para harmonizá-los e garantir produtividade; homogeniza.

-Perspectiva fenomenológica: origem na Europa; raízes na Fenomenologia e na Gestalt; a existência precede a essência; modelo totalizado, para todos os povos e culturas.
Década de 60: crise do conhecimento psicossocial, não explica ou prevê comportamento social. Questiona a eficácia, o caráter ideológico das práticas e sua dicotomia entre o eu e a sociedade.

-Antes a explicação era individual, agora a atividade individual representa o grupo de que a pessoa faz parte.

-Sociedade ligada ao eu, grupos de interesses, ideias.

-Para a superação da crise, pensar que: 
A Psicologia tem uma tradição biológica: os processos psicológicos são assumidos
como causa, ou uma das causas que explicam o seu comportamento.
Exemplo: a pessoa rouba por ter mau caráter (não pode-se excluir o aspecto social que existe).

-Homem é cultura, é produto da sua condição social, histórica e também produtor. Fala, pensa, aprende, ensina, transforma a natureza. Organismo: infraestrutura que permite uma superestrutura.

-Visão global de homem: aspecto interno junto com o social.

-Silvia Lane concorda com Skinner sobre reforço e punição, e isso influencia no comportamento. Skinner está dentro da instituição, Silvia Lane vê a sociedade e abrange outros aspectos.

-É importante considerar a condição social em que ocorre a aprendizagem, a condição social define o indivíduo na sociedade, no conjunto das relações sociais.

-Compreensão do homem como produtor da história.

-Muitas vezes o homem fica destituído das suas condições de direito.

O Positivismo
-Na objetividade dos fatos, perde o ser humano.

-Não identifica o sujeito na história. 

-Psicologia Social: recuperar os indivíduos, história individual com história social, entender a ideologia presente.

-O homem vive em sociedade.

-Considerar o materialismo histórico-dialético.

-Quando descreve os fatos, não se atenta aos aspectos biológicos. A Psicologia Social deve considerar.

-O homem, ao transformar a natureza, se transforma. Ser em ação produz história. 

A Psicologia Social e o materialismo histórico-dialético:
-Teoria filosófica e científica.

-Entender os fenômenos materiais, processo que se relaciona com os homens, é dinâmico, existe uma interdependência. 

-Ideologia serve para manter as relações sociais. Estado defende interesses de um grupo, uma minoria.

-Importância das relações grupais, mediadas pelas instituições sociais, enquanto tais exercem uma mediação ideológica. Exemplo: identificam o que é certo, errado, adequado ou inadequado.

-Transformação social: trabalho é feito com o outro.

-Métodos: pesquisa-ação, conhecer o indivíduo no conjunto de suas relações sociais.

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