terça-feira, 4 de novembro de 2014
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2014
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Capítulo 8 - Discriminação e generalização
-Controle de estímulos (antecedentes): comportamento operante.
I) Respondente
S 》R.
II) Operante
Sd/Sdelta - R 》S r/p.
-Fazer o certo na hora e no lugar certos, de acordo com as contingências. O que é certo, é relativo ao contexto, ou seja, às contingências, consequências diferenciais em diferentes situações.
-Discriminação e generalização são conceitos complementares, duas faces da mesma moeda.
1) Discriminação: agir de modo diferente em situações diferentes.
2) Generalização: agir de modo parecido em situações parecidas.
-Problemas de reforços arbitrários: fica sob o controle do estímulo discriminativo, depende do contexto, o comportamento não ocorre em todas as situações.
-Desenvolve, aprende conceitos, abstrações.
-Discrimina entre as classes e generaliza intra-classes.
-Importante considerar o comportamento verbal.
1) Treino discriminativo
2) Generalização
a) Por similaridade física (não aprendido).
b) Por função (depende das consequências).
-Começa a formular conceitos.
c) Por equivalência
-Processo prático, aprende pela lógica.
-Testes MTS: treino com reforço e teste em extinção.
I) reflexividade: espelho reflete o próprio estímulo.
II) simetria.
III) transitividade: qualidade do estímulo em um contexto é transmitida para outros estímulos.
-Regra: descrição verbal de uma contingência.
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II – Métodos
-Sujeitos: quem? Quantos? Onde? Por que? Função; faixa etária; gênero; escolaridade; sócio econômico.
-Instrumentos (coleta de dados e análise de dados): indicar/justificar o instrumento (que tipo de entrevista? Por que entrevista? Segundo quem? Por que observação? Análise de dados por análise de conteúdo); descrever os procedimentos. O roteiro da entrevista deve estar pronto.
-Ressalvas éticas: quais os cuidados éticos?
-Aparatos: materiais utilizados na entrevista e na análise (não entra o roteiro de entrevista, este será citado nos instrumentos da coleta de dados) – gravador, software, caderno de campo etc.
-Cronograma: resultados, discussão e conclusão.
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