terça-feira, 4 de novembro de 2014
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Exclusão social
-Exclusão: vários sentidos - segregação (topológica / espaço), marginalização (grupo como categoria à parte) ou discriminação (fechamento do acesso a bens e serviços ou recursos).
-Psicologia: interação social.
-Grupos que estão em situação de exclusão.
-A Psicologia Social busca compreender de que maneira as pessoas ou grupos são objetos de distinção. A razão de aceitarmos essa injustiça.
-Isso acontece há muito tempo (nazismo, fascismo).
-Atribuímos a culpa ao outro a partir da dificuldade de atingir objetivos, o que gera frustração. O indivíduo não consegue atingir objetivos.
-Grupos marginalizados são alvos fáceis.
-Escola de Frankfurt: ideologia com personalidade autoritária.
-Anti semitismo: autoritarismo, conservador, etnocentrismo.
-Preconceitos e estereótipos: aspectos mentais/cognitivos.
-Categorização social: imputar características de um conjunto de objetos para constituí-lo pertencente aquela categoria/grupo.
-Exclusão é uma alteridade, damos qualidades do que é o outro (representação social).
-Não considerar o aspecto histórico/contemporâneo dos grupos sociais alimenta o discurso de poder/ideológico.
Psicologia no SUS
-Psicologia: modelo liberal.
-Saúde pública relacionada aos corpos/doença. Tinha a intenção de deixar os corpos dóceis (pessoa produtiva).
-Psicólogo tinha o papel de identificar o problema. Se preocupava com o individual e disciplinar a sociedade (alma + corpos).
-Séculos XIX e XX: revolução industrial, testes psicológicos.
-1988: constituição cidadã.
-SUS (sistema único de saúde) surgiu na década de 70, pois até então só os registrados em carteira de trabalho (sindicalizados) tinham acesso aos serviços de saúde, os demais eram atendidos nas santas casas.
-SUS tem um modelo de promoção e prevenção.
-Psicólogo começa a atuar no SUS em 1988. Trabalha em equipe, em um conceito de comunidade (com um olhar diferenciado de acordo com a condição de vida) e em rede (outras instituições).
-Conceito de saúde coletiva considera os modos como a pessoa vive.
-A autora pesquisou no Rio Grande do Norte e encontrou profissionais que trabalham no SUS e possuem consultório particular. Questiona o compromisso com a profissão, pois muitos consideram o trabalho no SUS apenas uma fonte de renda (bico). Critica a universidade que forma os psicólogos para trabalhar em clínicas particulares, e não em instituições sociais.
-Existe uma falta de remuneração condizente com essa formação, além da falta de investimento na área da saúde pública (estrutura).
-Psicólogo na área de saúde coletiva trabalha com a práxis (ação), vai a campo. É fundamental considerar a cultura, condição econômica e histórica.
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II – Métodos
-Sujeitos: quem? Quantos? Onde? Por que? Função; faixa etária; gênero; escolaridade; sócio econômico.
-Instrumentos (coleta de dados e análise de dados): indicar/justificar o instrumento (que tipo de entrevista? Por que entrevista? Segundo quem? Por que observação? Análise de dados por análise de conteúdo); descrever os procedimentos. O roteiro da entrevista deve estar pronto.
-Ressalvas éticas: quais os cuidados éticos?
-Aparatos: materiais utilizados na entrevista e na análise (não entra o roteiro de entrevista, este será citado nos instrumentos da coleta de dados) – gravador, software, caderno de campo etc.
-Cronograma: resultados, discussão e conclusão.
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