Resumo da aula de PSI (20/10)
Postado em Psicologia Sócio-Interacionista
1. Impulsivo-emocional (1 ano): desenvolvimento motor e afetividade.
2. Sensório-motor e projetivo (1 a 3 anos): permite a exploração do meio pelo agarrar, segurar, manipular, apontar.
3. Personalismo (6 anos): formação da personalidade e consciência de si. Início do processo de discriminação entre eu e o outro, uso insistente de expressões como: eu, meu, não. Contradiz as pessoas para experimentar sua independência.
4. Categorial (6/7 a 11 anos): passa a se interessar por coisas exteriores.
Diferenciação nitida entre eu e outro. Capacidade de agrupar, seriar, classificar, alcance de vários níveis de abstração.
5. Adolescência (11 anos em diante): rompimento da tranquilidade afetiva, afetividade à distância, mudanças hormonais levam a certa instabilidade emocional, busca por autonomia e independência.
-Ser humano: genético / características da espécie.
-A dimensão cinética ou motora se virtualiza em ato mental.
-Postural ou tônica: músculo parado ou em manutenção de atitude.
-Atividade mental: atividade tônica 》gera cansaço.
-Movimentos da praxia (prática) são controlados pela camada interna do cérebro. Movimentos que a praxia automatizou: balanço dos braços ao andar, dirigir um carro).
-Prestance (presença) / canhestria: embananamento - quando prestamos atenção nos movimentos automatizados.
-Wallon e Vygotsky usaram a expressão "extra-cortical" para significar o conhecimento, por não fazer parte das estruturas cerebrais inatas (vem de fora para dentro).
-Psicologia é ciencia qualitativa.
-Ciência híbridica: distante da imagem epistemológica que a encerrava no domínio das teorias e dos conceitos, ao contrário o hibridismo da ciência se faz notar quando acompanhamos sua empiria, seu praxismo.
-Deve-se analisar o significado das emoções pelas ações.
-As emoções são sempre acompanhadas de reações orgânicas.
-As emoções provocam reações na postura. Exemplo: timidez.
-O ambiente funciona como combustível para a manifestação da emoção, possui poder de contágio (eventos, comícios, shows).
-A linguagem favorecerá a organização do pensamento.
-A gênese da inteligência para Wallon é genética e organicamente social.
-Teoria do desenvolvimento centrada na psicogênese da pessoa completa.
Texto: "Do ato motor ao ato mental a gênese da inteligência, segundo Wallon" (pgs 35 a 44) - Heloísa Dantas.
Livro: "Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil" - Henry Wallon. Izabel Galvão, ed. Vozes.
Texto: "Do ato motor ao ato mental a gênese da inteligência, segundo Wallon" (pgs 35 a 44) - Heloísa Dantas.
Livro: "Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil" - Henry Wallon. Izabel Galvão, ed. Vozes.
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