terça-feira, 16 de setembro de 2014
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2014
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Silvia Lane
A Psicologia Social e uma nova concepção do homem para a Psicologia
-Importância de considerar o contexto histórico do Brasil para explicar como o sujeito age, que é uma maneira diferente do homem norte-americano.
-Compromisso social.
Texto Ferreira Gullar
Homem --> criação --> fazer histórico (cult, realidade, relação social, si mesmo).
-Mudança a partir do trabalho, transforma a natureza.
-Sujeito se reconhece como sujeito, pelo outro.
-Relações sociais / o que acontece no mundo não é divino, é uma construção do próprio homem. A sociedade se constrói a partir dos grupos, das relações. O aspecto biológico não diz quem somos, entretanto, o Outro determina que somos.
-Para estudar o homem, é preciso estudar seu grupo, e como esse se constituiu.
-Os homens de diferentes regiões têm realidades e são culturalmente diferentes. A realidade se dá a partir do grupo em que o
indivíduo constrói sua individualidade.
-Década de 50: sistema em termos de Psicologia Social a partir de duas tendências: perspectiva pragmática e fenomenológica.
-Perspectiva pragmática: origem nos EUA; raízes no Behaviorismo; busca intervir nos grupos para harmonizá-los e garantir produtividade; homogeniza.
-Perspectiva fenomenológica: origem na Europa; raízes na Fenomenologia e na Gestalt; a existência precede a essência; modelo totalizado, para todos os povos e culturas.
Década de 60: crise do conhecimento psicossocial, não explica ou prevê comportamento social. Questiona a eficácia, o caráter ideológico das práticas e sua dicotomia entre o eu e a sociedade.
-Antes a explicação era individual, agora a atividade individual representa o grupo de que a pessoa faz parte.
-Sociedade ligada ao eu, grupos de interesses, ideias.
-Para a superação da crise, pensar que:
A Psicologia tem uma tradição biológica: os processos psicológicos são assumidos
como causa, ou uma das causas que explicam o seu comportamento.
Exemplo: a pessoa rouba por ter mau caráter (não pode-se excluir o aspecto social que existe).
-Homem é cultura, é produto da sua condição social, histórica e também produtor. Fala, pensa, aprende, ensina, transforma a natureza. Organismo: infraestrutura que permite uma superestrutura.
-Visão global de homem: aspecto interno junto com o social.
-Silvia Lane concorda com Skinner sobre reforço e punição, e isso influencia no comportamento. Skinner está dentro da instituição, Silvia Lane vê a sociedade e abrange outros aspectos.
-É importante considerar a condição social em que ocorre a aprendizagem, a condição social define o indivíduo na sociedade, no conjunto das relações sociais.
-Compreensão do homem como produtor da história.
-Muitas vezes o homem fica destituído das suas condições de direito.
O Positivismo
-Na objetividade dos fatos, perde o ser humano.
-Não identifica o sujeito na história.
-Psicologia Social: recuperar os indivíduos, história individual com história social, entender a ideologia presente.
-O homem vive em sociedade.
-Considerar o materialismo histórico-dialético.
-Quando descreve os fatos, não se atenta aos aspectos biológicos. A Psicologia Social deve considerar.
-O homem, ao transformar a natureza, se transforma. Ser em ação produz história.
A Psicologia Social e o materialismo histórico-dialético:
-Teoria filosófica e científica.
-Entender os fenômenos materiais, processo que se relaciona com os homens, é dinâmico, existe uma interdependência.
-Ideologia serve para manter as relações sociais. Estado defende interesses de um grupo, uma minoria.
-Importância das relações grupais, mediadas pelas instituições sociais, enquanto tais exercem uma mediação ideológica. Exemplo: identificam o que é certo, errado, adequado ou inadequado.
-Transformação social: trabalho é feito com o outro.
-Métodos: pesquisa-ação, conhecer o indivíduo no conjunto de suas relações sociais.
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II – Métodos
-Sujeitos: quem? Quantos? Onde? Por que? Função; faixa etária; gênero; escolaridade; sócio econômico.
-Instrumentos (coleta de dados e análise de dados): indicar/justificar o instrumento (que tipo de entrevista? Por que entrevista? Segundo quem? Por que observação? Análise de dados por análise de conteúdo); descrever os procedimentos. O roteiro da entrevista deve estar pronto.
-Ressalvas éticas: quais os cuidados éticos?
-Aparatos: materiais utilizados na entrevista e na análise (não entra o roteiro de entrevista, este será citado nos instrumentos da coleta de dados) – gravador, software, caderno de campo etc.
-Cronograma: resultados, discussão e conclusão.
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