Resumo da aula de PC (14/10)
Postado em Psicologia Comportamental
-Correção da prova.
/-/-/-/
O que é comportamento?
-Tudo que um organismo vivo faz.
-É importante diferenciar comportamentos de produtos do comportamento (consequências). Exemplo: fazer regime (comportamento) X emagrecer (produto do comportamento).
I) Comportamentos públicos/abertos/manifestos
-Outras pessoas podem observar sem o uso de instrumentos especiais.
II) Comportamentos encobertos/privados
-Observáveis apenas para o próprio sujeito que se comporta, sem o uso de instrumentos especiais (subjetivos).
Dimensões do comportamento
-Intensidade, duração, frequência.
Rótulos
-Termo usado pasa resumir (descrever de maneira rápida) um padrão comportamental.
1) São úteis em algumas situações.
2) Têm problemas no seu uso:
a) Confundir o rótulo com a explicação / com a causa do comportamento (pseudo explicação).
b) Afetam negativamente as pessoas, fixando comportamentos que não são fixos.
c) Concentram a atenção no problema, esquecendo do resto.
d) Tratam como se todos sob o mesmo rótulo fossem iguais (esquecem a diferença entre forma e função).
-Behaviorismo se preocupa com a função.
-Trabalhamos em termos de déficits ou excessos comportamentais.
-Déficits: diminui a frequência do comportamento (falha de repertório - modelagem; controle aversivo, punições para aquele comportamento; outro comportamento concorrente em alta frequência).
-Excessos: aumenta a frequência do comportamento (reforço).
0 comentários: