sexta-feira, 7 de novembro de 2014
nov
2014
7
Sistema límbico
-Emoções.
-Faz
um circuito fechado.
-As
estruturas estão no diencéfalo, abaixo das áreas corticais (neocórtex).
-É
primitivo, mas voltado ao instinto.
-Neocórtex:
parte mais recente (pensamento).
-James
Papez: neurofisiologista voltado para a Psicanálise, introduziu a ideia de
doenças psicossomáticas.
-Circuito
de Papez: giro do cíngulo, corpo amigdalóide, hipocampo, uncus
(olfato)/rinencéfalo, lobo da ínsula e área septal.
-Para
Freud, a parte mais primitiva é o ID:
itens fundamentais para a existência (fome, sede, sexo para reprodução).
-O
sistema límbico tem relação com o hipotálamo, com a formação
reticular, com o córtex, com a medula, com o sistema nervoso autônomo e com a
hipófise.
Funções
1)
Controle neuroendócrino: controle das glândulas (hipófise, hipotálamo)
-Funcionamento:
sistema límbico ⇨ hipotálamo ⇨
hipófise ⇨ glândula alvo ⇨ produção
hormonal (feed-back positivo ou negativo).
2) Controle do apetite sexual
-E.P.: excitação/platô ⇨
hipotálamo.
-O.R.: orgasmo/relaxamento ⇨ sistema
límbico.
-Descarga visceral/orgânica e emocional.
3) Reação de defesa do organismo
-Luta, fuga, ira, raiva.
-Funcionamento: estímulo externo ⇨
pensamento ⇨ ativa as áreas corticais (visão, audição, motora, etc) ⇨ por
fibras nervosas estimula o giro do cíngulo (medo) ⇨ por
fibras nervosas ativa o hipotálamo ⇨ por fibras
nervosas ativa a camada medular da suprarrenal e libera adrenalina via corrente
sanguínea (glândula endócrina / hormônio) para agir nas vísceras (reação
visceral).
-Ação adrenérgica: taquicardia, taquipneia, pupilas
dilatam, a pessoa fica branca por conta da glicose liberada para o cérebro
(vasoconstrução dos vasos periféricos), a boca seca, a pessoa sua. Não há como
interromper essa descarga visceral (defesa do organismo), mesmo que a pessoa
mude o comportamento e aparente estar calma.
-Isso
não pode se tornar um ciclo vicioso (sem estabilidade).
-Stress:
salutar (eustress -
defesa) e maléfico (distress -
estafa física e mental pelo excesso de stress e adrenalina).
-Funcionamento:
hipotálamo ativa a adenohipófise e esta produz o ACTH, que agirá na camada
cortical da glândula suprarrenal. A glândula libera cortisona/corticoide via
corrente sanguínea para que o corpo relaxe (diminuir a dor e a ansiedade). O efeito colateral é que a imunidade abaixa e a pessoa
fica suscetível a contrair doenças mais facilmente.
-É
importante buscar um equilíbrio entre pensar e sentir (psiquismo).
-Para
Freud, pensar é o ego,
sentir é o ID (inconsciente) e o psiquismo é o superego.
-Necessitamos
de uma válvula de escape. A energia que entra, precisa sair para não gerar
patologias psicossomáticas.
4)
Olfato
-Emoção
/ uncus / rinencéfalo.
5)
Fome
-Ligada
ao emocional.
-Núcleo
do hipotálamo dá a sensação de estar satisfeito.
6)
Controle do sistema nervoso autônomo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Páginas
Trabalho de PPP
II – Métodos
-Sujeitos: quem? Quantos? Onde? Por que? Função; faixa etária; gênero; escolaridade; sócio econômico.
-Instrumentos (coleta de dados e análise de dados): indicar/justificar o instrumento (que tipo de entrevista? Por que entrevista? Segundo quem? Por que observação? Análise de dados por análise de conteúdo); descrever os procedimentos. O roteiro da entrevista deve estar pronto.
-Ressalvas éticas: quais os cuidados éticos?
-Aparatos: materiais utilizados na entrevista e na análise (não entra o roteiro de entrevista, este será citado nos instrumentos da coleta de dados) – gravador, software, caderno de campo etc.
-Cronograma: resultados, discussão e conclusão.
Postagens
- novembro (2)
- outubro (3)
- setembro (2)
- agosto (3)
- julho (1)
- maio (6)
- abril (1)
- março (3)
- fevereiro (2)
- janeiro (1)
- novembro (8)
- outubro (20)
- setembro (3)
- agosto (9)
- julho (1)
- maio (14)
- abril (20)
- março (10)
- fevereiro (8)
- janeiro (1)
- novembro (20)
- outubro (1)
- setembro (17)
- agosto (9)
- julho (1)
- junho (1)
- maio (10)
- abril (13)
- março (13)
- fevereiro (11)
- janeiro (1)
- novembro (14)
- outubro (18)
- setembro (23)
- agosto (24)
- maio (16)
- abril (9)
- março (28)
- fevereiro (26)
Marcadores
- 5º semestre
- 6º semestre
- 7º semestre
- 8º semestre
- 9º semestre
- Abordagens humanistas em Psicologia
- Ações sociais junto à criança
- ao adolescente e à terceira idade
- Comportamento humano nas organizações
- Desdobramentos da teoria Psicanalítica
- Dicas
- Direito da criança do adolescente e estatuto do idoso
- Educação inclusiva
- Ética profissional
- Filosofia comunicação e ética
- Fisiologia
- LIBRAS
- Métodos de pesquisa
- Neurofisiologia
- Pesquisa de campo em Psicologia
- Práticas sociais e subjetividade
- Processos Grupais
- Projeto de pesquisa em Psicologia
- Psicodiagnóstico
- Psicologia Cognitiva
- Psicologia Comportamental
- Psicologia Comunitária
- Psicologia Construtivista
- Psicologia do Cotidiano
- Psicologia e Políticas Públicas
- Psicologia escolar
- Psicologia Fenomenológica
- Psicologia Geral Experimental
- Psicologia integrada
- Psicologia Jurídica
- Psicologia organizacional e do trabalho
- Psicologia social
- Psicologia Sócio-Interacionista
- Psicometria
- Psicopatologia especial
- Psicopatologia geral
- Relações étnico-raciais no Brasil
- Técnicas de entrevista e observação
- Temas em Psicologia Social
- Temáticas de Pesquisa em Psicologia
- Teoria Psicanalítica
Visualizações
Tecnologia do Blogger.
Comentários Recentes
isabella on Psicologia
Ariana on Psicologia
Maria on Psicologia
Bella on Psicologia
0 comentários: