terça-feira, 14 de outubro de 2014
out
2014
14
-Pensamento primitivo: conformar com a realidade (conhecimento atrelado com a natureza).
-Para sobreviver, o homem utilizou o pensamento primitivo (senso comum).
-Pensamento científico envolve a intelectualidade e transformação da realidade.
-Pensamento primitivo (universo consensual) ou científico procura uma causa.
-Psicologia Social: estuda a manifestação do pensamento científico (estudo do cognitivo - aspecto sensorial/percepções).
-Crenças: percebemos o mundo tal como é. Utilizamos nossas percepções (5 sentidos), porém existem aspectos como: invisibilidade, aparência à ilusão, reagimos a estímulos de acordo com o grupo.
-Então, representações sociais nos orientam em direção ao visível, ou àquilo que temos à responder, ou relacionam à aparência.
-Criamos representações baseadas nas relações sociais.
Representações sociais são uma cadeia de reação de percepções, opiniões, noções e vidas.
-Pensamento 》ambiente. Acontecem para:
A) Convencionalizarmos os objetos.
B) Representações sociais são prescritivas, impõem sobre nós uma força, um pensamento. Orientam nosso comportamento.
-O pensamento é gerado a partir de pessoas e grupos que pensam por si mesmos. O que produzem e comunicam (representações sociais).
-O que é então, representação social?
1) Uma maneira específica de compreender e comunicar o que já sabemos.
2) Agem como suportes para palavras ou ideias.
-Universo consensual (representações sociais) explica os fatos, acontecimentos e é acessível a qualquer um.
-Torna o mundo da ciência reificado em consensual / facilitar / tornar familiar o não-familiar.
-Processos que geram representações sociais:
1) Ancoragem: clarificar e dar nome a alguma coisa.
2) Objetivação: transformar algo abstrato em concreto. Exemplo: Deus.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Páginas
Trabalho de PPP
II – Métodos
-Sujeitos: quem? Quantos? Onde? Por que? Função; faixa etária; gênero; escolaridade; sócio econômico.
-Instrumentos (coleta de dados e análise de dados): indicar/justificar o instrumento (que tipo de entrevista? Por que entrevista? Segundo quem? Por que observação? Análise de dados por análise de conteúdo); descrever os procedimentos. O roteiro da entrevista deve estar pronto.
-Ressalvas éticas: quais os cuidados éticos?
-Aparatos: materiais utilizados na entrevista e na análise (não entra o roteiro de entrevista, este será citado nos instrumentos da coleta de dados) – gravador, software, caderno de campo etc.
-Cronograma: resultados, discussão e conclusão.
Postagens
- novembro (2)
- outubro (3)
- setembro (2)
- agosto (3)
- julho (1)
- maio (6)
- abril (1)
- março (3)
- fevereiro (2)
- janeiro (1)
- novembro (8)
- outubro (20)
- setembro (3)
- agosto (9)
- julho (1)
- maio (14)
- abril (20)
- março (10)
- fevereiro (8)
- janeiro (1)
- novembro (20)
- outubro (1)
- setembro (17)
- agosto (9)
- julho (1)
- junho (1)
- maio (10)
- abril (13)
- março (13)
- fevereiro (11)
- janeiro (1)
- novembro (14)
- outubro (18)
- setembro (23)
- agosto (24)
- maio (16)
- abril (9)
- março (28)
- fevereiro (26)
Marcadores
- 5º semestre
- 6º semestre
- 7º semestre
- 8º semestre
- 9º semestre
- Abordagens humanistas em Psicologia
- Ações sociais junto à criança
- ao adolescente e à terceira idade
- Comportamento humano nas organizações
- Desdobramentos da teoria Psicanalítica
- Dicas
- Direito da criança do adolescente e estatuto do idoso
- Educação inclusiva
- Ética profissional
- Filosofia comunicação e ética
- Fisiologia
- LIBRAS
- Métodos de pesquisa
- Neurofisiologia
- Pesquisa de campo em Psicologia
- Práticas sociais e subjetividade
- Processos Grupais
- Projeto de pesquisa em Psicologia
- Psicodiagnóstico
- Psicologia Cognitiva
- Psicologia Comportamental
- Psicologia Comunitária
- Psicologia Construtivista
- Psicologia do Cotidiano
- Psicologia e Políticas Públicas
- Psicologia escolar
- Psicologia Fenomenológica
- Psicologia Geral Experimental
- Psicologia integrada
- Psicologia Jurídica
- Psicologia organizacional e do trabalho
- Psicologia social
- Psicologia Sócio-Interacionista
- Psicometria
- Psicopatologia especial
- Psicopatologia geral
- Relações étnico-raciais no Brasil
- Técnicas de entrevista e observação
- Temas em Psicologia Social
- Temáticas de Pesquisa em Psicologia
- Teoria Psicanalítica
Visualizações
Tecnologia do Blogger.
Comentários Recentes
isabella on Psicologia
Ariana on Psicologia
Maria on Psicologia
Bella on Psicologia
0 comentários: