terça-feira, 16 de setembro de 2014
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Punição
1) O que é punição? São consequências que diminuem a frequência do comportamento.
-Quer punir algo específico, mas isso acaba sendo consequência para outro comportamento. Exemplo: médico para de atender pessoas por ter medo de errar (comportamento) e de ser punido (causa para ele não atender mais).
A) Positiva: adição de um estímulo (aversivo)
-A bronca pode ser aversiva (elicia resposta emocional, como: medo, dor), mas não necessariamente funciona como punidor.
B) Negativa: retirada de um estímulo reforçador / castigo
-Não andar em alta velocidade com o carro para evitar multa.
2) Por que punimos? Punimos para diminuir um comportamento. Significa que estava em alta frequência (é mantido por reforçadores, geralmente positivos).
Situação de conflito: para o mesmo comportamento, existem duas consequências: o estímulo reforçador e o estímulo punidor, contrárias.
-A punição funciona enquanto está presente.
Exemplo: falar na aula 》 levar bronca 》parar 》repetir o comportamento. Pois não tem controle sobre as consequências.
-A punição funciona pouco, tem um efeito breve e localizado. Diminui temporariamente a frequência do comportamento e reforço comportamentos alternativos.
3) Por que evitar o uso da punição? Efeitos colaterais:
A) Respostas emocionais desagradáveis (respondentes se tornam punidores condicionados).
B) Punidores condicionados (aprendidos) - o mundo se torna cada vez mais aversivo.
C) Diminuição da variabilidade comportamental / probabilidade de aprender.
D) A punição leva a comportamentos reforçados negativamente (fuga, esquiva). A pessoa aprende a fazer coisas para evitar a punição, pela retirada de um estímulo aversivo.
-Reforço positivo: liberdade.
E) Contracontrole: greve, revolta.
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II – Métodos
-Sujeitos: quem? Quantos? Onde? Por que? Função; faixa etária; gênero; escolaridade; sócio econômico.
-Instrumentos (coleta de dados e análise de dados): indicar/justificar o instrumento (que tipo de entrevista? Por que entrevista? Segundo quem? Por que observação? Análise de dados por análise de conteúdo); descrever os procedimentos. O roteiro da entrevista deve estar pronto.
-Ressalvas éticas: quais os cuidados éticos?
-Aparatos: materiais utilizados na entrevista e na análise (não entra o roteiro de entrevista, este será citado nos instrumentos da coleta de dados) – gravador, software, caderno de campo etc.
-Cronograma: resultados, discussão e conclusão.
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