quinta-feira, 16 de outubro de 2014
out
2014
16
-Correção da prova.
/-/-/-/
O que é comportamento?
-Tudo que um organismo vivo faz.
-É importante diferenciar comportamentos de produtos do comportamento (consequências). Exemplo: fazer regime (comportamento) X emagrecer (produto do comportamento).
I) Comportamentos públicos/abertos/manifestos
-Outras pessoas podem observar sem o uso de instrumentos especiais.
II) Comportamentos encobertos/privados
-Observáveis apenas para o próprio sujeito que se comporta, sem o uso de instrumentos especiais (subjetivos).
Dimensões do comportamento
-Intensidade, duração, frequência.
Rótulos
-Termo usado pasa resumir (descrever de maneira rápida) um padrão comportamental.
1) São úteis em algumas situações.
2) Têm problemas no seu uso:
a) Confundir o rótulo com a explicação / com a causa do comportamento (pseudo explicação).
b) Afetam negativamente as pessoas, fixando comportamentos que não são fixos.
c) Concentram a atenção no problema, esquecendo do resto.
d) Tratam como se todos sob o mesmo rótulo fossem iguais (esquecem a diferença entre forma e função).
-Behaviorismo se preocupa com a função.
-Trabalhamos em termos de déficits ou excessos comportamentais.
-Déficits: diminui a frequência do comportamento (falha de repertório - modelagem; controle aversivo, punições para aquele comportamento; outro comportamento concorrente em alta frequência).
-Excessos: aumenta a frequência do comportamento (reforço).
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II – Métodos
-Sujeitos: quem? Quantos? Onde? Por que? Função; faixa etária; gênero; escolaridade; sócio econômico.
-Instrumentos (coleta de dados e análise de dados): indicar/justificar o instrumento (que tipo de entrevista? Por que entrevista? Segundo quem? Por que observação? Análise de dados por análise de conteúdo); descrever os procedimentos. O roteiro da entrevista deve estar pronto.
-Ressalvas éticas: quais os cuidados éticos?
-Aparatos: materiais utilizados na entrevista e na análise (não entra o roteiro de entrevista, este será citado nos instrumentos da coleta de dados) – gravador, software, caderno de campo etc.
-Cronograma: resultados, discussão e conclusão.
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